5 de abril de 2020

O mundo está na quarentena, mas a Igreja está na Quaresma


Estamos às portas da Semana Maior, a chamada Semana Santa; e a Quaresma é o chamado, a grande convocação aos católicos para o tempo litúrgico mais aguardado de nosso calendário.
O célebre Bento XVI, nosso Papa emérito, em seu pontificado nos ensinou: "A Igreja Católica existe no mundo para conter o avanço do inferno sobre a Terra". E como ela faz isso? Mantendo sua essência. Como esposa, ela caminha na mesma direção que seu Esposo, Cristo, que, neste tempo, está a caminho do Calvário.
A liturgia do tempo quaresmal é uma convocação para trilharmos os mesmos passos do Mestre, portanto, esse confinamento, aí dentro de sua casa, que o impede de ir e vir, não é e não pode ser um impedimento dos passos que eu e você precisamos dar enquanto filhos da Igreja, pois o Corpo de Cristo está em movimento. É dentro de casa que nos movemos, sobrenaturalmente, no ritmo da Sagrada Liturgia.
O mundo está na quarentena, mas a Igreja está na Quaresma
Foto ilustrativa: Larissa Ferreira/cancaonova.com
No hall dos padres da Patrística, encontramos falas preciosas que nos alertam sobre a vocação e a importância da Igreja para todos os tempos. São Justino, por exemplo, padre e filósofo, nascido na Judeia do século I, ensinou: "O mundo foi criado em vista da Igreja".

A quarentena não é desculpa para deixar de viver a Quaresma

Isso é extremamente significativo, ressalta que as "tempestades" que ora visitam o mundo encontrarão sua calmaria a partir do mover da Santa Igreja. Estar confinado não é "passaporte" para nos isentarmos do tempo mais fecundo da liturgia que a Igreja propõe, por isso precisamos, com discernimento, viver o tempo da reclusão sem abdicar do tempo quaresmal.

Entenda: estocar comida, álcool em gel, cercar-se de todos os cuidados que são necessários para evitar contágio do vírus não pode ser sua única ocupação; falar/ouvir sobre COVID-19 não pode ser o nome mais comentado entre os seus. Uma casa em que pouco se fala de Jesus, de modo especial na Quaresma, é uma casa que fechou portas e janelas, cercou-se de todos os procedimentos para não proliferar o vírus, mas não abriu as portas do coração e os olhos, que são as janelas da alma, para viver e testemunhar que não está apenas em quarentena, mas que está, acima de tudo, na Quaresma.
Não feche as portas da sua casa para a Quaresma! Há uma recompensa inestimável àqueles que caminham rumo ao Calvário. Os noticiários, em sua maioria, intoxicam; a liturgia purifica. Eu não sei quando o vírus vai morrer, mas sei que, no terceiro dia, Jesus Cristo vai ressuscitar, e estará passando, em revista, nas casas dos filhos da Igreja para saber quem irá ressuscitar com Ele.
Vamos?


Evandro Nunes


Membro da Renovação Carismática Católica na Diocese de Santo Amaro (SP), Evandro Nunes tem se dedicado à vida missionária desde 2010, exercendo o Ministério da Pregação em todo o Brasil e no exterior. Casado, Nunes também é autor dos livros 'Do Céu para você' e 'Se Tu queres Senhor, eu quero', ambos lançados pela Editora Canção Nova.

Fonte: https://formacao.cancaonova.com/liturgia/tempo-liturgico/quaresma/o-mundo-esta-na-quarentena-mas-igreja-esta-na-quaresma/
0 Comentários

Nenhum comentário: