8 de outubro de 2018

Como controlar a internet para as crianças como uma forma de diversão?

As crianças precisam assistir a conteúdos educativos na internet e TV

Pequenas ou grandes, as crianças estão ali. Vídeos infantis, coloridos, músicas de todos os tipos, animadas por desenhos ou fotos e pronto, ali já ficam vidradas. Os olhinhos brilham, o dedinho já rola pra lá e pra cá. Nesse momento, o silêncio alivia pais e responsáveis.

É uma distração. É até um alívio mesmo às vezes. Mas até aí o cuidado precisa ser constante e monitorado.

Como controlar a internet para as crianças como uma forma de diversão

Foto Ilustrativa: Wesley Almeida/cancaonova.com

Testemunho

Em nosso trabalho, no setor infanto-juvenil na Canção Nova, temos contato com muitas mães e suas experiências. Veja este testemunho que ainda é do tempo da TV ou DVD, mas sua atitude serve para os tempos de hoje:

" Nossos filhos pequenos, ficavam na parte da manhã em casa com uma babá e a tarde iam para a escolinha. Deixávamos um roteiro da manhã e de como deveriam ser as atividades. A sequência era, tomar café, fazer a tarefa da escola (caso não tivesse feito), sair para brincar no pátio do prédio onde morávamos e, depois, poderiam ficar por uma hora vendo TV ou DVD. Os programas e vídeos eram escolhidos por nós. Quando a TV não atendia nossas necessidades, já deixávamos os DVDs próprios com conteúdos educativos e religiosos, porém infantis e alegres, para que eles tivessem este momento. O mesmo acontecia quando nós, eu e meu esposo, estávamos em casa com eles. Eram brincadeiras, leitura de histórias, muitas vezes bíblicas, tarefas e um tempo de TV ou vídeo, já selecionados por nós. Penso que isso fez uma grande diferença na vida deles. Ainda há pouco tempo, ouvi minha filha, já adolescente, testemunhar entre amigos que, desde pequena, cresceu envolvida com produtos de evangelização. Por outro lado, já ouvi reclamações do meu filho, também adolescente, em tom de brincadeira, dizendo: "Não entendo por que vocês não deixavam a gente ver esse desenho ou aquele, e esperou nós crescermos para ver alguns deles?". Respondi: "Porque, quando você cresceu mais, eu pude lhe explicar o que ensinava aquele desenho e qual era o objetivo dele. Então, você já não assistia de maneira passiva, assumindo tudo para si, mas sim com um olhar mais esperto, para não cair nas armadilhas embutidas ali". Bom, não costumamos impedi-los de ver tudo, mas, o que conseguimos retardar para explicar ajudou muito. Em alguns casos, a explicação do que era, já fazia com que eles mesmos não quisessem ver."

O que fazer na era virtual?

Hoje, ainda temos a TV e os DVDs, mas também temos os vídeos na internet com acesso rápido e fácil para todas as idades. O que fazer, então? Penso que a mesma tática que essa mãe usou pode ser usada também agora. Selecione os vídeos que podem fazer bem para seus filhos pequenos, dê a eles acesso a esses vídeos, alimente a parte educacional sadia e a parte religiosa, semeando ali o que realmente pode produzir frutos bons. Mas, mesmo assim, organize tempo para brincadeiras, para ler histórias para eles, para tarefas e trabalhos escolares, hora com a babá e hora com você pai e mãe, pois isso fará a diferença.

Dicas

Crianças na internet é um dos desafios de hoje, mas quando é que não teremos desafios, não é mesmo?

Deixamos aqui para você, sugestões que podem lhe ajudar na hora de selecionar os conteúdos de vídeo. Nosso mais novo vídeo – 'Cai, cai sementinha' – fala que o coração das crianças é uma terra boa e bem fofinha, é preciso plantar ali a sementinha da Palavra de Deus. Lembrando que os bem pequenos estão na idade da repetição, então, vão querer ver e ouvir os mesmos vídeos inúmeras vezes; sendo assim, é melhor que sejam vídeos saudáveis, não é mesmo?


Deus nos abençoe!

Roseni Valdez Oliveira
Missionária da Comunidade Canção Nova


Fonte: https://formacao.cancaonova.com/familia/educacao-de-filhos/como-controlar-a-internet-para-as-criancas-como-uma-forma-de-diversao/

0 Comentários

Nenhum comentário: