16 de abril de 2020

Contribuição das redes sociais em tempo de quarentena

Sabemos que a velocidade com que a informação se propaga, num mundo tecnológico e de redes sociais, é imensa e varre todo o canto do mundo em segundos. O que, antes, levaria horas ou dias para chegar ao conhecimento do outro, hoje, em apenas um toque torna-se sabido a milhões de pessoas.

A velha brincadeira do telefone sem fio pode se tornar perigosa, catastrófica, desumana, irreal e trazer pânico. Como temos lido, muitas vezes, nos últimos dias: morri com a informação ou a desinformação que tive. Sabe aquela história do ouvir dizer, que alguém disse e foi comprovado pela fala de um terceiro? Pois é: é sobre esse perigo que falamos. O poder das fake news ou das notícias falsas é especialmente perigoso e pode destruir pessoas.

Vale a pena, contudo, olharmos para as redes sociais como uma forma rica e até mesmo divertida de entretenimento e informação, desde que consultadas as fontes.

Contribuição das redes sociais em tempo de quarentena

Foto ilustrativa: Bruno Marques/cancaonova.com

Dicas para usar bem as redes sociais, principalmente neste tempo

Usar bem um recurso diz de tirar o melhor que ele pode nos oferecer e usar com sabedoria e discernimento. Essa é a principal lição que podemos tirar deste tempo.

Uma outra rica contribuição das redes sociais é o poder de aproximar as pessoas: aos filhos, que longe estão dos seus pais; dos irmãos que conversam uns com os outros; dos coleguinhas de escola que, sem se verem, sentem a falta um do outro; daqueles que trabalham na área da saúde e têm evitado estar próximos de suas famílias; dos que estão nos hospitais e, por força da internação, comunicam-se com seus familiares. Tudo isso é rico, é fonte de amor e cuidado, é a forma saudável pela qual as redes sociais nos aproximam.

Vale uma dica bastante importante: evite ficar o dia todo nas redes sociais, não tenha este meio como única fonte de informação. Procure mesclar seu tempo em outras tarefas e responsabilidades do seu dia, até porque qualquer tipo de excesso é prejudicial em nossa vida.

Leia mais:
::Estar em casa é também voltar para a nossa Galileia
::Como enfrentar o período de férias em casa?
::O exercício das "pequenas coisas" durante a quarentena
::Testemunho de um padre na China

Busque distrair-se!

Aproveite este tempo para selecionar seu conteúdo preferido: informação, diversão, atualização e passatempo. Tudo isso pode ser vivido, levando em consideração os pontos que destacamos.

Estando em distanciamento social, isolamento ou mesmo para aqueles que necessitam sair às ruas para trabalhar, as três situações causam preocupação e alterações significativas de humor: a incerteza de futuro, a condição financeira alterada, e diversas preocupações que poderíamos destacar aqui estão rondando cada um de nós.

É natural e saudável, inclusive, que busquemos fontes de distração, de alívio de tensões: vídeos de orientação, de música, de um universo gigantesco de informação. É um lembrete bem importante: use com consciência, moderação e com aquele bom filtro para selecionar aquilo que pode agregar valor para sua vida e para seu princípios.



Elaine Ribeiro dos Santos

Elaine Ribeiro, Psicóloga Clínica pela USP – Universidade de São Paulo, atuando nas cidade de São Paulo  e Cachoeira Paulista. Neuropsicóloga e Psicóloga Organizacional, é colaboradora da Comunidade Canção Nova.


0 Comentários

Nenhum comentário: