11 de setembro de 2023

Como a bíblia está organizada?


Devemos conhecer a Bíblia! Quando nos aproximamos dela, vemos rapidamente que a Sagrada Escritura é acessível a todos.

comshalom Foto: Karen Favacho

A Bíblia é um dos livros mais importantes e conhecidos da história da humanidade. De nenhum outro livro foram feitos mais exemplares (em 2011, se contabilizaram mais de seis bilhões, fazendo da Bíblia o livro mais vendido do mundo) e nenhum outro foi traduzido a tantos idiomas (quase 2,500 línguas). Tudo isto faz com que a Bíblia seja, indiscutivelmente, conhecido por um grande número de pessoas. Contudo, nem todo mundo a conhece bem e nem todo mundo a manuseia com facilidade imediatamente. Mas afinal, como a bíblia está organizada?

Uma das maiores dificuldades com as quais uma pessoa se depara quando tem a sua primeira aproximação à Sagrada Escritura é o seu grande tamanho: a Bíblia possui uma grande extensão! É um composto de vários livros juntos! De fato, o termo grego βιβλία (biblía) é um substantivo plural que traduz livros. Outra é a sua complexidade: embora a Bíblia seja uma obra unificada que tem como objetivo a comunicação de uma única grande mensagem, que é a revelação de Deus, ela não é obra feita por um único autor, numa época e lugar determinados, antes consta de uma quantidade considerável de textos escritos por pessoas diferentes e em lugares e épocas diversas. Isto faz também com que a Bíblia não possua uma narrativa linear, como seria uma novela ou um livro de história, mas contém em si vários gêneros literários e estilos. Inclusive, foi escrita em mais de uma língua! Enfim, por isso, entre outras coisas, o leitor pode sentir dificuldade ao ter uma primeira aproximação à Bíblia.

Conhecer para amar

A solução ao problema é simples: devemos conhecer a Bíblia e como está organizada! Quando nos aproximamos dela, vemos rapidamente que a Sagrada Escritura é acessível a todos. Basta apenas uma pequena ajuda que nos mostre o caminho e que responda algumas perguntas básicas para que possamos nos relacionar bem com ela. Posto isto, podemos nos perguntar: como a Bíblia está organizada?

A Bíblia tem duas partes: o Antigo Testamento e o Novo Testamento. Cada um é um conjunto de livros de características particulares. Saibamos que a palavra "testamento" significa "aliança" ou "pacto", e este título indica um elemento central da mensagem dos textos: a aliança que Deus estabelece com o homem.

Antigo Testamento

No Antigo Testamento é estabelecida a primeira aliança através de Abraão e perpetuada em toda a sua descendência, formando assim um povo eleito. Ele é composto por 46 livros organizados comumente em quatro grupos:

1 – Pentateuco: 

Gênesis, Êxodo, Levítico, Números, Deuteronômio;

2 – Livros históricos: 

Josué, Juízes, Rute, os dois livros de Samuel, os dois livros dos Reis, os dois livros das Crónicas, Esdras e Neemias, Tobias, Judite, Ester, os dois livros dos Macabeus;

3 – Livros sapienciais:

Jó, os Salmos, os Provérbios, o Eclesiastes (ou Coelet), o Cântico dos Cânticos, a Sabedoria, o livro de Ben-Sirá (ou Eclesiástico);

4 – Livros proféticos:

Isaías, Jeremias, as Lamentações, Baruc, Ezequiel, Daniel, Oseias, Joel, Amós, Abdias, Jonas, Miqueias, Naum, Habacuc, Sofonias, Ageu, Zacarias e Malaquias.

Novo Testamento

No Novo Testamento, é estabelecida uma nova e eterna aliança na Pessoa de Jesus Cristo. É composto por 27 livros que podem ser agrupados em quatro coleções:

1 – Evangelhos sinóticos

(Mateus, Marcos e Lucas) e Atos dos Apóstolos

2 – Literatura joanina

Evangelho de São João, as três cartas atribuídas ao apóstolo e o Apocalipse.

3 – As cartas ou epístolas paulinas:

Romanos, 1 e 2 Coríntios, Gálatas, Efésios, Filipenses, Colossenses, 1 e 2 Tessalonicenses, 1 e 2 Timóteo, Tito, Filêmon. A autoria da Carta aos Hebreus foi atribuída a Paulo pela tradição, de modo que também é considerada como parte do conjunto das epístolas paulinas, contudo os trabalhos da exegese moderna propõem que provavelmente não foi escrita por ele, mas por outro autor conhecedor da doutrina do apóstolo.

4- As cartas católicas:

Carta de São Tiago, 1 e 2 de São Pedro, São Judas. Chamam-se católicas (universais) por não estarem dirigidas apenas a uma igreja ou pessoa (como as de Paulo), visto que o remetente não ficou explícito nos escritos.

Embora ambos os conjuntos sejam distintos, desde cedo o cristianismo defendeu a complementaridade entre um e outro: o Antigo Testamento recebe sua plena significação no Novo Testamento, e este, por sua vez, é anunciado e se encontra latente no Antigo.

Certamente, poderíamos falar sobre cada um dos grupos que mencionamos aqui, como também de cada um dos livros que os compõem, porém, por hoje ficamos por aqui. Agora já sabemos quais são as partes que compõem a Bíblia. Na próxima vez que estivermos diante da Sagrada Escritura, já não teremos uma sensação ruim de "estar perdidos" num imenso mar de livros, mas saberemos onde estamos e saberemos como chegar onde queremos ir.


Fonte: https://comshalom.org/como-a-biblia-esta-organizada/


6 de setembro de 2023

O consumo de tecnologia de forma consciente e a vivência das virtudes cardeais


Sem perceber gastamos nosso precioso tempo dando mais atenção as realidades exteriores do que para nossa vida interior, e nossa vontade de nos aproximar de Deus acaba sendo minada por diversas mensagens e notificações. 

comshalom Foto: Pexels

O mundo em que vivemos hoje é cercado de tecnologia. Você acorda pela manhã pelo despertador do celular, prepara seu café da manhã enquanto lê as notícias nele e já responde as inúmeras mensagens no whatsapp. Na TV conectada à internet, assiste aquela vídeo aula ou aquele clipe legal enquanto o relógio avisa que é hora de se movimentar.

Não é incomum muitas pessoas terem essa rotina diária, e cada vez mais produtos e serviços nos lembram que a vida será sempre mais difícil se não tivermos o monitor mais moderno ou uma smart tv com todos os nossos streamings favoritos. O consumo desenfreado de tecnologia pode causar diversos males em nós, desde uma enxaqueca indesejada até o burnout.

Sem perceber gastamos nosso precioso tempo dando mais atenção as realidades exteriores do que para nossa vida interior, e nossa vontade de nos aproximar de Deus acaba sendo minada por diversas mensagens e notificações. 


Essa é a dura realidade que muitos de nós vivemos e que infelizmente também reproduzimos quando atingidos pelo consumismo. Consumir tecnologia ou mesmo produtos e serviços que usam tecnologia de ponta tornou-se um ponto de reflexão para quem está inserido no mundo moderno, com todas as vantagens, benefícios mas também contradições que ele apresenta.

O consumismo se edifica sobre o pressuposto de que a felicidade é proporcional ao consumo de bens. O padrão de consumo vai sendo definido pelo mercado através de ousado investimento em marketing, criando falsas necessidades que acabam se transformando em "sonhos de consumo", expressão comumente empregada pelas pessoas sem pensar no seu real significado. São João Paulo II, na Encíclica Centesimus Annus, chama a isso de "fenômeno do consumismo", que vai criando uma sociedade do supérfluo e do descartável (CA 36) e alimenta a ideologia do consumismo, onde o "ter" é mais valorizado que o "ser".

Diante dessa realidade, uma pergunta pertinente tomou conta de consumidores em geral: Como consumir tecnologia de forma consciente? E para nós cristãos, como podemos utilizar a tecnologia sem que ela nos torne pessoas consumistas? O Papa Francisco diagnosticou o consumismo como uma doença séria nos dias de hoje, que nos faz gastar mais do que precisamos e que nos tira a austeridade da vida. Um verdadeiro inimigo da generosidade. 

"É preciso pedir ao Senhor para que nos liberte daquele mal tão perigoso que é o consumismo, que nos torna escravos, uma dependência do ato de gastar. É uma doença psiquiátrica. Peçamos esta graça ao Senhor: a generosidade, que expande o nosso coração e nos leva à magnanimidade" (Homilia de Advento, 26 de novembro de 2018).

A prática das virtudes podem nos ajudar a combater o consumismo e outras correntes do mundanismo, pois além de nos fazer tender para o bem, procurando-o e vivenciando ele no dia a dia, nos ajudam pelo uso constante da vontade e da inteligência a regular nossos atos, ordenar nossas paixões e guiar nossa vida segundo a fé e a razão (CIC 1804).

Aprender mais sobre custo-benefício e viver a virtude da justiça

O custo benefício é o que define as melhores escolhas de um produto ou serviço. É a partir dele que podemos saber se aquilo que estamos pagando realmente vale o investimento ou não. Estamos em um momento onde o mundo inteiro está avaliando os impactos econômicos e sociais do consumo, sobretudo em busca de um mundo mais sustentável.

Avaliar melhor as nossas compras, a real necessidade de se ter um produto mais caro ou pagar por um serviço de streaming deve ser levado em consideração na hora de adquirir qualquer coisa. Vale a pena aprender mais sobre planejamento financeiro e conversar com as pessoas sobre suas experiências com os produtos que utilizam.

A virtude da justiça é essencial para fazer um bom discernimento sobre as nossas reais necessidades. É a virtude moral que consiste na vontade constante e firme de dar a Deus e ao próximo o que lhe é devido. Para com os homens ela nos dispõe a respeitar os direitos de cada um e estabelecer nas relações humanas a harmonia que promove a equidade em prol das pessoas e do bem comum (CIC 1807). Ela nos ajuda portanto, a viver com sobriedade e nos prepara pela gratidão para receber os acréscimos de Deus. 

"O que vivemos e o que queremos nos é dado pelo Senhor e, sendo dado por Ele, é o que precisamos e o que nos basta" (Escritos Shalom 12, Pobreza).

Pesquisar os produtos de acordo com o seu perfil e necessidades com prudência 

Outra coisa que ajuda bastante na hora de adquirir um produto é saber, de acordo com seu perfil profissional e uso pessoal se o que você está comprando atende suas reais necessidades. Por exemplo: uma pessoa que trabalha na área jurídica talvez não necessite de um notebook gamer com placa de vídeo dedicada e 1tb de memória. Ou um celular de última geração com gravação de vídeos em 8k, sendo que nem existem muitos monitores e aparelhos capazes de reproduzir tais vídeos.

Muitas pessoas hoje assinam canais de streaming mas não consomem nem 20% de seu conteúdo, o que mostra que é preciso reavaliar gastos desnecessários. Compre aquilo que realmente esteja na sua lista de prioridades e dê preferência aos produtos que oferecem boas garantias e maiores benefícios a longo prazo.

