18 de novembro de 2022

Conheça os santos, beatos e veneráveis que viveram no Brasil


Para ser considerado um santo é preciso passar por três etapas: confirmação das "virtudes heroicas", beatificação e canonização. As últimas duas exigem a comprovação de um milagre.

comshalom Relicario Menina Benigna (Imagem/Reprodução)

Atualmente, em números, temos um baixo número de santos no Brasil se comparado com a quantidade de fiéis brasileiros. Por qual razão um dos países que "muito reza" teria poucos santos nacionais? Ou será que poucos homens e mulheres canonizados viveram no Brasil?

Afinal, quantos santos deveria ter um país, cuja grande maioria da população é católica?

O fato é que, quando se fala em números, tudo acaba se tornando relativo. E a resposta, neste caso, nunca seria precisa. Se notarmos os últimos beatificados pela Santa Sé, os jovens, Carlo Acutis e Sandra Sabattini, foram beatificados após a comprovação de milagres ocorridos no Brasil por brasileiros, além deles, muitos foram os milagres ocorridos aqui. Assim como aconteceu com o milagre que canonizou os Santos Pastorinhos.

"O Brasil precisa de santos"

Durante a canonização de Madre Paulina – uma religiosa italiana, que passou parte da vida no Brasil – o Papa João Paulo II foi efusivo ao afirmar: 

"O Brasil precisa de santos; o Brasil precisa de muitos santos"

O professor Felipe Aquino explica que, na ocasião, João Paulo II não estava se referindo aos santos oficiais, aqueles dos altares, mas a uma Igreja "chamada à semelhança com Deus, que é santo, numa 'santidade fundamental da Igreja, também na vida dos leigos', capaz de gerar frutos de justiça e paz".

E conclui o pensamento:  "É inegável a importância para a comunidade cristã, especialmente para os mais novos, de modelos, de pessoas que viveram a nossa realidade, pisaram o nosso chão e venceram. A Igreja, então, com muito cuidado e zelo, analisa a vida de seus fiéis com fama de santidade, sendo a canonização a sentença definitiva pela qual o Papa insere no 'Catálogo dos Santos' alguém já proclamado Bem-aventurado, podendo lhe ser prestada veneração."

Santos que viveram no Brasil

De acordo com o site Santos do Brasil, a Igreja já canonizou 37 santos que nasceram ou viveram no Brasil.

  • Santo André de Soreval e companheiros: Mártires de Cunhaú e Uruaçu (25 homens e 5 mulheres mártires do Rio Grande do Norte)
  • Santo Antônio de Sant'Ana Galvão (nascido em Guaratinguetá, São Paulo)
  • Santa Dulce dos Pobres (nascida em Salvador, Bahia)
  • São José de Anchieta, SJ (nascido na Espanha)
  • Santa Paulina do Coração Agonizante de Jesus (nascida na Itália)
  • São Roque Gonzales, e companheiros Santo Afonso Rodrigues e São João de Castilho (mártires do Rio Grande do Sul)

Beatos

A lista feita pelo referido site também mostra 54 beatos que tiveram suas vidas e seus trabalhos religiosos ligados ao Brasil. São homens e mulheres que estão avançando no processo de canonização. A relação inclui dois casos em que a beatificação já foi aprovada pelo Vaticano, mas ainda não aconteceu. Confira alguns:

  • Beata Albertina Berkenbrock, mártir;
  • Beata Benigna Cardoso da Silva, mártir (beatificação aprovada com data a ser definida);
  • Beato Donizetti Tavares de Lima;
  • Beata Francisca de Paula de Jesus (conhecida como Nhá Chica);
  • Beato Inácio de Azevedo e 39 companheiros mártires (40 Mártires do Brasil);
  • Beata Isabel Cristina Mrad Campos, mártir (Beatificação aprovada com data a ser definida);
  • Beato João Schiavo;
  • Beata Lindalva Justo de Oliveira, mártir
  • Beata Benigna

Servo de Deus e Veneráveis

Primeiramente, é reconhecido como "Servo de Deus", quando o Vaticano aceita abrir o processo de beatificação encaminhado por alguma diocese. Assim que for reconhecido que o candidato cumpriu de forma heroica as 11 virtudes exigidas ou sofreu martírio em defesa da fé, ele passa à condição de "Venerável".

Veneráveis são aqueles que já tiveram as virtudes heroicas reconhecidas no processo de canonização. Aguardam o reconhecimento de um milagre, que é requisito para a beatificação. Assim, 18 homens e mulheres que viveram no Brasil estão nesta fase do processo. São alguns deles:

Santos ao pé da porta

Os santos, beatos e servos de Deus e Veneráveis brasileiros nos precedem no cumprimento do plano de Deus, mas com o Papa Francisco queremos dar espaço também para aqueles santos do dia a dia: "Não pensemos apenas em quantos já estão beatificados ou canonizados. O Espírito Santo derrama a santidade, por toda a parte, no santo povo fiel de Deus" (Exortação Apostólica Alegrai-vos e Exultai, n. 6). Na comunhão dos santos está cada membro da Igreja, consagrado pelo batismo, vocacionado à santidade.

Como Comunidade Católica Shalom, lembramo-nos sempre com gratidão dos "santos ao pé da porta", "daqueles que vivem perto de nós e são um reflexo da presença de Deus" (AE, 7), especialmente os jovens, que preferem nadar contra a corrente e abraçar o feliz desafio da santidade. Com o olhar erguido ao céu, agradecemos a Deus por aqueles que já partiram e que cremos que nos precedem na casa do Pai, passaram pela nossa Comunidade como missionários e deixaram o seu legado de vida santa, como não lembrar de irmãos das primeiras horas como Ronaldo Pereira que coordenou o Projeto Juventude; Reinaudi, missionário na Argélia, e tanto outros.

Mesmo sem que nenhum destes membros tenham iniciado processo algum de canonização, queremos nos deixar "estimular pelos sinais de santidade que o Senhor nos apresenta através dos membros mais humildes deste povo" (AE, 8).

 

 



Fonte: https://comshalom.org/santos-beatos-e-veneraveis-que-viveram-no-brasil/

0 Comentários

Nenhum comentário: