O Sacramento da Ordem é um dos sete sacramentos da Igreja Católica e, juntamente com o Matrimônio, é classificado como um "Sacramento ao Serviço da Comunhão e da Missão". Ele confere o sacerdócio ministerial, capacitando o homem batizado a agir na pessoa de Cristo Cabeça, como pastor do rebanho, mestre da verdade e sumo-sacerdote do sacrifício redentor [1].
Este artigo explora o significado profundo do Sacramento da Ordem, seus três graus (Episcopado, Presbiterado e Diaconado) e a essência de seu chamado: o serviço incondicional ao Povo de Deus, para a edificação da Igreja e a salvação das almas.
1. O Sacerdócio Único de Cristo e o Sacerdócio Ministerial
Todo o Povo de Deus participa do sacerdócio de Cristo, o chamado sacerdócio comum dos fiéis, recebido no Batismo e na Confirmação. Contudo, o Sacramento da Ordem confere o sacerdócio ministerial ou hierárquico, que é essencialmente diferente, embora ordenado ao sacerdócio comum [2].
•Na Pessoa de Cristo Cabeça: O ministro ordenado age in persona Christi Capitis (na pessoa de Cristo Cabeça). Isso significa que, no serviço eclesial, é o próprio Cristo que está presente à Sua Igreja, como Cabeça do Seu Corpo e Pastor do Seu rebanho.
•Ao Serviço do Sacerdócio Comum: O sacerdócio ministerial não anula o sacerdócio comum, mas está a seu serviço, ordenando-se ao desenvolvimento da graça batismal de todos os cristãos. É um dos meios pelos quais Cristo não cessa de construir e guiar a Sua Igreja.
2. Os Três Graus do Sacramento da Ordem
O Sacramento da Ordem é conferido pela imposição das mãos do Bispo e pela oração consecratória, e é composto por três graus distintos [3]:
a) Episcopado (Bispos)
O Bispo recebe a plenitude do Sacramento da Ordem. Ele é o sucessor dos Apóstolos e, como membro do Colégio Episcopal, participa da solicitude por todas as Igrejas. O Bispo é o princípio visível e o fundamento da unidade em sua Igreja particular (Diocese), sendo o mestre da doutrina, o sacerdote do culto sagrado e o ministro da governação.
b) Presbiterado (Padres)
Os Presbíteros (Padres) são cooperadores dos Bispos. Eles não possuem a plenitude do sacerdócio, mas estão unidos aos Bispos na dignidade sacerdotal. São consagrados para pregar o Evangelho, pastorear os fiéis e celebrar o culto divino, sendo o seu ministério exercido principalmente na celebração da Eucaristia e dos demais sacramentos.
c) Diaconado (Diáconos)
O Diácono é ordenado para o serviço (diakonia). Ele não recebe o sacerdócio ministerial, mas é configurado a Cristo Servo. Sua função é auxiliar o Bispo e os Presbíteros no serviço da Palavra, da Liturgia e da Caridade. O Diaconado pode ser transitório (para quem se prepara para o sacerdócio) ou permanente (para homens casados ou celibatários).
3. O Serviço ao Povo de Deus
A essência do Sacramento da Ordem é o serviço. Os ministros ordenados exercem seu serviço junto ao Povo de Deus pelo ensino (munus docendi), pelo culto divino (munus sanctificandi) e pela governação (munus regendi).
•Pelo Ensino: Proclamam a Palavra de Deus com autoridade, ensinando a verdade da fé.
•Pelo Culto Divino: Santificam o Povo de Deus através da celebração dos sacramentos, especialmente a Eucaristia.
•Pela Governação: Conduzem e pastoreiam a comunidade em nome de Cristo.
Conclusão
O Sacramento da Ordem é um dom inestimável para a Igreja. Ele garante que a missão confiada por Cristo aos Apóstolos continue a ser exercida até o fim dos tempos. O sacerdote, o bispo e o diácono são chamados a ser, em nome de Cristo, servidores do Povo de Deus, instrumentos da graça e da Palavra, para que todos os fiéis possam crescer na santidade e alcançar a salvação.
Referências
[1] Catecismo da Igreja Católica, n. 1535. Disponível em: https://www.vatican.va/archive/cathechism_po/index_new/p2s2cap3_1533-1666_po.html [2] Catecismo da Igreja Católica, n. 1547. Disponível em: https://www.vatican.va/archive/cathechism_po/index_new/p2s2cap3_1533-1666_po.html [3] Catecismo da Igreja Católica, n. 1554-1571. Disponível em: https://www.vatican.va/archive/cathechism_po/index_new/p2s2cap3_1533-1666_po.html [4] Arautos do Evangelho. Sacramento da Ordem. Disponível em: https://www.arautos.org/catecismo/sacramento-da-ordem-144024 [5] Catecismo.net. Artigo 6 - O Sacramento da Ordem. Disponível em: https://catecismo.net/indice-geral/parte=2/secao=2/capitulo=3/artigo=6/paragrafo=0/topico=0/titulo=0/numero=0