A prudência será a virtude que guiará nossa consciência em vista de discernir corretamente nosso verdadeiro bem e a escolher os meios adequados para realizá-lo (CIC 1806). Ela nos ajudará a tirar melhor proveito de cada coisa e nos auxiliará em nossa santificação pessoal fazendo-nos viver de forma responsável.

Informe-se sobre cada detalhe de seu produto ou serviço e exercite o dom da fortaleza

A ausência de informações é uma das grandes responsáveis pelo desperdício de recursos. Conhecer os próprios hábitos e o que eles representam em valores podem nos transformar de simples consumidores a consumidores conscientes. Novas soluções em tecnologia hoje possibilitam que você conheça seu real consumo de energia, água e internet e viabilize a cobrança uma justa e acertada, a partir de soluções de gestão racional dos seus recursos, produtos e serviços.

Procure dados sobre consumo de energia, possíveis trocas, garantia, ofertas na aquisição de um combo, veja vídeos demonstrativos, análises, reviews de produtos, unboxings, testes reais para avaliar a sua possível compra. Após essa maratona necessária, você já tem uma noção do que vai adquirir e como vai usar o que comprar, seja pela internet ou loja física. Fique atento também a cobrança de frete, formas de pagamento e prazo de entrega.

A constância na procura do bem e a graça de se manter seguro nas dificuldades são características do dom da fortaleza. Ela firma a resolução de resistir as tentações na hora de comprar qualquer coisa por impulso e nos torna capazes de vencer o medo, as decepções, as provações e se manter firme diante dos sacrifícios que realizamos em vista de um bem maior. (CIC 1808)

Fique de olho no tempo de uso e manutenção: o dom da temperança

Muitos produtos hoje em dia vem com aquilo que os especialistas chamam de obsolescência programada. Ou seja, muitos produtos ligados a ciência e tecnologia hoje são programados para durar pouco, para serem substituídos após um curto prazo de utilização. Notebooks, monitores, celulares e relógios são alvos preferenciais das empresas por serem produtos de uso pessoal. São aparelhos que necessitam de cuidado e manutenção constantes, e a cada ano eles são substituídos rapidamente por outros mais rápidos, maiores e mais potentes. 

Então fica a pergunta? Será mesmo que preciso de um celular de última geração, ou posso aguardar alguns meses até que eu possa encontrar um modelo com um valor razoável no mercado? Em média, a bateria de um celular leva dois anos até começar a apresentar quedas em seu ciclo de recargas. Isso se você for um heavy user, um usuário pesado de seu aparelho. A dica então é estar atento ao consumo de energia e fazer uma limpeza constante na memória e no seu armazenamento.

A virtude da temperança irá nos ajudar a equilibrar o uso dos bens criados e moderar nossa atração pelos prazeres criados para suprir nossas inúmeras necessidades. Assegura o domínio da vontade sobre os instintos e mantém os desejos dentro dos limites da honestidade (CIC 1809).

Verifique se a empresa realiza vantagens na troca por um novo na hora do descarte e como ela lida com a reciclagem e reutilização dos produtos, pois o reaproveitamento de matérias primas hoje é prioridade nas grandes companhias.

Dê um feedback sobre o uso do que você comprou, faça uma avaliação justa e mostre as pessoas de que forma seu equipamento ou seus aparelhos tem lhe ajudado na sua rotina. É preciso também comentar e cobrar das empresas sobre os valores ofertados e como podemos garantir que mais pessoas tenham acesso a esses recursos. Colabore com as empresas e seja coerente com os seus valores. É preciso agir de forma coletiva para que não seja reproduzida a lógica de uma produção e consumo que nos escravizem.

"Viver bem não é outra coisa senão amar a Deus de todo coração, de toda alma e em toda forma de agir. Dedicar-lhe um amor integral (pela temperança) que nenhum infortúnio poderá abalar (o que depende da fortaleza), que obedece exclusivamente a Ele (e nisso consiste a justiça), que vela para discernir todas as coisas com receio de deixar-se surpreender pelo ardil e pela mentira (e isto é a prudência) – Santo Agostinho.



Fonte: https://comshalom.org/o-consumo-de-tecnologia-de-forma-consciente-e-a-vivencia-das-virtudes-cardeais/

4 de setembro de 2023

Como os casais podem convidar Deus para entrar em suas casas?


"Ouve-me, e eu te mostrarei sobre quem o demônio tem poder: são os que se casam, banindo Deus de seu coração e de seu pensamento, e se entregam à sua paixão como o cavalo e o burro que não têm entendimento: sobre estes o demônio tem poder" (Tb. 6,16-17).

Essa resposta de São Rafael a Tobias — quando esse temia tomar Sara por esposa devido a um demônio que dificultava a sua vida —, deixa bem claro para nós o quanto a oração do casal é, na verdade, uma oração de libertação.

A alicerce do casamento deve ser a oração

Aliás, todo o livro de Tobias nos ensina o caminho para viver um Matrimônio em Deus: a oração. De fato, não existe outro caminho para colocar o Senhor em nosso casamento. O fato de termos "casado na Igreja" não é garantia total de que problemas não existirão e que tudo será fácil.

O caminho de santidade no matrimônio

Foto Ilustrativa: nortonrsx by GettyImages / cancaonova.com

Os esposos sabem que o casamento é exigente e que sem uma graça sobrenatural. Muitos casais, inclusive cristãos, teriam grandes dificuldades para levar a relação até o fim. Por isso, o Senhor, que ama a família, é o primeiro interessado no sucesso do matrimônio, logo, Ele precisa estar presente, ensinando como agir em cada situação e dando luzes para aquilo que não sabemos resolver, principalmente nos impasses onde um acha que deve ser de um jeito e o outro tem uma ideia bem diferente. É Deus quem nos forma para ser esposo e esposa. Mas a Sua presença, no casamento, acontece quando desejamos e agimos concretamente neste sentido.


