17 de fevereiro de 2019

Qual é o passaporte para chegar ao céu?

Para chegar ao céu não basta apenas ter passaporte

Para chegar ao céu precisamos de um passaporte e depois de um visto. O passaporte é o documento para entrar e sair de países, e o passaporte para entrar no céu é acreditar na misericórdia de Deus. Muita gente não acredita no amor d'Ele, que é exagerado e vai além do nosso entendimento.

Qual é o passaporte para chegar ao céu?

Foto ilustrativa: Chalabala by Getty Images

Uma história diz que um homem muito bom chegou ao céu. Ele era um homem de devoção, que tocava no coro da igreja. Por isso, quando ele bateu à porta, já tinha a certeza de que iria para o céu, então, São Pedro lhe disse: "Vamos ver se você, com seus pontos, entra no céu". E aí o jovem disse tudo aquilo que havia feito na Terra que o fez acumular pontos: "Eu ia à Santa Missa todos os domingos, pagava os impostos, lia a Palavra de Deus semanalmente, cantava no coro, fazia caridade". Com tudo que disse, ele completou 14 pontos, mas, para entrar no céu, ele precisava de 1.000 pontos. Então, ele afirmou: "Vou precisar da misericórdia de Deus". Imediatamente, São Pedro disse que ele já havia alcançado os 1.000 pontos, pois ele se reconheceu necessitado da misericórdia divina.

Não temos pontos para nos salvar, mas a misericórdia de Deus nos salva. Acredite em Jesus como sinal do amor de Deus. No Antigo Testamento se as pessoas cumprissem a lei seriam salvas, mas se não a cumprissem, não eram salvas. No Novo Testamento, para ser salvo é preciso acreditar em Cristo, que é a prova do amor de Deus.

Para chegar ao céu, no entanto, não basta apenas ter passaporte, é preciso ter visto, e para ter o visto é preciso responder duas perguntas: "Você foi feliz na Terra? Você fez feliz alguém na terra? Ao menos uma pessoa?".

Para entrar no céu é simples, só depende de você. Quem você faz feliz? Quem sorri com a sua presença?

Imagine-se adentrando no Céu e São Pedro lhe perguntando: "Você tem passaporte? Tem visto?". É proibido estar triste, podemos sofrer, mas é preciso ser feliz mesmo assim. O sinal do cristão não é a tristeza, mas a esperança em meio à provação. Não podemos levar o peso da cruz, mas o poder da cruz.

Ainda é tempo de conseguir o "passaporte" e o "visto" para o céu, aproveite o tempo e os adquira-os sendo feliz neste tempo.

Prado Flores


Fonte: https://formacao.cancaonova.com/espiritualidade/vida-de-oracao/qual-e-o-passaporte-para-chegar-ao-ceu/

31 de janeiro de 2019

Uma pessoa viva pode doar órgãos para transplantes?

Você sabe o que é transplante de órgãos?

O termo transplante foi utilizado pela primeira vez, em 1778, pelo inglês John Hunter (1728-1793), pesquisador, anatomista e cirurgião. Transplante é a intervenção mediante a qual se enxerta em organismo humano (receptor) uma parte de outro organismo (doador), podendo este ser de origem humana ou animal, quer vivo ou morto, ou até mesmo mecânico. Em sentido amplo, transplante pode ser definido como "deslocamento de uma parcela maior ou menor de tecido ou de um órgão de uma parte do corpo para outra ou de um organismo para outro".¹ A transplantação de órgãos visa, essencialmente, a socorrer pessoas com doenças terminais que afetam órgãos vitais  (coração, rins, pâncreas, fígado etc.); é usada também para melhorar a qualidade de vida do paciente (transplante de ossos) ou mesmo para estética (transplante de pele).²

As partes enxertadas no receptor podem ser células, pequenas regiões de tecido, de pele, de cartilagens, ossos, córneas, válvulas cardíacas etc.; órgãos inteiros (rim, fígado, coração, pâncreas e genes). Numerosos transplantes já foram realizados com verdadeiro sucesso.

