
Créditos: nortonrsx by GettyImages / cancaonova.com
O matrimônio e a participação na vida de Deus
Ora, um grande fruto dessa participação na vida de Deus é a reprodução ou expressão de seu mistério no mundo. Em outras palavras, isso significa que, quando estamos imersos no mistério de Deus, nos tornamos sinal e expressão desse mistério no mundo. Por isso o Papa Francisco exclamou: "Oxalá consigas identificar a palavra, a mensagem de Jesus que Deus quer dizer ao mundo com a tua vida" (Gaudete et exsultate, n.24).
Sendo assim, pensemos qual é a Palavra e o mistério da vida de Jesus que aqueles que vivem a vocação ao matrimônio são chamados a reproduzir. São João Paulo II, na exortação apostólica Familiaris Consorti, nos ajuda a intuir esse mistério quando diz: "Os esposos são, portanto, para a Igreja o chamamento permanente daquilo que aconteceu sobre a Cruz […]. Deste acontecimento de salvação, o matrimônio, como cada sacramento, é memorial, atualização e profecia" (n. 13).
Dessa forma, o matrimônio, marcado pela definitiva e constante entrega dos esposos, é sinal daquela entrega que Jesus faz de Si pela e para a Igreja. Por isso o Apóstolo Paulo dá uma medida específica do amor matrimonial quando ordena: "Maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela" (Ef 5,25).
O matrimônio traduzido em atitudes concretas
Portanto, enquanto sinal da entrega de Jesus, o matrimônio pressupõe uma forma peculiar de participação em sua Páscoa. Isso deve se traduzir em atitudes concretas que, por si só, serão sinal eloquente da entrega de amor que Jesus ofertou à humanidade.
Por fim, vale lembrar de algumas dessas atitudes com as palavras do teólogo Walter Kasper: "Quando se contempla o amor matrimonial sob o signo pascal da cruz, aí então se começa a viver da doação, do perdão, a partir de inícios constantemente renovados… E assim como Cristo ama sua Igreja, embora como Igreja de pecadores, e como tal a purifica e santifica, da mesma maneira os cônjuges deverão aceitar-se mutuamente em todos os conflitos, deficiências e culpabilidades que aparecem no dia a dia."
Wilker Henrique Costa Fiuza
Membro da Comunidade Canção Nova desde 2008. Mestre em Teologia Sistemática (2023). Formado em Filosofia (2011). Professor na Faculdade Canção Nova (www.fcn.edu.br). Casado e pai de dois filhos.
Referências:
KASPER, Walter. Teologia do matrimônio Cristão. São Paulo SP: edições paulinas, 1993.