Orando em casal

A principal atitude para colocar Deus no Matrimonio é ser inteiramente d'Ele, antes de tudo. Cada cônjuge precisa manter a sua relação íntima com o Senhor, deve conhecê-lo de fato, a fim de agir no Espírito frente ao outro e aos filhos, contagiando-os com o desejo de serem de Deus também. Muitas vezes, na vida conjugal, um precisa animar o outro que pode estar esmorecendo na caminhada cristã. Depois, o casal precisa ter momentos juntos de oração profunda, de escuta ao Senhor para receberem d'Ele as instruções e a formação de que necessitam, ou seja, além das orações em família para bênção dos alimentos, durante uma viagem, ao acordar ou antes de dormir, precisa haver um momento especial onde os casais possam colocar ali seus medos, anseios, questões… E deixar que Ele faça a sua obra.

Essa oração deve ser frequente, ter dia e horário programado na agenda e não ser substituída por outros compromissos, afinal, o seu Matrimônio é o grande projeto de Deus para a sua vida, como o foi o de Sara e Tobias.
E como tudo parte da oração, é dela que cada um vai organizando a vida de trabalho e social na vontade de Deus. Colocá-lo na relação é também pautar a existência nos valores do Evangelho, de modo que o casamento seja um testemunho de vida para quem for capaz de ver porque não basta apenas rezar, toda a vida precisa ser transformada pela relação com Deus.

Educando com valores

Valores como honestidade, solidariedade e fidelidade são frutos dessa busca. Não poderíamos deixar de falar também sobre a educação dos filhos. O casal precisa colocar o Senhor à frente dessa educação, a fim de que os filhos se encontrem dentro do projeto que são chamados a ser, segundo os planos do Senhor. Uma família, que vive dessa forma, mesmo que não seja perfeita, está tentando colocar Deus dentro do casamento. Sobre esta casa o inimigo não pode vencer.



Elane Gomes

Missionária da Comunidade Canção Nova desde o ano 2000. Professora de Língua Portuguesa, radialista e especialista em Comunicação e Cultura. Mestra em Comunicação e Cultura. Atualmente trabalha no Jornalismo da TV Canção Nova de São Paulo. Prega em encontros pelo Brasil e atua como formadora de membros da Comunidade. É esposa, mãe e trabalha também com aconselhamento de casais.


Fonte: https://formacao.cancaonova.com/relacionamento/casamento/como-os-casais-podem-convidar-deus-para-entrar-em-suas-casas/


1 de setembro de 2023

Vida consagrada, amor de Deus ao mundo


A vida religiosa será tanto mais apostólica quanto mais íntima for a sua dedicação ao Senhor Jesus

comshalom

À imagem de Jesus, dileto Filho « a quem o Pai consagrou e enviou ao mundo » (Jo 10,36), também aqueles que Deus chama a seguir Cristo são consagrados e enviados ao mundo para imitar o seu exemplo e continuar a sua missão. Valendo fundamentalmente para todo o discípulo, isto aplica-se de modo especial àqueles que são chamados, na característica forma da vida consagrada, a seguir Cristo « mais de perto » e a fazer d'Ele o « tudo » da sua existência.

Na sua vocação, portanto, está incluído o dever de se dedicarem totalmente à missão; mais, a própria vida consagrada, sob a ação do Espírito Santo que está na origem de toda a vocação e carisma, torna-se missão, tal como o foi toda a vida de Jesus. A profissão dos conselhos evangélicos, que torna a pessoa totalmente livre para a causa do Evangelho, revela a sua importância também desde este ponto de vista. Assim há que afirmar que a missão é essencial para cada Instituto, não só nos de vida apostólica ativa, mas também de vida contemplativa.

A pessoa consagrada está sempre em missão

Na realidade, a missão, antes de ser caracterizada pelas obras externas, define-se pelo tornar presente o próprio Cristo no mundo, através do testemunho pessoal. Este é o desafio, a tarefa primária da vida consagrada! Quanto mais se deixa conformar com Cristo, tanto mais O torna presente no mundo e operante para a salvação dos homens.

Assim, pode-se afirmar que a pessoa consagrada está « em missão » por força da sua própria consagração, testemunhada segundo o projeto do respectivo Instituto. Quando o carisma de fundação prevê atividades pastorais, é óbvio que o testemunho de vida e as obras de apostolado e promoção humana são igualmente necessários: ambos representam Cristo, que é simultaneamente o consagrado à glória do Pai e o enviado ao mundo para a salvação dos irmãos e irmãs (174).

Além disso, a vida religiosa participa na missão de Cristo por outro elemento peculiar que lhe é próprio: a vida fraterna em comunidade para a missão. Por isso, a vida religiosa será tanto mais apostólica quanto mais íntima for a sua dedicação ao Senhor Jesus, quanto mais fraterna for a sua forma comunitária de existência, quanto mais ardoroso for o seu empenhamento na missão específica do Instituto.

Ao serviço de Deus e do homem

A vida consagrada tem a função profética de recordar e ser1vir o desígnio de Deus sobre os homens, tal como esse desígnio é anunciado pela Escritura e resulta também da leitura atenta dos sinais da ação providente de Deus na história. É projeto de uma humanidade salva e reconciliada (cf. Col 2,20-22).

Para cumprirem convenientemente tal serviço, as pessoas consagradas devem ter uma profunda experiência de Deus e tomar consciência dos desafios do seu tempo, identificando o sentido teológico profundo deles por meio do discernimento realizado com a ajuda do Espírito. É que, nos acontecimentos históricos, encerra-se frequentemente o apelo de Deus para trabalharmos segundo os seus planos com uma inserção ativa e fecunda nos acontecimentos do nosso tempo (175).