Uma pessoa viva pode doar órgãos para transplantes?

Foto ilustrativa: Wesley Almeida/cancaonova.com

Mesmo com todo o aperfeiçoamento das técnicas de transplantes, ainda nos deparamos com alguns problemas relevantes: a insuficiência de órgãos para satisfazer as necessidades, os critérios de estabelecimento de morte, a compatibilidade doador-receptor, demora nas listas de espera, o transporte do órgão, o acompanhamento do paciente pós-transplante (manter o sistema imunológico do paciente controlado para evitar uma possível rejeição) entre outros.

O transplante de órgãos tem características diversas perante outras questões médicas, ou seja, não está restrito, em sentido clínico, à relação paciente-médico, depende ainda de um terceiro fator externo, que é o doador de órgãos. Embora transplantes sejam baseados em técnicas que são comuns na medicina, não podem ser realizados sem doações de órgãos.

Mesmo considerando o valor da doação de órgãos, para melhor ser avaliado o transplante a partir de considerações morais, é preciso conhecer a origem do órgão, se é doador vivo ou cadáver, é o que afirma o teólogo Marciano Vidal: "é mister distinguir, antes de mais nada, a doação de um tecido ou de um órgão por parte de uma 'pessoa viva' com vistas ao transplante e a extração de alguma parte do corpo de um cadáver".³

Quando se trata de doador vivo?

Quando se trata de transplantes de pessoas vivas, ou seja, cujo doador é uma pessoa viva, Vidal afirma que a avaliação moral está fundamentada em dois princípios que se integram mutuamente: o primeiro é o princípio da indisponibilidade da vida própria e da própria integridade funcional. Este princípio preserva a vida da pessoa doadora. Para o autor, se a ciência protege a saúde do doador, não existe motivo de iliceidade.

O corpo do doador mantém suas funções fundamentais, ainda que doando uma parte importante dele; o segundo é a solidariedade, em virtude da qual cada um é chamado a dar algo de si a quem disso necessita. É um amar-se mútuo até o sacrifício de si mesmo. Por isso, mais do que falar de liceidade neste tipo de transplante, além do princípio da totalidade, poder-se-ia falar com maior verdade do princípio da solidariedade, socialidade e caridade.

O Papa São João Paulo II, em discurso aos participantes do XVIII Congresso Internacional sobre os transplantes, em agosto de 2000, ressaltou a grandeza do gesto de amor e solidariedade que se expressa de forma concreta pela doação de órgãos. O Papa cita a encíclica Evangelium Vitae: "Merece particular apreço a doação de órgãos feita segundo formas eticamente aceitáveis, para oferecer possibilidade de saúde e até de vida a doentes, por vezes já sem esperança".5

Qualquer intervenção de transplante de órgãos, diz o Papa, tem origem, geralmente, numa decisão de grande valor ético: "A decisão de oferecer, sem recompensa, uma parte do próprio corpo, em benefício da saúde e do bem-estar de outra pessoa".6 Nisto consiste a nobreza do gesto que se configura como um autêntico ato de amor e elimina toda a possibilidade de comercialização de órgãos.

O que diz a Lei brasileira dos transplantes entre vivos?

Capítulo III – Da Disposição de Tecidos, Órgãos e Partes do Corpo Humano Vivo para Fins de Transplante ou Tratamento. Lei no 9.434/1997: Dispõe sobre a remoção de órgãos, tecidos e partes do corpo humano para fins de transplante e tratamento e dá outras providências.

Art. 9º É permitida à pessoa juridicamente capaz dispor gratuitamente de tecidos, órgãos e partes do próprio corpo vivo, para fins terapêuticos ou para transplantes em cônjuge ou parentes consanguíneos até o quarto grau, inclusive, na forma do §40 deste artigo, ou em qualquer outra pessoa, mediante autorização judicial, dispensada esta em relação à medula óssea.


(…) §3o Só é permitida a doação referida neste artigo quando se tratar de órgãos duplos, de partes de órgãos, tecidos ou partes do corpo cuja retirada não impeça o organismo do doador de continuar vivendo sem risco para a sua integridade e não represente grave comprometimento de suas aptidões vitais e saúde mental, e não cause mutilação ou deformação inaceitável, e corresponda a uma necessidade terapêutica comprovadamente indispensável à pessoa receptora.

§4o O doador deverá autorizar, preferencialmente, por escrito e diante de testemunhas, especificamente o tecido, órgão ou parte do corpo objeto da retirada.

§5o A doação poderá ser revogada pelo doador ou pelos responsáveis legais a qualquer momento antes de sua concretização.

Referências:

1 ESPINOSA, J. Questões de Bioética. São Paulo: Quadrante, 1998,p.46.

2 cf. COELHO, M. M., Xenotransplante: Ética e Teologia. São Paulo: Loyola, 2004, p.22.

3 VIDAL, Marciano, Dicionário de Teologia Moral. Aparecida: Editora Santuário, 1992. Ver especificamente o verbete "Transplantes humanos", p.1237.

4 cf. VIDAL, Marciano, Dicionário de Teologia Moral, Verbete: Transplante de órgãos.

5 JOÃO PAULO II, Carta encíclica Evangelium vitae: sobre o valor e a inviolabilidade da vida humana. São Paulo: Paulinas, 995, no86.



Padre Mário Marcelo

Mestre em zootecnia pela Universidade Federal de Lavras (MG), padre Mário é também licenciado em Filosofia pela Fundação Educacional de Brusque (SC) e bacharel em Teologia pela PUC-RJ. Mestre em Teologia Prática pelo Centro Universitário Assunção (SP). Doutor em Teologia Moral pela Academia Alfonsiana de Roma/Itália. O sacerdote é autor e assessor na área de Bioética e Teologia Moral; além de professor da Faculdade Dehoniana em Taubaté (SP). Membro da Sociedade Brasileira de Teologia Moral e da Sociedade Brasileira de Bioética.


Fonte: https://formacao.cancaonova.com/igreja/doutrina/uma-pessoa-viva-pode-doar-orgaos-para-transplantes/

28 de janeiro de 2019

Você sabe onde quer chegar com o seu namoro?

O eixo em torno do qual seu namoro vai girar é exatamente este: onde você quer chegar com ele?

"Por isso deixará o homem a seu pai e a sua mãe, para se unir à sua mulher, e eles serão uma só carne" (Gênesis 2,24). Essas palavras do Senhor nos revelam a essência da vontade divina para o casal humano: na vivência do amor, ser "uma só carne". O vínculo paternal é substituído pelo conjugal. De fato, Deus fez o homem para a mulher e vice-versa. Essa é a "chave" da humanidade, que jamais qualquer sociedade conseguiu quebrar ou destruir. É no mistério deste "ser uma só carne", que o homem e a mulher, juntos, se tornam "imagem e semelhança" de Deus, na vivência da doação recíproca de si mesmos. Por outro lado, a primeira página na Bíblia nos ilumina para compreendermos as consequências dessa união tão íntima do casal: o seu crescimento mútuo e a geração dos filhos.

"Deus os abençoou: crescei, disse Ele, e multiplicai-vos, enchei a terra e submetei-a" (Gênesis 1,28).

Você sabe onde quer chegar com o seu namoro?

Foto ilustrativa: ASIFE by Getty Images

Aqui se completa o desígnio de Deus para o casal e para a humanidade. O casamento é um namoro que desabrochou bem e atingiu nele o seu fim. Você não pode ter um namoro sadio, maduro, se não tiver como meta última  — o casamento — ainda que sem nenhum compromisso ainda. Ninguém faz uma viagem sem saber onde quer chegar.

