21 de fevereiro de 2022

A cura das nossas heranças espirituais


O nosso antepassado, durante muito tempo, foi marcado por situações dolorosas: a colonização do Brasil, a tortura, a escravidão, as senzalas, o feitorismo, dentre diversas outras. Trazemos todas essas marcas em nosso sangue.

Além das heranças materiais que recebemos de nossos pais e familiares – casas, dinheiro, fazendas –, trazemos também as heranças físicas (genéticas) e espirituais.

A Bíblia nos fala dessa herança espiritual e afirma que todos somos afetados tanto pelos erros quanto pelos acertos, mesmo que eles tenham sido realizados no passado, antes mesmo de nascermos. "Castigo a culpa dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração dos que me odeiam" (Ex 20,5b).

A consciência de que os erros cometidos por nossos antepassados influenciam diretamente a vida das gerações futuras sempre esteve presente. Os israelitas afirmavam: "Nossos pais, que pecaram, já morreram, e carregamos seus pecados"  (Lm 5,7). Deus não quer que o pecado seja perpetuado. Isso é uma consequência da infidelidade dos pais para com Ele, gerando, assim, situações dolorosas para seus filhos.

O profeta Daniel também reconhece a influência do pecado dos antepassados como origem dos males. Ele orou a Deus com as seguintes palavras: "Senhor, com toda a tua justiça, volta teu rosto, tem pena de Jerusalém, tua cidade, a tua Montanha Santa, pois, por causa de nossos crimes e dos pecados de nossos pais, Jerusalém e teu povo são hoje uma vergonha em todo o derredor"(Dn 9,16).

Uma vez que trazemos conosco estas heranças dos nossos antepassados, precisamos rezar pelos falecidos, pelas almas do purgatório. Se Deus é eterna pureza, no Céu não entrará nenhuma poeirinha. Todos nós vamos passar pelo purgatório. Por isso, a oração precisa ser constante, principalmente para os que estavam longe da graça de Deus. Jesus pediu isso para nós, mas somos muito displicentes em rezar pelos nossos mortos, pois lembramos deles somente no Dia de Finados.

Precisamos rezar pelos nossos avós, bisavós, tataravós, pela cura das gerações e por todo nosso antepassado.

A cura das nossas heranças espirituais

Foto ilustrativa: doidam10 by Getty Images

As más heranças precisam ser destruídas pelo poder da Palavra e da presença de Jesus

Precisamos destruir todas as más heranças que carregamos conosco: alcoolismo, prostituição, taras, adultério, miséria, pobreza, maldição, confusão, destruição nos casamentos. Isso não é terapia de vida passada, não é reencarnação. É o próprio catolicismo, dogma da Igreja Católica.

Quantas coisas eu, irmã Maria Eunice, fui descobrindo, e quantas graças me aconteceram depois que comecei a rezar pelas minhas heranças e meu antepassado. Eu rezo, pois a minha confiança está no Senhor que fez o Céu e a Terra.

A Palavra de Jesus rasga os nossos corações e tem o poder de curar, de libertar, de nos resgatar de  qualquer situação. Jesus vai a lugares onde as pessoas costumam pedir a Sua presença, onde bênçãos são semeadas.

É exatamente por isso que precisamos orar, pedir e professar palavras de bênçãos para os nossos filhos, para a nossa família. Se alguém nos maltrata, precisamos dizer: "Deus o abençoe".

Em minha casa, éramos catorze irmãos. Na hora de sair e na hora de dormir, era uma gritaria só: "Bença, mãe, bença, pai". Precisamos aprender a abençoar e não a amaldiçoar.

Palavras de bênção X Palavras de maldição

O Diabo aproveita situações muito simples para nos usar. São situações que aos nossos olhos podem parecer bobas, porém não são – as palavras que falamos sem pensar, os xingamentos, aquilo que declaramos quando estamos nervosos. As palavras são sementes que lançamos e plantamos, consequentemente, são as que colheremos. Se pronunciarmos palavras de maldição, a maldição virá. Se pronunciarmos palavras de bênçãos, as bênçãos virão.

Nós somos uma geração abençoada e precisamos fazer jus a essa graça. Precisamos pedir a Deus a graça de limpar nosso coração, quebrar as maldições em nossa família. Precisamos renunciar ao maligno, ao ocultismo, a satanás, em nosso nome, de nossa família e de nosso antepassado. Essa renúncia deve ser feita diante de Jesus, aliada à oração do credo:

"Creio em Deus Pai Todo-poderoso, criador do Céu e da Terra. E em Jesus Cristo, Seu único Filho, Nosso Senhor, que foi concebido pelo poder do Espírito Santo. Nasceu da Virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado, desceu à mansão dos mortos, ressuscitou ao terceiro dia, subiu aos Céus, está sentado à direita de Deus Pai Todo-poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e os mortos. Creio no Espírito Santo, na Santa Igreja católica, na comunhão do santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne, na vida eterna. Amém!"

O sangue de Cristo é o remédio

Nunca podemos esquecer também o quanto a oração do Pai-Nosso durante a Santa Missa é poderosa. A sua continuação diz: Livrai-nos de todos os males, ó Pai, e dai-nos hoje a Vossa paz. Ajudados pela Vossa misericórdia, sejamos sempre livres do pecado e protegidos de todos os perigos, enquanto, vivendo na esperança, aguardamos a vinda de Cristo Salvador.

As maldições nos atingem e nos ferem, mas existem soluções; caso contrário, seríamos casos perdidos. Todos nós temos problemas, e para solucioná-los precisamos detectar o que se passou em nossa família, os pecados presentes em nossa árvore genealógica, em nossa geração passada. Se não buscarmos por soluções, daremos uma grande abertura para o demônio entrar em nossa vida.