O discernimento dos sinais dos tempos, como afirma o Concílio, deve ser feito à luz do Evangelho, para que se « possa responder (…) às eternas perguntas dos homens acerca do sentido da vida presente e da futura, e da relação entre ambas » (176). É necessário, portanto, abrir o coração às sugestões interiores do Espírito, que convida a ler em profundidade os desígnios da Providência.

Procurar em tudo a vontade de Deus

Ele chama a vida consagrada a elaborar novas respostas para os problemas novos do mundo atual. São solicitações divinas, que só almas habituadas a procurar em tudo a vontade de Deus conseguem captar fielmente e, depois, traduzi-las corajosamente em opções coerentes seja com o carisma originário, seja com as exigências da situação histórica concreta.

Perante os numerosos problemas e urgências que parecem às vezes comprometer e até mesmo transtornar a vida consagrada, os chamados não podem deixar de sentir o compromisso de conservarem no coração e levarem à oração as inúmeras necessidades do mundo inteiro, ao mesmo tempo que trabalham vigorosamente nos campos ligados ao carisma de fundação. A sua dedicação deverá, obviamente, ser guiada pelo discernimento sobrenatural, que sabe distinguir o que vem do Espírito daquilo que Lhe é contrário (cf. Gal 5,16-17.22; 1 Jo 4,6). Mediante a fidelidade à Regra e às Constituições, tal discernimento conserva a plena comunhão com a Igreja (177).

Assim, a vida consagrada não se limitará a ler os sinais dos tempos, mas há de contribuir também para elaborar e atuar novos projetos de evangelização para as situações atuais. E tudo isto, na certeza derivada da fé de que o Espírito sabe dar as respostas apropriadas mesmo às questões mais difíceis. A este respeito, será bom redescobrir aquilo que sempre ensinaram os grandes protagonistas da ação apostólica: é preciso confiar em Deus como se tudo dependesse d'Ele e, ao mesmo tempo, empenhar-se generosamente como se tudo dependesse de nós.

Colaboração eclesial e espiritualidade apostólica

Tudo deve ser feito em comunhão e diálogo com as outras componentes eclesiais. Os desafios da missão são tais que não podem ser eficazmente enfrentados, tanto no discernimento como na ação, sem a colaboração de todos os membros da Igreja. Dificilmente o indivíduo isoladamente possui a resposta decisiva: esta, ao contrário, pode brotar da confrontação e do diálogo. De modo particular, a comunhão de ação entre os vários carismas não deixará de garantir, para além do enriquecimento recíproco, uma eficácia mais incisiva na missão.

A experiência destes anos confirma largamente que « o diálogo é o novo nome da caridade » (178), especialmente da caridade eclesial; aquele ajuda a ver os problemas nas suas reais dimensões, e permite enfrentá-los com melhores esperanças de sucesso. A vida consagrada, pelo facto mesmo de cultivar o valor da vida fraterna, apresenta-se como uma experiência privilegiada de diálogo. Deste modo, ela pode contribuir para criar um clima de aceitação recíproca, no qual os vários sujeitos eclesiais, sentindo-se valorizados por aquilo que são, concorrem de maneira mais convicta para a comunhão eclesial, orientada para a grande missão universal.

União íntima entre a contemplação e a ação

Os Institutos empenhados nas várias formas de serviço apostólico devem, enfim, cultivar uma sólida espiritualidade da ação, vendo Deus em todas as coisas e todas as coisas em Deus. De facto, « é preciso saber que como uma vida bem ordenada tende a passar da vida ativa à contemplativa, também a maior parte das vezes o espírito regressa com proveito da vida contemplativa à ativa, para conservar mais perfeitamente a vida ativa para aquilo que a vida contemplativa lhe acendeu na mente.

Portanto a vida ativa deve transferir-nos à vida contemplativa, e algumas vezes a contemplação, por aquilo que vimos interiormente, há de chamar-nos a uma melhor ação » (179). O próprio Jesus nos deu o exemplo perfeito de como é possível unir a comunhão com o Pai e uma vida intensamente ativa. Sem a tensão constante para tal unidade, o perigo de colapso interior, desorientação e desânimo está continuamente à espreita. A união íntima entre a contemplação e a ação permitirá, hoje como ontem, enfrentar as missões mais difíceis.


Fonte: Formação Comshalom

30 de agosto de 2023

Como acalmar os pensamentos por meio da oração?

A vida de oração é composta de etapas e podemos encontrar algumas pistas, até mesmo na Palavra de Deus, para nos valer. São Gregório de Nissa (340 – 394) juntou duas passagens mostrando como a vida de oração é uma crescente, e, ao mesmo tempo, provando como a Bíblia é perfeita, uniforme e sem contradições:

"Sob as aparências de uma escada, (Gn 28, 11-19) foi ensinado ao santo patriarca, (Jacó) que não pode subir até Deus senão aquele que tenha as vistas sempre voltadas para algo mais alto, e não se contente em permanecer nas que já alcançou. A altura das bem aventuranças, umas para com as outras, faz com que aqueles que já receberam algumas delas possam se aproximar de Deus, que é verdadeiramente feliz, constituído e estabelecido acima de toda bem aventurança" (De Beatitudinibus pg. 44, 1247-9).  

É possível sim acalmar a tempestuosidade dos pensamentos por meio da oração. Porém, baseando-se de que a vida espiritual tenha uma crescente, talvez haja um caminho a percorrer para se alcançar essa felicidade.

Como acalmar os pensamentos por meio da oração?

Foto ilustrativa: Arquivo CN/cancaonova.com

É necessário acalmar o coração

Pensando um pouco sobre o início da vida espiritual, utilizando-se do Doutor Angélico, São Tomás, e Antônio Royo Marin como seu intérprete, vamos ver como é possível rezar enquanto os pensamentos nos atormentam.

Para ter oração, Royo Marin, citando São Tomás (pag. 603 – Teologia da Perfeição Cristã), diz que o modo de atenção necessária, levando em conta nossa limitação interna e externa, é a atenção virtual. Esse tipo de atenção é a que se tem no começo da oração e, muitas vezes, atrapalhada pelas distrações que nos sobrevêm, voluntárias ou
não.

Acalme seu coração! Deus não se irrita com as distrações, desde que a combatamos. Se elas nos atormentam durante a Santa Missa, oração do Santo Terço, Adoração ou oração pessoal, umas 30 vezes por minuto, devemos combatê-las todas as vezes. Segundo Royo Marin, "toda distração combatida (mesmo que não se vença totalmente), em nada compromete o fruto da oração, nem diminui o mérito da alma (pag. 604).

Meus irmãos, no entanto, não podemos ser descomprometidos com a oração dizendo: "será sempre assim". Nada de "síndrome de Gabriela!". Há o que se pode fazer para melhorar a qualidade da nossa atenção na oração.

Apesar de existirem causas de distrações que são involuntárias (temperamento, fadiga mental, pouca saúde e até o demônio), existem mil causas que podemos dizer que são voluntárias e que poderiam muito bem serem evitadas. É bom se distanciar de assuntos que nos perturbam demais ou mexem com nossas emoções (raiva, medo, dor), de tal modo que, durante a oração, possam ficar nos atazanando. Por exemplo, a política, notícias e jornais alarmistas, apostas e jogos, redes sociais etc. são ocasiões que podemos excluir, pois não têm um dever de estado. Um monte de coisas que só servem para inquietar o nosso coração e tirar a nossa paz. Essas coisas surgem na nossa mente enquanto procuramos nos concentrar para a oração e ficam como um enxame de abelhas zumbindo e nos atrapalhando.


Preparação remota e preparação próxima

Não só. Existe mais ainda que se possa fazer. Chamamos preparação remota e preparação próxima. A preparação remota é basicamente o que mencionamos acima. É o cuidado de fugir de assuntos e situações que nos roubam a paz.

A preparação próxima é a responsabilidade de criar um momento propício para a oração. É procurar um lugar longe da agitação, de barulhos, de muitas movimentações. É preciso desacelerar o coração, tanto quanto possível, para ter um mínimo de recolhimento. Por exemplo, às vezes, dispomos de um tempo muito curto para a oração. Nossos planos deram errado, algo nos atrasou ou tivemos uma conversa que nos perturbou, tirou nossa alegria, tranquilidade, ou, simplesmente, o tempo acabou, ficando curto por conta de algum contratempo e, logo em seguida, precisamos correr para terminar as obrigações.

Como parar a agitação do coração para ter o mínimo de concentração? Não dá. O mundo e as pessoas de hoje são muito agitadas e ansiosas e, às vezes, entramos nessa loucura também. A preparação próxima é criar o momento oportuno para a oração. Um momento onde o coração está tranquilo para se recolher. Por exemplo, é bom procurar um horário em que a mente está tranquila. Para muitos, levantar mais cedo é excelente. Para outros, na hora de dormir é melhor. Porém, há outros que, na hora do almoço, conseguem desligar-se totalmente!

É muito importante ter ações voltadas para evitar esse aceleramento interno e externo, caso contrário, não há mágica para, de uma hora para outra, entrar numa profunda oração desligados de todo o mais. Preparação remota e preparação próximas se entrelaçam para nos ajudar a ter um momento de oração com menos distrações.

A coisa mais importante da sua vida

Dessa forma, nos voltamos para a proposta inicial: como acalmar os pensamentos por meio da oração? Ora, com tudo o que foi dito acima, vemos um círculo, em que procuramos nos esforçar para ter um coração mais calmo para a oração e, ao mesmo tempo, com uma oração mais serena e cheia de fé, teremos os nossos pensamentos acalmados pela experiência de Deus mais concreta e profunda vividas pelos momentos de oração. Será certamente uma oração mais intensa e consoladora para a mente e o coração. Possivelmente, conseguiremos sintonizar melhor no coração de Deus, desde uma oração pública como a Santa Missa ou o terço em família, como num momento de mais intimidade
como a oração pessoal, o Estudo da Palavra ou a adoração ao Santíssimo Sacramento.

Poderemos trilhar o caminho de elevação da oração para níveis mais profundos, associados a uma busca sincera por uma vida virtuosa, fugindo dos pecados e das ocasiões de pecado, com uma vida sacramental frequente. Chegará o momento que não haverá situação que nos tire da presença do Senhor, quer seja nos momentos de parada para rezar, quer seja no cotidiano de nossa vida. Colocaremos em prática um modo de viver de uma oração ao ritmo da vida, onde não nos afastamos mais, nem um minuto sequer, a nossa mente da presença de Deus.

Deus abençoe você e não deixe de colocar a oração como sendo a coisa mais importante da sua vida!



Roger de Carvalho

Roger de Carvalho, natural de Brasília – DF, é membro da Comunidade Canção Nova desde o ano 2000. Casado com Elisangela Brene e pai de dois filhos. É estudante de Teologia e Filosofia.
Autor do blog "Ad Veritaten".