Brincar de amar

Você não pode ter um namoro maduro se não souber onde quer chegar um dia. O "eixo" em torno do qual o seu namoro vai girar é exatamente este: onde você quer chegar com ele? Você quer só uma aventura passageira, sem qualquer compromisso, apenas "brincar de amar"? Você quer apenas a companhia de um belo rapaz para se exibir diante das suas colegas? Você quer apenas uma garota avançada que satisfaça a sua sede de sexo e suas fantasias?

Isso não é namoro, é apenas uma brincadeira perigosa, pois, você está colocando em jogo o seu próprio futuro e a sua felicidade.

Construir um lar, formar uma família, gerar e educar os filhos é a grande missão que o Senhor Deus deu à maioria dos homens e das mulheres; e tudo isso começa no namoro. Você não pode brincar de amar e não pode brincar com a vida dos outros, porque o que está em jogo é a felicidade no amanhã.

Doação integral de um ao outro

No pensamento eterno de Deus, o homem e a mulher devem unir-se até formarem uma só carne; mas, para isso, é preciso um longo aprendizado do que é amar. O casamento é uma doação completa de um ao outro, em todo o ser, a fim de completar o outro e fazê-lo crescer. O amor conjugal é, portanto, um mistério de unidade, e isso precisa ser aprendido a partir do namoro.

Nesta unidade completa e nesta doação integral de um ao outro, ambos crescem e psicologicamente se completam; se aperfeiçoam cada vez mais na fé, na moral, na profissão e no carácter.

É esse imenso dom de si que foi transformado por Cristo em sacramento e confere a graça. É por isso que os próprios noivos são os ministros do matrimônio; o padre é a testemunha oficial de Deus e da Igreja. É tão grande diante de Deus esse "entregar-se ao outro sem reservas", que Cristo transformou esta realidade em sacramento, celebrado pelo próprio casal. Ninguém pode fazer isso por eles. Por isso, o matrimônio é o sacramento mais "humano" de todos; e toda essa preparação começa no namoro!



Felipe Aquino

Professor Felipe Aquino é viuvo, pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa "Escola da Fé" e "Pergunte e Responderemos", na Rádio apresenta o programa "No Coração da Igreja". Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova. Página do professor: www.cleofas.com.br Twitter: @pfelipeaquino


Fonte: https://formacao.cancaonova.com/relacionamento/namoro/voce-sabe-onde-quer-chegar-com-o-seu-namoro/

24 de janeiro de 2019

Como escolher a melhor escola para os filhos

É importante que os pais discutam entre si e planejem o futuro do filho

Piscina de bolinha, fazendinha, árvores, massinha, cozinha experimental, parques, ateliê, biblioteca, sala de informática, auditório, viagens de estudo… Ufa! Que demora para chegar ao livro, ao caderno, ao lápis, à leitura, à tabuada, à cópia e ao rascunho, ao mapa e às contas; e se for preciso, à caligrafia… Mas chegou!

Está sendo muito comum observar, nos espaços escolares, um esforço muito grande por parte dos diretores e professores para suprir as exigências do mercado e oferecer um ambiente que satisfaça as necessidades dos alunos, os quais deveriam estar nas mãos do Estado, da família, e não somente do ambiente escolar.

Como-escolher-a-melhor-escola-para-os-filhos

Foto Ilustrativa: Skynesher by Getty Images

Por não encontrar parques e praças adequadas, os alunos que vivem "apartamentados" motivam seus pais a procurarem escolas com ambientes mais lúdicos, cuja proposta de convivência esteja sustentada em relacionamentos sustentáveis. Os pais, em sua maioria, trabalham assumindo cargas horárias pesadas, enfrentam um trânsito difícil, que os impedem de estar em casa na hora das refeições; também os cuidados com as atividades domésticas deixam pouco tempo para brincar com as crianças ou até mesmo para fazer companhia aos adolescentes que moram em um mesmo ambiente.

O corpo que nasceu para o movimento está cada vez mais acomodado em um sofá para o ver o tempo passar. Isso quando não está sobrevivendo, falando e sentindo sozinhos as aventuras dos vídeo-games. Portanto, faz-se necessário que a escola e a família demarquem o seu espaço, a sua função e o compromisso que gostariam que seus alunos e filhos tivessem com a sociedade e com ele mesmo. A partir daí, a escola deverá definir o seu Projeto Político Pedagógico, e as famílias precisam escolher a escola mais adequada para seus filhos.

Como escolher a escola certa para o seu filho?

É importante que os pais discutam entre si e planejem o futuro do filho. Precisam determinar se gostariam de ter filhos sensíveis, politizados, críticos, criativos, espiritualizados, responsáveis e organizados. Sendo assim, precisarão pesquisar escolas em que a projeto pedagógico contemple essas aspirações. Geralmente, são escolas que trabalham pedagogicamente os princípios sócio-interacionistas. Trata-se de um sistema aberto de ensino, que apesar de ter foco nos resultados, trabalha com projetos, o que permite ao aluno um jeito novo de aprender, considerando suas ideias, formas de pensar e de resolver problemas sem se distanciar do currículo formal da série em estudo.

Ao aluno é permitido fazer uma leitura de mundo a partir das suas experiências e dos conhecimentos já adquiridos e ampliados por ele nas mais diversas situações da sua vida. Geralmente, os alunos que estudam em instituições de ensino que contemplam tais comportamentos são falantes, participam de apresentações, desenvolvem liderança e recebem uma educação sócio-moral no seu dia a dia. Uma outra forma de desenvolvimento educacional para o filho são as escolas que trabalham com métodos, dentro de um sistema de ensino fechado, e que supervalorizam o conteúdo e a disciplina. A chamada escola conteudista-tradicional.


Geralmente, são escolas que não devolvem o valor necessário para a convivência, os trabalhos em equipe nem realizam ações pedagógicas que contemplem a criatividade e o senso crítico. Mas quando o assunto é escolher uma escola para o filho ficar ou sair, essa decisão envolve outras análises além dessas. É preciso fazer uma análise sobre a linha de espiritualidade da escola e a formação do corpo docente.

Pós e contras

São orientações pertinentes para que não haja um choque de realidade por parte dos alunos, restando a eles escolher a quem seguir. O seu filho não precisaria escolher o lado A ou B, mas, juntamente com a família e a escola, sentir-se apoiado e conduzido da forma mais harmônica possível. O turno em que seu filho vai estudar é importantíssimo, pois nem a criança nem o adolescente podem ser privados do sono. Principalmente os adolescentes deveriam estudar no turno vespertino, já que, geralmente, dormem mais tarde, o que é típico da idade.

Além dessas especificidades, as famílias têm de colocar, na ponta do lápis, os valores da mensalidade, a lista de material, o uniforme, os projetos de festas comemorativas da escola, a distância geográfica da escola para casa, o transporte escolar e o lanche diário.

Os filhos são muito importantes e é dever da família promover a educação deles, mas sabemos que uma casa não tem como gasto apenas a escola deles.

Então, a escolha não está apenas no campo da pedagogia, na estrutura física ou algo do tipo, mas também no valor financeiro desse grande investimento e da disposição da família em realizar suas aspirações na paz familiar, na assistência, no acompanhamento em casa, nas exigências adequadas à idade da criança e no cumprimento das regras estabelecidas. O reforço positivo por parte dos pais, durante a vida escolar do filho, é tão fundamental quanto deixar claro o que a família espera de um estudante.



Judinara Braz

Administradora de Empresa com Habilitação em Marketing.
Psicóloga especializada em Análise do Comportamento.
Autora do Livro "Sala de Aula, a vida como ela é."
Diretora Pedagógica da Escola João Paulo I – Feira de Santana (BA).


Fonte: https://formacao.cancaonova.com/familia/educacao-de-filhos/como-escolher-a-melhor-escola-para-os-filhos/

21 de janeiro de 2019

Existe um caminho para a reconciliação?

O que significa a reconciliação?

Pregar a reconciliação num mundo como o nosso, onde o rancor e a vingança vão ganhando espaço nos corações, é uma grande e difícil tarefa. Na maioria das vezes, o gosto é amargo, mas não é impossível! Reconciliação significa realizar um acordo entre as partes numa comum unidade e entendimento. Porém, o verbo grego tem uma força de expressão maior: indica a passagem de um estado para outro.

Existe um caminho para a reconciliação?

Foto ilustrativa: Wesley Almeida/cancaonova.com

Apresento aqui duas formas de reconciliação: com Deus e com os irmãos (pai, mãe, filhos, amigos, cônjuges, vizinhos). A reconciliação com Deus é sempre necessária e urgente. Reconciliar-se com o Senhor é deixar-se fazer novamente amigo d'Ele, experimentar Sua misericórdia e deixar que Ele a exercite em nós!

Na verdade, todos nós necessitamos de misericórdia por causa das nossas grandes responsabilidades, assim como por causa da nossa fraqueza e miséria moral. Mal podemos dar três passos sem errar algum. Aprendamos a usar o caminho privilegiado da reconciliação, que é o sacramento da confissão, como sinal sagrado instituído por Cristo para perdoar os pecados mortais e para incrementar a graça santificante.

Também podemos falar a Deus quando nosso coração está pesado e sem motivação, quando estamos tristes ou preocupados. São atos simples que podem ser feitos em qualquer lugar e mantêm a nossa alma orientada para o Senhor. Eles nos preparam para uma boa e sincera recepção do sacramento da penitência.

A reconciliação com nossos irmãos é essencial. É a oração do Pai-Nosso: "Perdoai-nos assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido". Com certeza, não haveria verdadeira reconciliação com Deus se não houvesse um perdão sincero pelas faltas dos nossos próximos. Olhando para a parábola do Filho Pródigo (cf. Lc 15, 1ss), a atitude do filho mais velho é altamente significativa. Ele também tinha necessidade de se reconciliar com o coração de seu pai. Apesar de estar fisicamente próximo, espiritualmente estava muito longe e precisava da misericórdia do Pai.

Podemos dizer que o filho mais velho descobre a misericórdia do Pai vendo a misericórdia deste para com seu irmão. Faz-se, por assim dizer, participante da misericórdia do Pai.


Se hoje você enfrenta esse grande desafio interior de perdoar, creia e dê o passo. Perdoar e reconciliar-se é experimentar um pouco de Deus, é sentir o gosto bom da presença d'Ele em nós! É a sensação de vitória, de bem-estar por ter vencido um obstáculo. É vivência de uma obra nova dentro de nós.

Tenha a disposição interior de perdoar e, depois disso, dê um passo, faça um gesto concreto.

Perdoar é libertação para o coração, para a alma. Não tenha medo!



Paulo Victor e Letícia Dias

Cirurgião-dentista de formação, Paulo Victor foi membro da Comunidade Canção Nova como apresentador, locutor e radialista. Atualmente, ele mora em Campo Grande (MS). É empresário e casado com Letícia Dias.

Letícia Dias é Gerente de Conteúdo e estudante de Letras/Libras com foco na Educação Especial. Foi membro da Comunidade Canção Nova como apresentadora de programas. Hoje, ela mantém uma agitada rotina familiar. Letícia tem um filho caçula que nasceu com Síndrome de Down, e isso a refaz todos os dias.


Fonte: https://formacao.cancaonova.com/atualidade/comportamento/existe-um-caminho-para-reconciliacao/

18 de janeiro de 2019

Como plantar palavras de conforto e vitória na vida dos outros?

"De vossa boca não saia nenhuma palavra maliciosa, mas somente palavras boas, capazes de edificar e de fazer bem aos ouvintes" (Ef 4,29)

Já sabemos que, revestidos do Cristo, nos tornamos "homens novos, criados à imagem de Deus, na verdadeira justiça e santidade" (cf. Ef 4,24). A primeira consequência da vida nova é a prática das virtudes, exercendo-as de forma a reunir todos os cristãos pelo sacrifício de Cristo. Esse trabalho de evangelização está ligado estritamente à felicidade, à caridade e, sobretudo, ao amor. Nesse passo, não nos é exigido sempre grandes obras, mas é importante estarmos atentos aos momentos de tristeza que envolvem aqueles que participam do nosso cotidiano, sempre nos apresentando dispostos a ajudá-los. São Paulo, na carta escrita aos Efésios, ensina: "De vossa boca não saia nenhuma palavra maliciosa, mas somente palavras boas, capazes de edificar e de fazer bem aos ouvintes" (Ef 4,29).

Como plantar palavras de conforto e vitória na vida dos outros?

Foto ilustrativa: Milkos by Getty Images

E assim podemos fazer pequenas obras de evangelização, apenas com palavras de vitórias, as quais, muitas vezes, faltam na vida dos nossos irmãos. Estando com o próximo, é necessário sermos presença verdadeira, principalmente em um momento social em que os smartphones roubam toda a nossa atenção. Estar, de fato, com o outro, é desligar-se dos próprios problemas, das interferências da internet e da televisão, e ouvir o que outro nos diz de coração. Com isso, as palavras certas virão até nós e seremos mensageiros da felicidade.

Por outro lado, é preciso atentar-se às palavras que entristecem e magoam. Por vezes, a correria do nosso dia a dia nos leva a escolher palavras erradas, principalmente quando, desatentos ao sentimento do outro, não interpretamos o momento com o devido respeito e fazemos piadas, brincadeiras ou pouco caso do assunto. Nessa situação, perdemos a oportunidade de fazer o bem. Portanto, que a lição de São Paulo possa estar sempre conosco, para que as palavras que saiam de nossas bocas sempre edifiquem.

Papa Francisco nos ensina: "A misericórdia possui também o rosto da consolação. 'Consolai, consolai o meu povo'(Is 40,1) são as palavras sinceras que o profeta faz ouvir ainda hoje, para que possa chegar uma palavra de esperança a quantos estão no sofrimento e na aflição". Plantar palavras de vitória em sua vida e na dos outros é fácil apenas na teoria. Na prática, são diversas as situações que dificultam ouvirmos e dizermos essas palavras de consolação.

Que Deus nos ilumine e nos guie, para que sejamos capazes de ser uma presença verdadeira que nos afaste das distrações. Para que as palavras de conforto e vitória nos sejam claras, tornando-nos mensageiros da vitória para confortar o próximo em momentos de dificuldades. Logo, você irá adquirir a serenidade necessária para ouvir nos momentos de dificuldade dos outros, além de encontrar amigos verdadeiros, que lhe ouçam e aconselhem, ao seu próprio exemplo. Que assim seja!

Referências:

BÍBLIA SAGRADA. Tradução da CNBB, 18 ed. Editora Canção Nova.

FRANCISCO. Carta Apostólica Misericordia et misera. Dado em Roma em 20 de novembro de 2016.



Luis Gustavo Conde

Advogado com atuação na área de Direito de Família e Direito Bancário. Professor de cursos técnicos. Catequista no Santuário de Nossa Senhora Aparecida em Ribeirão Preto/SP. Palestrante focado na doutrina cristã. Contato: lg.conde@icloud.com Twitter: @luisguconde


Fonte: https://formacao.cancaonova.com/atualidade/comportamento/como-plantar-palavras-de-conforto-e-vitoria-na-vida-dos-outros/

16 de janeiro de 2019

Como ser cristão no terceiro milênio?

Temos o dever de partilhar os valores do Evangelho neste terceiro milênio

Impacta sempre, e muito, a fugacidade do tempo. Nada tem força para deter a voracidade do tempo, que passa inexoravelmente. Só o horizonte da eternidade, para aqueles que têm a fé no Filho de Deus – Salvador e Redentor da humanidade – consola e é certeza da vitória definitiva sobre a fugacidade do tempo. As abordagens filosóficas e antropológicas sobre o tempo carregam riquezas preciosas, lições que, aprendidas, qualificam o existencial humano e dá ao tempo que passa sentido consistente. Desenham o horizonte de uma vida marcada para o desabrochamento que a eterniza.

Como ser cristão no terceiro milênio

Foto ilustrativa: Wesley Almeida/cancaonova.com

Buscar uma qualificada razão para viver é dinâmica intrínseca da condição humana, com incidência não apenas no cotidiano de indivíduos, mas em toda a sociedade. Neste momento em que se completam duas décadas deste terceiro milênio, exercício indispensável é uma avaliação pessoal capaz de identificar quais mudanças são necessárias à própria vida. Com os instantes que transcorrem, marcados por incontáveis e impactantes avanços tecnológicos, torna-se urgente conceber equivalentes progressos humanísticos e espirituais, tão necessários a este tempo.

A realidade se sobrepõe a qualquer argumento ao demonstrar que os importantes avanços tecnológicos e cibernéticos são insuficientes para garantir qualidade de vida a todos. A base para a evolução da humanidade alicerça-se em pilares humanísticos e espirituais, que devem fazer frente a diferentes ideologias – linhas de pensamento que deterioram valores éticos e morais, resultando em graves prejuízos para todos. A perda desses valores gera intolerância, permissividade, desrespeito e desfiguração de identidades – de indivíduos e instituições – produzindo diferentes formas de violência.

É preciso buscar o que está faltando para reverter as dinâmicas que deterioram a vida humana, pois as duas primeiras décadas deste terceiro milênio ainda não ofereceram sinais de melhoras dos males que marcaram o século XX. Os processos educativos formais, até mesmo nos grandes centros acadêmicos e científicos, não estão dando conta de promover ampla qualificação humanística, com incidências transformadoras na realidade. Há, pois, nesse campo, insubstituível meta, que deve ser assumida por todos: promover e reconhecer a preciosidade da vida humana, razão pela qual o Verbo de Deus se fez carne e veio morar entre nós, para salvar a humanidade.


Todos têm responsabilidade nessa missão de promover os princípios éticos e morais. De modo especial, é tarefa dos cristãos superar disputas entre si, com ou sem razões confessionais, no sentido de oferecer ao mundo uma fonte inesgotável de valores humanísticos: a Palavra de Deus, que tem força para combater o relativismo defendido por ideologias, com a troca de certos princípios por uma liberdade ilusória. Ouvir e acolher o Evangelho produz frutos e qualifica a interioridade humana. Buscá-lo é atitude essencial para fazer da terceira década deste milênio bem mais do que simplesmente um tempo promissor.

Na escuta do Evangelho, vale dedicar-se de modo especial ao Sermão da Montanha, com a sua força transformadora. Quem busca essa Palavra coloca-se diante de Deus, em atitude de escuta que faz reverberar o sentido de fraternidade solidária, a partir da consciência de que todos são filhos de Deus. Ouvir a Palavra causa impacto, é uma experiência que permite aprender misticamente a imprescindível lição que vem do coração de Deus. "Ouvistes o que foi dito: amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo. Eu, porém, vos digo: amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem". O cristão tem, pois, uma grande contribuição a oferecer nesta corrida contra o tempo: partilhar os valores do Evangelho neste terceiro milênio.



Dom Walmor Oliveira de Azevedo

O Arcebispo Metropolitano de Belo Horizonte, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, é doutor em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana. Atual membro da Congregação para a Doutrina da Fé e da Congregação para as Igrejas Orientais. No Brasil, é bispo referencial para os fiéis católicos de Rito Oriental. http://www.arquidiocesebh.org.br


Fonte: https://formacao.cancaonova.com/atualidade/sociedade/como-ser-cristao-no-terceiro-milenio/