Deus não sente prazer em amaldiçoar um filho, porque Ele é amor. Somos nós quem não observamos os Seus mandamentos. Sabe qual o remédio para as maldições? O Sangue de Jesus, derramado dois mil anos atrás e que perdura eternamente. Somos curados das maldições que nos afetam pela nossa em Jesus.

A fé é capaz de mover montanhas

Quando voltavam para junto da multidão, alguém aproximou-se de Jesus, caiu de joelhos e disse: "Senhor, tem compaixão do meu filho. Ele tem crises de epilepsia e passa mal. Muitas vezes cai no fogo ou na água. Levei-o aos teus discípulos, mas eles não conseguiram curá-lo!" Jesus tomou a palavra: "Ó geração sem fé e perversa! Até quando vou ficar convosco? Até quando vou suportar-vos? Trazei aqui o menino". Então Jesus repreendeu o demônio, e este saiu do menino, que ficou curado a partir dessa hora. Então, os discípulos aproximaram-se de Jesus e lhe perguntaram em particular: "Por que nós não conseguimos expulsar o demônio?" Ele respondeu: "Por causa da fraqueza de vossa fé! Em verdade vos digo: se tiverdes fé do tamanho de um grão de mostarda, direis a esta montanha: 'Vai daqui para lá, e ela irá. Nada vos será impossível'" (Mt 17,14-21).

Jesus reprova a incredulidade daquele povo e nos traz, por meio dessa passagem, esse ensinamento: os milagres e libertações em nossa casa não acontecerão sem oração e sem fé.

Jesus curou os Seus discípulos do complexo de superioridade. Eles viviam discutindo quem era o maior, quem seria o maior. Jesus curou o coração dos dois discípulos de Emaús, que desciam decepcionados para sua aldeia. Qual decepção Deus precisa curar na nossa vida? Decepção com alguém? Com a Igreja? Com Jesus? Com as pessoas? Com a família? Com a nossa própria história? Essas decepções precisam ser perdoadas, curadas! O sentimento de derrota e decepção é uma poderosa arma para o demônio.

O perigo das decepções e da ingratidão

O demônio ataca e começa a trabalhar nas nossas decepções, inseguranças e nos nossos medos. Se estivermos curados, reconciliados com nossa história e pronunciarmos com fé: "Eu sou cristão", o demônio fugirá. Ele tem medo da Palavra de Deus.

Outro grande perigo para nós é a ingratidão. O Diabo gosta de pessoas ingratas, que reclamam de tudo. Quando falamos em batalha espiritual, a arma mais poderosa é a palavra. Quantas vezes falamos: "Eu morro de trabalhar e ganho pouco". Ou reclamamos: "Não tem o que comer nessa casa", quando os armários e geladeiras estão cheios de mantimentos. Isso é arma para o demônio! Reclamar é uma forma de amaldiçoar o próprio trabalho, o próprio sustento. No momento em que falamos que ganhamos pouco, aumentamos a nossa miséria.

Padre Léo dizia que o demônio (o "encardido") não é criativo. Apesar de ser "esperto", ele é repetitivo, nos pega pelos mesmos erros, pelos nossos mesmos defeitos, tentando impedir ou adiar a nossa conversão.

Não deixe para amanhã a sua conversão!

É como a história de Santo Expedito. Nosso santo guerreiro marcou a história por seu testemunho de vida. Mártir da fé, morreu decapitado em abril do ano 303, por ordem do imperador Diocleciano. Expedito era soldado romano, levava uma vida devassa, até que teve um marcante encontro com Deus. Tocado pela graça Divina, ele se converteu e mudou radicalmente de vida, mas também nessa ocasião teve início o seu sofrimento, ao ser tentado pelo inimigo da salvação dos homens, que quis ludibriá-lo. O espírito do mal apareceu diante dele em forma de corvo e lhe falou: "Crás! Crás! Crás!" – palavras latinas que querem dizer: "Amanhã! Amanhã! Amanhã!".

Eis a proposta do maligno para ele: "Deixe para amanhã. Não tenha pressa! Adie sua conversão!" Esse grande santo da Igreja, cansado daquela vida, não titubeou e pisoteou  o corvo, esmagando-o e gritando: "hodie!" – que quer dizer: "hoje!".

A grande armadilha do diabo contra nós é esta: convencer-nos a mudar de vida só amanhã. Ele sabe das nossas manias: deixamos a roupa para lavar amanhã, o armário para arrumar amanhã, deixamos a vida nova para amanhã.


Converta-se hoje!

Se algo quebrou, temos de consertar na hora. Aprendi com monsenhor Jonas Abib que não podemos deixar nada para o outro dia. Não podemos abrir brechas para o demônio entrar em nossa casa. Pode parecer bobeira, mas as coisas pequenas se tornam grandes. São coisas práticas  e da nossa vida particular, mas que precisam ser endireitadas. Pois se não as endireitarmos, elas se tornarão gigantes e piores.

É uma luta! Quanto mais a gente tenta se converter,  mais o demônio nos ataca de todas as formas. Nós, cristãos, temos o dever de reconhecer quais são essas formas. Talvez, seja pelo orgulho, pela ganância, pela ansiedade, pela bagunça que deixo para arrumar amanhã, pelas coisas que deixo de fazer por preguiça, pela nossa reclamação, pelos programas aos quais assisto na televisão e que não são agradáveis aos olhos de Deus.

Assim, como Santo Expedito, precisamos discernir de que maneira o inimigo de Deus quer nos atacar.

Trecho extraído do livro "Jesus, o amor que cura", de Irmã Maria Eunice


Fonte: https://formacao.cancaonova.com/espiritualidade/cura-interior/a-cura-das-nossas-herancas-espirituais/


0 Comentários

Nenhum comentário: