16 de outubro de 2020

Por que é importante ler para os filhos?


O que pode ao mesmo tempo entreter o bebê, ajudá-lo a conquistar novas habilidades, tornar sua imaginação mais fértil, deixá-lo mais independente e, de quebra, criar rituais muito particulares e ricos com os pais? Ler para bebês, mesmo antes de terem nascido, assim como apresentar livros para as crianças logo nos primeiros anos de vida, significa oferecer a eles uma cesta de benefícios embutidos em páginas coloridas, não importa se são de papel, plástico ou tecidos.

Ainda na barriga, o bebê pode ouvir histórias contadas pela mãe. Ele é um leitor ouvinte nessa fase. Escutar a voz da mãe é sempre um prazer para o bebê, que começa a ouvir ali pela 20ª semana da gestação. Claro que, o bebê não vai entender a história, mas o importante é aproveitar a oportunidade para criar um delicioso ritual entre a mãe e o
bebê.

Por que é importante ler para os filhos?

Foto ilustrativa: gorodenkoff by Getty Images

O hábito de ler para os bebês e crianças estimula o processo de desenvolvimento

Na primeira infância, o livro oferece mais do que treino para a alfabetização. É uma atividade completa: ajuda a conhecer costumes, idiomas e a riqueza que o mundo oferece. Quanto mais cedo começar, mais curiosa e preparada para conviver com as diferenças será a criança. A leitura na primeira infância deve ser entendida como uma das necessidades básicas, fundamentais a serem supridas mesmo antes do nascimento. Os livros provocam a imaginação, o faz-de-conta, o fantástico. Essa parece ser sua principal contribuição à infância.

A leitura começa antes de a criança se familiarizar com o livro físico, importante a partir do oitavo mês de vida. Não importa se a leitura é de um livro, de fato, se é uma história consagrada ou poesia. Não há nenhuma receita de certo e errado. Nessa primeira etapa tudo pode ser lido, o que vale é o ritmo e a musicalidade. É com essa parte que o bebê deve se acostumar. Essa é uma das principais razões para que existam cantigas de ninar, contos populares, acalantos, contos da tradição oral que vão passando de geração para geração, em todas as civilizações.

Quando o bebê cresce, permitir que manuseie o livro é fundamental. Nessa fase, ele aprende pelos sentidos, leva tudo à boca, precisa tocar, ou seja, sentir para aprender. Os livros são ideais para ajudá-lo a diferenciar texturas, formas e cores. Há obras muito boas para essa fase.


Esforço e rituais

Um dos momentos mágicos na vida de uma criança ocorre quando ela aprende a ler. Elas, então, passam a ter acesso ao que está escrito em todos os lugares; e é comum que queiram ler qualquer coisa que apareça na frente. Porém, para desenvolver o hábito da leitura na educação infantil é necessário um pouco de esforço.

A leitura é também perfeita para colaborar com rituais importantes na primeira infância, como o de dormir. A criança associa a leitura com um momento que é dela e da mãe (ou do pai), e sabe que, antes de dormir, terá direito àquele momento com uma historinha. Por meio dos sentidos e do afeto, o conhecimento do mundo chega para as crianças da primeira infância.

É importante conhecer os interesses da criança. Assim, fica mais fácil sugerir livros para ela em atividades específicas. Quando menos esperar, ela terá prazer na leitura.

Leiam para seus filhos!



Heda Cristina Bilard

Graduada em Enfermagem pela UNIFATEA, Heda Carvalho tem especialização em Saúde Publica pela UNITAU, Obstetrícia pela UNIVAP e Administração Hospitalar pela Universidade São Camilo, áreas na qual possui vasta experiência de 10 anos. Ela trabalhou como Coordenadora na Saúde Pública de Guaratinguetá, foi Gerente de Enfermagem na Santa Casa de Lorena e Aparecida. Atualmente, é fundadora da assessoria para mães e bebês "CASULO", sendo especialista em Educação Perinatal, Shantala, Laserterapia, Aromaterapia e Doulagem.


Fonte: https://formacao.cancaonova.com/familia/educacao-de-filhos/por-que-e-importante-ler-para-os-filhos/

0 Comentários

Nenhum comentário: