27 de outubro de 2021

Estar solteiro é sinal de uma vocação mal sucedida?


"Fundamental é mesmo o amor, é impossível ser feliz sozinho." Esse trecho da música de Tom Jobim apresenta uma verdade: o amor é um sentimento essencial para a vida de cada pessoa e está atrelado à felicidade. Quem ama e é amado tem o coração satisfeito e passa pela vida de maneira plena, pois se ocupa em cuidar e ser cuidado por alguém, e sente prazer em doar e receber afeto.

A solidão é a consequência da falta, ou seja, falta amor próprio, falta amor pelos outros, falta amor pela vida e por suas próprias conquistas, sua casa, seus amigos. Estar sozinho pode ser uma opção ou a consequência de uma vida vazia. E quando falo sozinho, não me restrinjo só à falta de um parceiro para a vida, como a ausência de se formar par com alguém. Não! Eu acredito que, para encontrar alguém para caminhar na vida, a sua vida não deve ser solitária. Só encontra um parceiro quem antes teve um encontro com si mesmo e tem amor próprio, amor pelos outros, amor pela sua família, amigos para amar, amor a Deus, enfim, amor pela vida.

Muitos relacionamentos começam mal e terminam de maneira horrorosa, porque um dos dois ou ambos não tinha plena convicção sobre o valor que deve ter a vida antes dessa pessoa nova aparecer. É até engraçado a pessoa querer um namorado, mas não dar valor nenhum ao pai, à mãe ou ao responsável que cuidou ou cuida dela ainda. Até parece que alguém vai querer namorar quem não valoriza seus amigos, sua casa, seu trabalho ou seus estudos.

Estar-solteiro-é-sinal-de-uma-vocação-mal-sucedida

Foto Ilustrativa: AndreyPopov by Getty Images/cancaonova.com

Para encontrar o parceiro é preciso amar-se primeiro

Aliás, para ficar uma noite só, para passar o tempo até encontrar algo melhor, tem muita gente por aí procurando, mesmo quem não tem amor próprio, para apenas curtir e depois jogar fora.

Se você busca formar uma família com alguém, precisa primeiro valorizar a família que tem. Aproveitar os momentos com seus amigos, ser uma pessoa bacana, informada, fazer boas leituras para aprimorar sua inteligência, estar aberto a conhecer novos lugares, enfim, ter amor e valorizar a sua vida de solteiro.

Gente chata adora comentar que a vida vai ser melhor quando encontrar alguém. Cai na real! Ninguém quer namorar quem não se valoriza nem valoriza os que estão ao seu redor. Então, antes de se considerar o patinho feio da turma, com o discurso "ninguém me ama, ninguém me quer, quem eu quero não me quer", melhore-se!


Ampliando o sentido da canção que citei no início do texto – "é impossível ser feliz sozinho" –, não significa a impossibilidade de ser feliz sem se casar ou namorar, mas a impossibilidade de ser feliz isolado, sem família, sem amigos, importando-se só com o próprio umbigo. Conheço muita gente que está pleno e feliz, sem namorado ou marido (esposa), que não casou por opção e tem a vocação como leigo solteiro plenamente feliz, vivendo plenamente o amor nas outras dimensões, para além do afeto de casal.

 Nem todos têm vocação para o matrimônio

Deus é infinitamente sábio e sabe exatamente qual o melhor plano para Suas criaturas. Como já citei em um texto anteriormente, nem todas as pessoas têm a vocação para o matrimônio. Se você tem dúvidas sobre a sua vocação, não seja "Maria vai com as outras", que fica sofrendo, porque é o único solteiro da turma.

Eu o aconselho a buscar formação sobre a vocação de leiga solteira. Existe muito material bacana na internet e, talvez, na sua paróquia. Busque, na sua oração pessoal sincera, na direção espiritual, as respostas para as suas dúvidas, e saia de perto de quem só cobra de você um namorado ou marido para chamar de seu!



Mariella Silva de Oliveira Costa

Além de professora, pesquisadora e jornalista, é Doutora com pós-doutorado em Saúde Coletiva (UnB), Mestra em Tocoginecologia (Unicamp), especialista em Jornalismo Científico (Unicamp) e graduada em Comunicação Social (UFV). Servidora pública federal e idealizadora de muitasmarias.com
Instagram : @marielladeoliveiracostawww.youtube.com/mariellaoficial


Fonte: https://formacao.cancaonova.com/vocacao/matrimonio/estar-solteiro-e-sinal-de-uma-vocacao-mal-sucedida/


0 Comentários

Nenhum comentário: