21 de maio de 2018

Síndrome espiritual da macrocefalia e microcardia

Você sabe o que é a síndrome espiritual da macrocefalia e microcardia?

Macrocefalia e microcardia espiritual, a doença do século XXI. As pessoas têm crescido em conhecimento, porém pouco em sabedoria. Possui uma mente grande para armazenar conhecimento e informações. Porém, um coração pequeno e insensível às necessidades dos outros. Descreve o Evangelista São Lucas que "Jesus ia crescendo em sabedoria, tamanho e graça diante de Deus e dos homens" (Lc 2,52).  Sendo Jesus o modelo por excelência para todos os homens, podemos nele nos inspirar e seguir.

Síndrome-espiritual-da-macrocefalia-e-microcardia

Foto ilustrativa: kaelhser by Getty Images

São Lucas é categórico, afirma que Jesus crescia em sabedoria, tamanho e graça diante de Deus. A sequência das palavras são significativas. O crescimento em sabedoria antecede os demais, vem por primeiro. Isso para expressar que o homem deve ser cheio de sabedoria antes de qualquer coisa. Crescer em estatura, mas não em sabedoria, isto consiste em um desajuste, em uma deformação.

Jesus é o modelo do crescimento completo e integral de todos os homens. Na sequência das palavras, o ultimo crescimento é em graça diante de Deus. Ou seja, quem cresce em sabedoria e em estatura, cresce de forma harmônica, consequentemente será cheio da graça de Deus.

Em nenhum outro tempo o mundo teve acesso a tantas informações e conteúdos diversos. Assuntos de religião, política ou economia. Livros impressos ou digitais. São inúmeras as facilidades para obter conhecimento. Desta forma, o ser humano tem se tornado conhecedor de quase tudo. Através da técnica tem buscado explorar a natureza e tornar a vida humana menos pesada. Por outro lado, também é verdade que as pessoas têm perdido a sensibilidade com o próximo e pensado somente em si. Isso significa que elas têm crescido em conhecimento mediante as informações recebidas, mas não têm crescido em sabedoria, fruto do Espírito Santo. A sabedoria está ligada às necessidades do coração. O amor ao próximo, a  solidariedade, o perdão… Todos esses são atributos do coração.


É por isso que nossa sociedade tem adoecido e se deformado pela síndrome da macrocefalia e da microcardia, isto é, cabeça grande e coração pequeno. Meus irmãos é preciso sim, crescermos em conhecimento. Porém, não podemos esquecer que é preciso também, crescer em sabedoria e Graça diante de Deus. Não seja uma pessoa deformada. Se crescer a cabeça, não esqueça de aumentar da mesma forma o coração.



Elenildo Pereira

Candidato às Ordens Sacras na Comunidade Canção Nova. Licenciado em Filosofia pela Faculdade Canção Nova, Cachoeira Paulista (SP).  Bacharelando em Teologia pela Faculdade Dehoniana, Taubaté (SP) e pós-graduando em Bioética pela Faculdade Canção Nova. Atua no Departamento de TV da Canção Nova, no Santuário Pai das Misericórdias e Confessionários.

0 Comentários

Nenhum comentário: