27 de abril de 2020

Na quarentena, convide Jesus para o seu lar

Diante deste cenário de pandemia em que vivemos, é quase impossível afastar-se das notícias que parecem apontar para uma situação cada dia mais preocupante. Embora seja necessário estar ciente da gravidade da situação e bem informado quanto às medidas de combate ao contágio, a insistência desmedida no assunto causa tristeza e exaustão emocional. Era também com tristeza que os discípulos caminhavam para Emaús. Eles "conversavam sobre todas as coisas que tinham acontecido" (Lc 24, 14), mas quando perguntados sobre tal assunto só puderam responder "com o rosto triste" (Lc 24, 17). Para superar essa tristeza, foi necessário lembrar-se das Escrituras e partilhar o pão.

A crucificação de Jesus foi um acontecimento triste para os cristãos da época que ainda não compreendiam todo o seu significado. Apesar das profecias já terem anunciado o Messias e a Ressurreição, a fé daquelas pessoas não estava estabelecida em seus corações. Ao encontrar os discípulos que caminhavam para Emaús, Jesus os lembrou das profecias e com eles partilhou o pão, a fim de que eles se alegrassem e percebessem que aquele momento de aparente derrota era, na verdade, o anúncio da Boa Nova. Hoje, em momento de isolamento social e tantas incertezas, é necessário fazer o mesmo, lembrar-se das Sagradas Escrituras e da presença de Deus conosco.

Na quarentena, convide Jesus para o seu lar

Foto ilustrativa: Bruno Marques/cancaonova.com

Nesta quarentena, permita-se aproximar de Jesus

São Pedro dirigiu sua primeira carta aos povos que viviam a hostilidade do mundo dizendo-lhes: "Graças à fé e pelo poder de Deus, estais guardados para a salvação que deve revelar-se nos últimos tempo. Isso é motivo de alegria para vós, embora seja necessário que no momento estejais por algum tempo aflitos, por causa de várias provações. Deste modo, o quilate de vossa fé, que tem mais valor que o ouro testado no fogo, alcançará louvor, honra e glória, no dia da revelação de Jesus Cristo" (1Pd 1, 5-7). Não há dúvidas que as tribulações da vida são mais facilmente superadas por aqueles que aceitam a companhia de Jesus Cristo, que O convidam para entrar em suas casas e têm junto deles o Deus Vivo e Verdadeiro, que não abandona nem desampara.


"Fica conosco, pois já é tarde e a noite vem chegando!" (Lc 24, 29): foi o convite que os discípulos de Emaús fizeram a Jesus. Façamos o mesmo, ao abrir o nosso lar para a presença de Jesus Cristo. Todos os dias e em vários horários a TV Canção Nova transmite a Santa Missa e, atualmente, muitas paróquias também estão transmitindo as suas missas via internet. Vamos tirar as bíblias das gavetas, montar um altar ou aprimorar o que já temos. É o momento de vivenciar com maior fervor a presença de Deus junto de nossa família.

Faça-se e cumpra-se a vontade de Deus sobre todas as coisas, que una nossas famílias em oração, para que possamos enfrentar esse momento de provação com o coração alegre, na certeza da presença do Cristo em nossos lares. Que assim seja.

Referências:

BÍBLIA SAGRADA. Tradução da CNBB, 18 ed. Editora Canção Nova.
Horários de Missas transmitidas pela TV Canção Nova: https://tv.cancaonova.com/programa/santa-missa/



Luis Gustavo Conde

Catequista atuante na evangelização de jovens e adultos. Palestrante focado na doutrina cristã. Advogado com atuação na área de Direito de Família e Direito Bancário. Tecnólogo em Gestão Empresarial. Professor de cursos técnicos-profissionalizantes.
Instagram: @luisguconde Contato: luisguconde@gmail.com


Fonte: https://formacao.cancaonova.com/espiritualidade/vida-de-oracao/na-quarentena-convide-jesus-para-o-seu-lar/

0 Comentários

Nenhum comentário: