Não rezamos para Maria, rezamos com Maria
 Mais tarde, o Papa João Paulo II, numa sábia inspiração do Espírito Santo, por meio do documento pontifício O Rosário da Virgem Maria criou os mistérios luminosos, que meditam o cerne da mensagem de Cristo, seus ensinamentos, seu exemplo. 
Assim, o terço é uma oração bíblica como os Salmos. Entretanto, é mais explícito, ao alcance de qualquer camada cultural. O Pai-nosso é a oração que Jesus nos ensinou. A Ave-Maria foi ensinada por Deus Pai por meio do anjo Gabriel e do Espírito Santo, através da boca de Isabel. Portanto, o Pai, o Filho e o Espírito Santo estão na origem das principais orações do terço. A Santíssima Trindade é o princípio de tudo. Quando rezamos a Ave-Maria, realizamos a antiga profecia do Magnificat: "todas as gerações me chamarão de bendita". Bendita sois vós entre as mulheres.
O mais importante não é prestar  atenção na repetição das palavras. Na verdade, elas são apenas uma  cantilena suave a nos embalar no que realmente importa: contemplar e meditar os momentos mais importantes da vida de Jesus Cristo. Não rezamos para Maria, rezamos com Maria.
 O terço nos coloca em comunhão com a Igreja em oração. Rezá-lo é fazer um exercício de solidariedade espiritual.
  
  Se estivermos deprimidos ou mesmo com insônia, é bom experimentarmos  rezar o terço. É um ótimo calmante e não é tóxico. Basta segurar as  contas como quem segura na mão de Maria, de quem nos vem a certeza de  que não estamos sozinhos. Jesus está perto de nós!
 Crianças, jovens e idosos, sábios e simples, todos podem encontrar sentido na oração. O terço é uma forma de aprender a rezar. Seria bom se procurássemos, a cada dia, descobrir a sua atualidade e fazer dele uma de nossas orações prediletas.
  
  Podemos, por meio do terço, rezar por nossos amigos, parentes e também  por aqueles que não são tão amigos, mas necessitam de oração. Podemos  também anexar às nossas preces um gesto de promoção humana.
 Nos  dias agitados de hoje, neste mundo em que a tecnologia cada vez mais se  desenvolve, mas que o amor, a fraternidade, a tolerância cada vez mais  são deixados de lado, o terço é uma fonte de paz. Vamos rezá-lo para  contemplar os mistérios da nossa fé!
Dom Eurico dos Santos Veloso
Arcebispo Emérito de Juiz de Fora (MG)
