22 de outubro de 2021

A Eucaristia é o pão da vida que sustenta a fé da igreja


No Evangelho (Jo 6,24-35), depois do milagre da multiplicação dos pães e dos peixes, Jesus apresenta-Se como o "Pão da Vida". Entusiasmado com o milagre, o povo procura por Ele. Vê-se que o povo não entendeu o sentido daquele gesto. Quando viram que não conseguiam encontrar Cristo nem os Seus discípulos, subiram às barcas e foram a Cafarnaum.

Quando o encontraram novamente, Jesus lhes disse: "Em verdade, em verdade, Eu vos digo: 'estais Me procurando não porque vistes sinais, mas porque comestes pão e ficastes satisfeitos'" (Jo 6,26). Comenta Santo Agostinho: "Buscais-me por motivos da carne, não do espírito. Quantos há que procuram Jesus, guiados unicamente pelos seus interesses materiais! Só se pode procurar Jesus por Jesus".

A Eucaristia é o alimento da vida eterna

Com uma valentia admirável, com um amor sem limites, Jesus expõe o dom inefável da Sagrada Eucaristia, dada a nós como alimento. Pouco importa se, ao terminar a revelação, muitos dos que O seguiram com fervor acabem O abandonando. O Senhor não recua: "'Trabalhai não pelo alimento que perece, mas pelo alimento que permanece até a vida eterna, e que o Filho do Homem vos dará'. Mas eles perguntaram: 'Que devemos fazer para realizar as obras de Deus?' Jesus respondeu-lhes: 'A obra de Deus é que acrediteis naquele que Ele enviou'" (Jo 6,27-29).

Apesar de muitos presentes terem visto o prodígio do dia anterior, disseram-Lhe: "Que milagre fazes Tu, para que possamos ver e crer em Ti? Nossos pais comeram o Maná no deserto como está na Escritura: 'Deu-Lhes a comer o Pão do Céu'" (Jo 6,30-31).

A-Eucaristia-é-o-pão-da-vida-que-sustenta-a-fé-da-igreja

Foto Ilustrativa: Wesley Almeida/cancaonova.com

O cristão e a igreja vivem do verdadeiro alimento que é Jesus 

Jesus Cristo é o verdadeiro alimento que nos transforma e nos dá forças para realizarmos a nossa vocação cristã. Exorta vivamente o beato João Paulo II: "Só mediante a Eucaristia é possível viver as virtudes heroicas do Cristianismo: a caridade até o perdão dos inimigos, até o amor pelos que nos fazem sofrer, até a doação da própria vida pelo próximo; a castidade em qualquer idade e situação de vida; a paciência, especialmente na dor e quando estranhamos o silêncio de Deus nos dramas da história ou da nossa existência. Por isso, sede sempre almas eucarísticas para poderdes ser cristãos autênticos".

A igreja vive da Eucaristia. O concílio Vaticano II afirmou que o sacrifício eucarístico é "fonte e centro de toda a vida cristã" (LG, 11). Com efeito, "na Santíssima Eucaristia está contido todo o tesouro espiritual da Igreja, isto é, o próprio Cristo, a nossa Páscoa e o Pão vivo que dá aos homens a vida mediante a sua carne vivificada e vivificadora pelo Espírito Santo" (PO, 5).

A Igreja vive de Jesus Eucarístico, por Ele é nutrida, por Ele é iluminada. A Eucaristia é mistério de fé e, ao mesmo tempo, mistério de luz. Sempre que a Igreja a celebra, os fiéis podem, de certo modo, reviver a experiência dos dois discípulos de Emaús: "Abriram-se-lhes os olhos e reconheceram-no" (Lc 24,31).


Referindo-se à Eucaristia, ensinava São Josemaría Escrivá: "O maior louco que já houve e haverá é Ele (Jesus). É possível maior loucura do que entregar-se como Ele se entrega e àqueles a quem se entrega? Porque, na verdade, já teria sido loucura ficar como um Menino indefeso; mas, nesse caso, até mesmo muitos malvados se enterneceriam, sem atrever-se a maltratá-Lo. Achou que era pouco: Quis aniquilar-se mais e dar-se mais. E fez-se comida, fez-se Pão. Divino Louco! Como é que te tratam os homens?… E eu mesmo?" (Forja, 824).

Da Eucaristia brotam todas as graças e todos os frutos de vida eterna – para cada alma e para a humanidade –, porque, neste sacramento, "está contido todo o bem espiritual da Igreja" (PO, 5).

Quando nos aproximamos da mesa da Comunhão, podemos dizer: "Senhor, espero em Ti; adoro-Te, amo-Te, aumenta-me a fé. Sê o apoio da minha debilidade, Tu, que ficaste na Eucaristia, inerme, para remediar a fraqueza das criaturas" (Forja, 832).  Façamos nosso (no bom sentido) o pedido do povo citado no Evangelho: "Senhor, dá-nos sempre desse pão" (Jo 6,34).

Rezemos pelos padres! Rezemos ao Senhor para que continue enviando sacerdotes para a Igreja. Que Ele continue abençoando e plenificando a vida de todos os sacerdotes.

Monsenhor José Maria Pereira


0 Comentários

Nenhum comentário: