1 de dezembro de 2014

O que você precisa saber sobre a diabetes

Percebemos, cada vez mais, como é importante darmos atenção à nossa saúde, conhecendo algumas doenças que, com frequência, têm "batido à nossa porta"

De acordo com dados de 2013, o diabetes já afeta aproximadamente 371 milhões de pessoas no mundo; aqui no Brasil, nós somos o quarto país do mundo em número de casos; são quase 13,4 milhões de brasileiros.

O que você precisa saber sobre diabetes

Mas o que é a diabetes?

Também conhecida como Diabetes Mellitus (DM), é uma doença caracterizada pela elevação da glicose no sangue.

Vamos entender: os alimentos sofrem digestão e se transformam em açúcar, chamada glicose, que é absorvida para o sangue. A glicose no sangue é usada pelo nosso organismo como energia. Porém, a sua utilização depende da presença de insulina.

A diabetes pode ocorrer devido a defeitos na secreção ou na ação desse hormônio, que é produzido em células do pâncreas. Quando a glicose não é bem utilizada pelo organismo, ela se eleva no sangue, o que chamamos de 'hiperglicemia'. Diabetes é, portanto, a elevação da glicose no sangue.

Entendendo um pouco o que é a insulina: A função principal da insulina é promover a entrada de glicose para as células do organismo de forma que ela possa ser aproveitada para as diversas atividades celulares. A falta da insulina ou um defeito na sua ação resulta em acúmulo de glicose no sangue, o que chamamos de hiperglicemia.

Essa doença pode se manifestar em nós de algumas formas, mas, na maioria dos casos, aparece sob essas duas formas: Diabetes Tipo 1 e Diabetes Tipo 2.

Diabetes Tipo 1 (DM 1) Neste tipo da doença, as células pancreáticas são destruídas (por um problema imunológico, por exemplo) e deixam de produzir a insulina. Dizemos que esse organismo agora se torna insulino-dependente, já que não consegue produzi-la.

Diabetes Tipo 2 (DM 2) Já neste caso, que estão incluídos quase 90% dos casos, o organismo produz a insulina, mas a sua ação está comprometida. Dizemos, portanto, que esse organismo está resistente à insulina, já que ele a produz, mas não faz uso dela.

Existem outro tipos ainda de diabetes causadas por defeitos genéticos ou problemas no pâncreas, ou até mesmo podendo se desenvolver durante a gestação (Diabetes Gestacional).

Para saber se estamos com esta doença, precisamos fazer a dosagem da glicose no sangue por meio de exames bioquímicos e, a partir daí, se for detectado, começar o tratamento indicado para cada caso. Esse tratamento envolve o uso de medicamentos, prática de atividades físicas e mudanças nos hábitos alimentares, que são de extrema importância para o controle da glicemia.

O objetivo principal do tratamento é controlar os níveis de açúcar no sangue, evitando hipoglicemias (baixa taxa de açúcar no sangue) e hiperglicemias (altas taxas de açúcar no sangue).

Vamos conhecer algumas dicas importantes para quem precisa cuidar da diabetes:

Diabetes

Ficam, então, as dicas, mas não se esqueçam de ter acompanhamento nutricional e médicos regulares para garantir a eficácia do tratamento.

Que Deus nos abençoe e nos dê a graça de, a cada dia, nos deixarmos ser cuidados também por Ele!

"Ora nós somos o templo do Deus vivo, como disse o próprio o Senhor: No meio deles habitarei e andarei: serei o seu Deus e eles serão o meu povo." (2 Cor 6, 16)

Cristiane Zandim

Cristiane Pereira Zandim nasceu em Brasília / DF. É missionária na comunidade Canção Nova desde 2011. Cursou Nutrição na Universidade Universidade Federal Dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM).


Fonte: http://formacao.cancaonova.com/atualidade/saude-atualidade/o-que-voce-precisa-saber-sobre-a-diabetes/

Postar um comentário