Fonte: https://formacao.cancaonova.com/espiritualidade/vida-de-oracao/como-acalmar-os-pensamentos-por-meio-da-oracao/

28 de agosto de 2023

Leigos: um chamado à santidade


"Ide vós também. A chamada não diz respeito apenas aos Pastores, aos sacerdotes, aos religiosos e religiosas, mas se estende aos fiéis leigos: também os fiéis leigos são pessoalmente chamados pelo Senhor, de quem recebem uma missão para a Igreja e para o mundo."

É com este trecho da Exortação Apostólica Pós-Sinodal Christifideles Laici, escrita pelo Papa João Paulo II, em que ele fala especialmente da vocação e missão dos leigos na Igreja e no mundo, que desejo começar este texto. Ela nos mostra que, como leigos, também temos um chamado de Deus e um papel importante na sociedade. Infelizmente, nem sempre essa realidade foi clara para mim, assim como ainda não é clara para muitas pessoas.

Ser leiga e santa

Pouco tempo depois de ter a minha experiência pessoal com Jesus, aos 16 anos, e repleta de um desejo ardente de santidade, passei a querer entender qual era a minha vocação e assim concretizá-la, pois sempre ouvia as pessoas comentarem que só assim eu seria feliz e santa.

O problema é que a minha compreensão sobre a santidade e as vocações era precipitada. Como via muitas imagens e histórias de santos que eram religiosos e religiosas, passei a achar que para ser santa precisava ser freira. Por um curto período, isso me satisfez. Mas conforme eu ia amadurecendo na fé, ainda havia um forte incômodo no meu coração de que esta ainda não era a resposta de Deus.

Para ter as respostas, são necessárias as perguntas. Nesse processo de discernimento vocacional, eu me permiti ter algumas questões interiores: É possível ser leiga e santa? É possível viver a santidade no matrimônio? É possível ser jovem, leiga, solteira e santa?

Créditos: Bruna Maria

Com o passar do tempo, fui conhecendo a história de diversas pessoas que alcançaram graus de santidade em diversos estados da vida laical. Como a Santa Gianna Beretta, Santa Zélia e São Luís (pais de Santa Terezinha do Menino Jesus), que foram casados; ou como a Beata Sandra Sabatini, que foi a primeira noiva a ser beatificada pela Igreja. E também temos jovens como o Beato Carlo Acutis e a Beata Chiara Badano, que eram solteiros e em tudo lutaram pela santidade.

A santidade é um chamado para todos!

Hoje, compreendo que, sem sombra de dúvidas, é possível alcançar a santidade. Independentemente do estado de vida, TODOS SOMOS CHAMADOS A SER SANTOS. Entendi que a santidade é um chamado para todos. Cada um de nós tem um papel especial dentro da Igreja. Nenhuma vocação é melhor nem pior que a outra. São apenas chamados diferentes, e com isso cada uma traz consigo os seus desafios, as suas exigências e graças específicas.

Tal qual escreve o Apóstolo Paulo na 1ª Carta à comunidade de Coríntios. "Porque, como o corpo é um todo com muitos membros, e todos os membros do corpo, embora muitos, formam um só corpo, assim também é Cristo. Em um só Espírito fomos batizados todos nós, para formar um só corpo, judeus ou gregos, escravos ou livres; e todos fomos impregnados do mesmo Espírito.[…] Mas Deus dispôs no corpo cada um dos membros como lhe aprouve. Se todos fossem um só membro, onde estaria o corpo? Há, pois, muitos membros, mas um só corpo."

Desta forma, como leigos, somos chamados, de modo intenso e intencional, a fazer dos lugares que frequentamos – trabalho, faculdade, escola, amizades, pastorais ou movimentos na paróquia – um ambiente de santificação para nós e para os outros. E assim, propagando a fé, a caridade e a esperança, sermos sal e luz para o mundo em que vivemos.

Existem diversos lugares na Igreja e na sociedade que apenas o leigo poderá chegar! São Gregório Magno, ao comentar a parábola dos trabalhadores da vinha em uma pregação para o povo, disse: "Considerai o vosso modo de viver, caríssimos irmãos, e vede se já sois trabalhadores do Senhor. Cada qual avalie o que faz e veja se trabalha na vinha do Senhor".

Seja luz de Cristo para o mundo!
Ester Vieira – Jovens Sarados


Fonte: https://formacao.cancaonova.com/vocacao/vida-religiosa/leigos-um-chamado-a-santidade/


25 de agosto de 2023

Guardar o dia do Senhor é dever do cristão


A santificação do sábado, sinal de que Deus é o Senhor da vida humana, não dependendo apenas do trabalho das pessoas, é uma preciosidade na prática religiosa e foi mantida com extremo cuidado pelo povo escolhido por Ele. O dia do Senhor aponta também para a confiança absoluta na Providência Divina, que não nos abandona. Mesmo sem o trabalho das mãos, no dia de sábado, as pessoas permanecem vivas! E esse dia se torna, no correr dos séculos, síntese e símbolo de todos os bens experimentados por Israel. Ele é fiel expressão e fruto eficaz da espiritualidade hebraica.

Por meio de vários ritos, como o acender das velas, uma bênção pronunciada pela mãe de família e bênçãos recitadas pelo pai, o dia de sábado mostra sua luminosidade e, "como lâmpada para seus passos" (Sl 118,105), clareia o caminho de Israel, revelando e fortificando sua identidade. O sábado foi sinal de alegria e gratidão pelos dons de Deus e a abertura para a plenitude da mesma alegria prometida por Ele. No decorrer da história desse povo, o sábado passou também por decadência em sua observância e, por outro lado, grupos religiosos fizeram com que o dia da liberdade e da consciência da presença de Deus viesse a ser tratado com pesado rigorismo.

Guardar o dia do Senhor é dever do cristão

Foto Ilustrativa: Bruno Marques/cancaonova.com

Jesus também esteve, muitas vezes, presente na Sinagoga, como judeu fiel. Ela foi espaço para dirigir palavras reveladoras aos presentes, assim como lugar de curas e atenções às pessoas. Entretanto, em várias ocasiões se estabelece um conflito entre Jesus e as autoridades religiosas judaicas a respeito da observância do sábado. Jesus tem grande liberdade para fazer o bem nas curas que realiza, priorizando o bem dos mais frágeis, mostrando-se senhor do sábado, o que faz parte da revelação daquilo que ele é, Deus e homem verdadeiro. Nele acontece a superação da visão limitada sobre o dia do Senhor, até porque o dia definitivo chega quando Ele vem e mostra toda Sua força e luz na Ressurreição dentre os mortos.

Domingo, o dia do Senhor

Os primeiros tempos da vida da Igreja assistiram às dificuldades com relação à antiga tradição do sábado, pois os cristãos se voltaram para o primeiro dia da semana, chamado Dia do Senhor, por causa da Ressurreição, justamente a inauguração daquele dia definitivo! O dia da Ressurreição veio a ser a celebração semanal mais importante para nós, e assim o celebramos na Igreja.

"Instituído para amparo da vida cristã, o domingo adquire, naturalmente, também um valor de testemunho e anúncio. Dia de oração, de comunhão e alegria, ele repercute sobre a sociedade, irradiando sobre ela energias de vida e motivos de esperança. O domingo é o anúncio de que o tempo, habitado por Aquele que é o Ressuscitado e o Senhor da história, não é o túmulo das nossas ilusões, mas o berço de um futuro sempre novo, a oportunidade que nos é dada de transformar os momentos fugazes desta vida em sementes de eternidade. O domingo é convite a olhar para diante, é o dia em que a comunidade cristã eleva para Cristo o seu grito: 'Maranatha: Vinde, Senhor!' (1 Cor 16,22). Com esse grito de esperança e expectativa, ela se faz companheira e sustentáculo da esperança dos homens. E domingo a domingo, iluminada por Cristo, caminha para o domingo sem fim da Jerusalém celeste, quando estiver completa em todas as suas feições a mística Cidade de Deus, que 'não necessita de Sol nem de Lua para a iluminar, porque é iluminada pela glória de Deus, e a sua luz é o Cordeiro'" (Ap 21,23) (São João Paulo II, Dies Domini, número 84).


Se algumas línguas o chamam "dia do sol", para nós o domingo é justamente a festa da presença d'Aquele que é a luz do mundo. No entanto, é importante verificar o que temos feito do domingo, pois sua prática pode se degradar e comprometer a própria dignidade da pessoa humana, nele valorizada de modo eminente. De fato, repousar das próprias fadigas corresponde ao ritmo humano e também nos remete à criação do mundo, quando a narrativa bíblica projeta em Deus o descanso e a alegria pela obra realizada. O repouso semanal é importante e deve ser garantido pela legislação civil, e sabemos que ocorrem formas de moderna escravidão em que as pessoas são submetidas ao trabalho de forma iníqua. Como cristão, reivindicamos para todas as pessoas o repouso semanal provado pela história da humanidade como digno e adequado para a vida humana na terra.

Domingo é dia de Missa!

O dia de domingo há de ser preenchido, em primeiro lugar, com a participação na Eucaristia, com a qual se faz presente a Morte e Ressurreição de Jesus. Na escuta da Palavra e na mesa eucarística, os cristãos têm o direito de estar diante do centro da própria fé. Antes de ser uma obrigação, trata-se de um direito! Daí o nosso apelo a que se redescubra o domingo como dia de Missa, e de preferência as famílias encontrem seu modo de participarem como corpo unido do Mistério de Cristo. E vem também a ajudar-nos o esmero com que as Equipes de Liturgia e de Celebração nas Paróquias e Comunidades devem preparar o ato central da vida de Igreja. Quando não é possível a celebração da Missa, multipliquem-se nas Comunidades a santificação do Dia do Senhor com a Celebração da Palavra de Deus, enriquecida ainda em muitas Comunidades com a Sagrada Comunhão, com a reserva eucarística presente em nossos Tabernáculos.

Corremos, entretanto, o risco de transformar o domingo, ou com ele todo o fim de semana, apenas em tempo de ociosidade ou, pior ainda, tempo de todos os vícios nos quais jovens e adultos mergulham de forma arriscada e indigna. O resultado é um esvaziamento terrível, com gosto de ressaca! Sabe-se bem o que significa para muitos a segunda-feira, e porque, popularmente, alguns a chamam de dia de preguiça. Esvaziar-se de valores, entregar-se ao que de menos digno existe só pode trazer frustração às pessoas! O domingo venha a ser recuperado na dimensão do justo repouso e na altura maior, que é a celebração da Ressurreição do Senhor, para que seja, também ele, sinal da vida nova com a qual se comprometem os cristãos.



Dom Alberto Taveira Corrêa

Dom Alberto Taveira foi Reitor do Seminário Provincial Coração Eucarístico de Jesus em Belo Horizonte. Na Arquidiocese de Belo Horizonte foi ainda vigário Episcopal para a Pastoral e Professor de Liturgia na PUC-MG. Em Brasília, assumiu a coordenação do Vicariato Sul da Arquidiocese, além das diversas atividades de Bispo Auxiliar, entre outras. No dia 30 de dezembro de 2009, foi nomeado Arcebispo da Arquidiocese de Belém – PA.


Fonte: https://formacao.cancaonova.com/igreja/catequese/guardar-o-dia-do-senhor-e-dever-do-cristao/