23 de janeiro de 2014

"Presente de Deus", diz Papa Francisco sobre a internet

Por Nilton Kleina
Fonte: www.tecmundo.com.br/49488--Presente-de-Deus-diz-Papa-Francisco-sobre-a-internet.htm 


Discurso a favor da comunicação fala sobre abismos sociais e uso de redes para aproximar pessoas 

 (Fonte da imagem: Reprodução/Agência Brasil)

O Papa Francisco liberou um discurso em homenagem ao "Dia Mundial da Comunicação Social" da Igreja Católica, celebrado anualmente pelo Vaticano. E, ao contrário do que muita gente esperava, ele elogiou bastante os meios de comunicação atuais – inclusive a internet.

"Hoje, vivemos em um mundo que cresce cada vez `menor` e onde, como resultado, é bem mais fácil para todos nós sermos vizinhos", afirma o pontífice, que fala que isso nem sempre é bom: na atualidade, ampliamos o abismo entre ricos e pobres, mas isso pode mudar com as novas tecnologias.

É aí que ele cita a rede. "A internet, em particular, oferece possibilidades imensas de encontro e solidariedade. Isso é algo realmente bom, é um presente de Deus", elogia.

Mas ele está ciente de que ela está longe de ser perfeita e, ao mesmo tempo em que ajuda, pode ter o efeito contrário e apenas isolar. "A velocidade em que a informação é comunicada excede nossa capacidade de reflexão e julgamento, e isso não traz equilíbrio e formas próprias de autoexpressão", diz o papa, citando que "as pessoas escondem-se entre fontes de informação que só confirmam os próprios desejos e ideais, ou interesses econômicos e políticos".

Papa pop e antenado

Confira mais alguns trechos do discurso de Francisco mostrando que entende de internet e que quer utilizá-la para ajudar os fiéis:

  • "Quando a comunicação tem como fim predominante induzir ao consumo ou manipulação, é uma agressão violenta como a que sofreu o homem espancado por assaltantes e abandonado na estrada";
  • "Inclusive no contexto da comunicação, precisamos de uma Igreja que consiga levar calor, inflamar o coração".
  • "Não basta circular pelas `estradas` digitais, ou seja, só estar conectado: é necessário que a conexão seja acompanhada pelo encontro verdadeiro";
  • "A comunicação é uma conquista mais humana que tecnológica. Portanto, existe algo no ambiente digital que nos ajuda a crescer em humanidade e na compreensão recíproca?";
  • "Boa comunicação ajuda na aproximação, a conhecer-nos uns aos outros melhor e, por último, a crescer em unidade".

A fala completa pode ser acessada por este link.

Postar um comentário