22 de abril de 2020

Como posso ser íntegro e temente a Deus?

A liturgia nos convida a sempre meditarmos a Palavra de Deus; e o livro de Jó nos mostra um homem que sofreu inúmeras provações, sendo íntegro e temente a Deus.

Está escrito no livro de Jó: "Então, Jó levantou-se, rasgou as vestes, raspou a cabeça, caiu por terra e, prostrado em adoração, falou: 'Nu, saí do ventre de minha mãe; e nu voltarei para lá. O Senhor deu, o Senhor tirou; como foi do agrado do Senhor, assim aconteceu. Seja bendito o nome do Senhor!'. Apesar de tudo isso, Jó não pecou com seus lábios, nem disse coisa alguma insensata contra Deus". (Jó 1,20-22)

O ponto-chave de toda a trama que vai se desenrolando, durante a leitura desse livro, é o sofrimento do justo, ou melhor, o mistério do sofrimento do justo.

Daí surge a seguinte pergunta: "Por que o justo sofre?". Parece uma pergunta simples de se responder, mas não é!

Por que o homem passa por tantas provações?

O fato de os homens bons padecerem, os tementes a Deus serem provados, os virtuosos, humilhados, muitas vezes, é, de fato, um mistério. Enfim, seguir Jesus, deparar-se com a cruz que temos de carregar em Seu seguimento e senti-la, muitas vezes, pesada, dura, fria em nosso ombro, não é uma experiência fácil de se explicar.

Como posso ser íntegro e temente a Deus

Foto: Getty Images/ AntonioGuillem

No entanto, uma grande lição para nossa vida, que podemos tirar do exemplo de Jó, é o de não "perdermos" Deus. Entenda-se esse termo "perder" como "abrir mão", não tomar posse, não priorizar, deixar passar, e assim por diante.

Diante de tanta notícia ruim, Jó poderia ter ficado louco, ter praguejado contra Deus ou coisas do tipo. O que fez Jó? Numa sequência rápida: levantou-se, rasgou as vestes, raspou a cabeça, caiu por terra, adorou a Deus, louvou e não disse nada de insensato contra o Senhor.

A atitude de Jó me faz pensar naquelas manobras que se aprendem em primeiros socorros e que precisam ser executadas com o máximo de atenção e rapidez para que a vítima não morra. Assim fez Jó: para não morrer em sua , ele tratou de cuidar daquilo que lhe era mais caro, mais precioso! E o fez rapidamente.

O que seria tão importante para Jó? Respondo: o seu relacionamento com Deus.

Aí vai uma importante lição: às vezes, a nossa vida parece que, do dia para a noite, "virou do avesso". Nada dá certo! Só notícia desagradável, problemas e mais problemas, conflitos familiares, crises financeiras, traições e por aí vai.

Precisamos compreender, então, que a primeira coisa a ser feita é proteger aquilo que, logo de imediato, vê-se atacado pelas tribulações, que é, exatamente, a nossa fé em Deus.


Sem esmorecer na fé, ser temente a Deus

Não deixe, por nada neste mundo, que a sua fé em Deus seja abalada pelos problemas. Mais ainda: não deixe que as situações "roubem" Deus do seu coração. Jó nos ensina esta preciosa lição: ele não é um "conformado" diante dos problemas; antes de tudo, é alguém extremamente sábio, tão sábio, que tratou logo de preservar aquilo que jamais deveria ser maculado e distorcido, ou seja, o seu amor, a sua fé em Deus.

Jó louvou, para nos ensinar que é possível louvarmos também em meio às tragédias e às terríveis situações que nos cercam! Jó não disse nada de insensato contra Deus, para nos mostrar que reclamar, murmurar e até mesmo amaldiçoar não nos leva a nada! É preciso fazer, assim como Jó, a melhor escolha. Jó perdeu bois, ovelhas, filhos, mas não perdeu Deus.

Vemos nisso não um "Jó alienado", mas um homem que sabia quem era o seu Deus e de que matéria-prima era feita a sua fé. Será que eu sei quem é o meu Deus e qual é a minha fé? E você? (Fica aqui a pergunta).

Há pessoas que, diante de qualquer situação dolorosa, tratam logo de culpar Deus pelo ocorrido e, simplesmente, colocam a sua fé para escanteio. Será que você é uma dessas pessoas? Acredito que não! Penso que você também, a exemplo de Jó, é uma daquelas pessoas sábias e coerentes que não deixam a provação arrancar do seu coração aquela saudade do Deus que é eterno.

Continue lutando, mesmo chorando, e não perca Deus de vista. Caso você tenha se afastado d'Ele, volte! Simplesmente volte! E tenha essa alegria e certeza: Jesus sempre se deixa encontrar por aqueles que buscam por Ele.

Lembre-se: a sua fé é preciosa demais para ser perdida.



Alexandre Oliveira

Membro da Comunidade Canção Nova, desde 1997, Alexandre é natural da cidade de Santos (SP). Casado, ele é pai de dois filhos. O missionário também é pregador, apresentador e produtor de conteúdo no canal 'Formação' do Portal Canção Nova.


Fonte: https://formacao.cancaonova.com/espiritualidade/vida-de-oracao/como-posso-ser-integro-e-temente-deus/

0 Comentários

Nenhum comentário: