26 de janeiro de 2023

Como ter expectativa e esperança de um amanhã melhor?


Os tempos atuais parecem ofuscar as nossas vistas e apavorar o coração. Por todo lado, inúmeras mortes, fome, guerras, corrupções, descasos de governantes etc. Em meio a esse cenário, há como manter a esperança? A resposta é sem titubear: sim!

Primeiramente, podemos fazer uma breve análise histórica ("breve" porque não se trata aqui de um artigo acadêmico), ou melhor, de como a história é cíclica. Apenas trago alguns exemplos:

Se fôssemos analisar jornais da virada do século XIX para o XX (como fiz muito durante a faculdade nas disciplinas sobre história do Jornalismo), eles eram muito sensacionalistas e falavam sobre como as pessoas estariam com medo e receosas em relação aos acontecimentos da época: mudanças no modo de produção e de trabalho depois da Revolução Industrial; substituição de pessoas por máquinas em alguns setores econômicos; urbanização das cidades; mudanças de paradigmas sociais entre outras transformações. 

Créditos: Warchi by GettyImages / cancaonova.com

Fé e esperança num mundo melhor

Há cerca de 100 anos, os Santos Pastorinhos, São Francisco e Santa Jacinta Marto, morreram de gripe pneumônica ou gripe espanhola. A doença provocou a morte de 50 a 100 milhões de pessoas nos anos de 1918 e 1919, um número maior do que as mortes por Peste Negra, ocorrida ao longo de vários séculos, ou em consequência da I Guerra Mundial, ou seja, sempre será possível constatar os males de cada época. Não minimizamos, de forma alguma, que os tempos atuais são desafiadores e que requerem total atenção e preocupação; cada um deve fazer a sua parte para proteger a si e aos outros, devemos lutar por justiça social, realizar tudo o que é humanamente possível. Contudo, não são os únicos momentos difíceis da história.

A própria Sagrada Escritura também nos atesta: quantos sofrimentos, conflitos, escassez foram vividos pelo povo de Deus! Porém, sempre o Senhor se manifestou com o Seu amor, sua misericórdia e presença! Sempre! Deus sempre se mostrou fiel com Seus filhos de todas as gerações e, assim, mantém viva a nossa fé e esperança num futuro melhor. Aliás, Ele é a própria fidelidade!


O Senhor nos ouve

Vejamos o seguinte relato ocorrido com Samuel, enquanto os filisteus tentavam combater contra Israel:

"Samuel tomou um cordeiro de leite e ofereceu-o inteiro em holocausto ao Senhor; depois, clamou ao Senhor por Israel e o Senhor o ouviu. Enquanto Samuel oferecia o holocausto, os filisteus começaram o combate contra Israel. O Senhor, porém, trovejou com a sua voz fortíssima sobre os filisteus naquele momento e eles se dispersaram, sendo batidos pelos israelitas. Os vencedores, saindo de Masfa, perseguiram os filisteus e feriram-nos até o lugar que está por baixo de Bet-Car. Tomou Samuel uma pedra e pô-la entre Masfa e Sen, dando-lhe o nome de Eben-Ezer, pois disse: 'Até aqui nos socorreu o Senhor'. Humilhados dessa forma, os filisteus não tentaram mais voltar ao território de Israel. A mão do Senhor pesou sobre os filisteus durante toda a vida de Samuel. Foram devolvidas a Israel as cidades que os filisteus lhes tinham tomado, desde Acaron até Gat. Israel livrou sua terra das mãos dos filisteus e havia paz entre Israel e os amorreus. Samuel foi juiz em Israel durante toda a sua vida" (1 Sam 7, 9-15).

Apesar das ameaças e iminentes ataques, Samuel permaneceu no seu papel de profeta: "Tomou um cordeiro de leite e ofereceu-o inteiro em holocausto ao Senhor; depois, clamou ao Senhor por Israel e o Senhor o ouviu". Em seguida, o Senhor dispersou os filisteus e cidades foram restituídas a Israel. Como forma de agradecimento, Samuel deixou um marco numa pedra: "Até aqui nos socorreu o Senhor".

Deus sempre nos socorre

Essa palavra deve nos inspirar e nortear nossa sociedade e cada vida. Em cada momento da história humana ou individual, a mão de Deus esteve presente: "Até aqui nos socorreu o Senhor". Se olharmos para a nossa história e com os olhos da fé, constataremos isso: nunca o Pai, o Filho e Espírito Santo nos abandonam.

Isso também nos projeta para o futuro: se foi e é assim ao longo das gerações, não será diferente no futuro. Em todo tempo, o Senhor nos socorre!

E sabe também o que não pode mudar? A centralidade de nossa existência em Jesus Cristo! Independentemente de circunstâncias particulares ou gerais, que o Senhor nos encontre fazendo a nossa parte no aqui e agora. Que o nosso foco seja o modo de vida do Evangelho e do que nos ensina toda a Palavra de Deus

O presente é o que temos, a vida de agora, que precisa ser encarada tal como ela é ou está. Doente ou saudável, pobre ou rico, na escassez ou na abundância… O que importa é ser de Deus e buscá-Lo de todo coração, com os olhos fitos na eternidade. O restante são aspectos temporais. Tudo passa, menos o Senhor!


 


Gracielle Reis

Gracielle Reis é missionária da Comunidade Canção Nova, sendo segundo elo, na missão de Portugal.

Carioca, jornalista pela Universidade Federal Fluminense (UFF): Bacharel e Licenciada em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ): e pós-graduação em Logoterapia, pela Associação de Logoterapia Viktor Emil Frankl (ALVEF).

Atualmente, jornalista na TV Canção Nova, em Portugal.

Em trabalhos com mulheres e famílias, também é instrutora do Método de Ovulação Billings e Consultora de Imagem, Estilo e Coloração Pessoal.

E-mail: graciellereis@gmail.com

Instagram: @gracielledasilvareis [https://www.instagram.com/gracielledasilvareis/]

Facebook: Gracielle Reis


Fonte: https://formacao.cancaonova.com/atualidade/comportamento/como-ter-expectativa-e-esperanca-de-um-amanha-melhor/


0 Comentários

Nenhum comentário: