22 de junho de 2016

Vitamina D: como obter os benefícios dessa substância

Atenção: entenda como o organismo produz a vitamina D

Essa vitamina é um nutriente e também um hormônio, que pode ser conhecido como Calciferol. O que muitos de nós não sabemos é que podemos obter esse nutriente de duas formas: a principal fonte se dá na formação endógena nos tecidos cutâneos – dentro da pele, após a exposição à radiação solar. A outra fonte alternativa, mas que não é tão eficaz como a primeira, é a dieta, a ingestão de alimentos ou suplementação, que supre apenas 20% das necessidades corporais.

Vitamina D: Como obter os benefícios dessa substância
Foto: AJ_Watt / iStock. by Getty Images

Estamos acostumados a associar como função da vitamina D apenas a sua participação ativa no metabolismo ósseo, fixando o Cálcio nos ossos e dentes. Há décadas, profissionais de saúde pensavam que essa vitamina somente seria boa para manutenção de dentes e ossos saudáveis. No entanto, recentes avanços na ciência têm nos apresentado outras faces importantes dessa vitamina, ao revelar seu papel multifuncional para o bom funcionamento do corpo humano e sua capacidade de reduzir o risco de doenças que antes não associávamos à sua ação.


Vejamos algumas de suas ações:

1. Auxilia a produção e liberação de insulina pelo pâncreas, responsável por controlar o açúcar no sangue;
2. Participa do processo de produção das células de defesa do nosso organismo, melhorando a imunidade;
3. Controla as contrações do músculo cardíaco, além de prevenir a fraqueza muscular do corpo;
4. Inibe, nos rins, a produção de uma enzima chamada renina, que está envolvida na produção de hormônios que aumentam a pressão arterial;
5. Acredita-se que pode prevenir doenças como Alzheimer e câncer de mama, visto que os pacientes portadores, na maioria dos casos, possuem baixas taxas dessa vitamina.

O especialista em vitamina D, Dr. Michael F. Holick, traz-nos um importante ponto de atenção: "A Vitamina D é produzida pela pele em resposta à exposição e radiação ultravioleta da luz solar natural. Os saudáveis raios de luz solar natural que geram a vitamina D em nossa pele não atravessam o vidro, por isso, nosso organismo não a produz quando estamos no carro, escritório ou dentro casa. É quase impossível conseguir quantidades adequadas de vitamina D a partir da dieta, por isso a exposição à luz solar é a única maneira confiável para seu corpo dispor de vitamina D".

Mesmo sabendo que nossa principal fonte da Vitamina D é a que obtemos via exposição solar, precisamos estar atentos ao consumo de alimentos que são fontes desse nutriente, para nos auxiliar a manter os níveis saudáveis dessa vitamina no organismo:

Fontes principais e quantidade de Vitamina D

Leite fortificado – 1 copo 100 UI
Gema de ovo – 1 unidade 26 UI
Carne de algumas espécies de peixes (cavala, arenque e salmão, sardinha e atum) – 100g 88 UI
Fígado de boi – 100g 24 UI
OBS: A necessidade diária de vitamina para adultos é de 600 a 800 UI por dia.

Vamos nos exercitar a nos expor ao sol pelo menos 15 minutos por dia; além de procurar consumir as fontes alimentares de vitamina D para garantir todos os seus benefícios. É preciso buscar seu nutricionista e médico para fazer a avaliação dos níveis da vitamina no sangue, e avaliar a necessidade de se fazer a suplementação. Fica a dica!



Cristiane Zandim

Cristiane Pereira Zandim nasceu em Brasília / DF. É missionária na comunidade Canção Nova desde 2011. Cursou Nutrição na Universidade Universidade Federal Dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM).


Fonte: http://formacao.cancaonova.com/atualidade/saude-atualidade/vitamina-d-como-obter-os-beneficios-dessa-substancia/

0 Comentários

Nenhum comentário: