1 de maio de 2023

Trabalhe para viver, não viva para isso: como não ser escravo do trabalho


O tema é capa de jornais, revistas, títulos de livros e roteiros de cinema. A grande questão é: as respostas ainda demoram a chegar. Como trabalhar pouco, se as contas são altas? Se eu não trabalhar, não vou ganhar e, consequentemente, não poderei viajar, ter um carro ou ter conforto em minha casa?

Pesquisas mostram que o estresse pelo excesso de trabalho pode levar aos problemas de saúde mental, como depressão e ansiedade, além de afetar negativamente o desempenho do indivíduo em tarefas simples e complexas.

Para se ter sucesso, também é necessário parar, descansar e buscar formas de desconectar-se do trabalho. Vencer os estímulos, negar propostas, negociar serviços e delegar são parte do processo de diminuir o ritmo.

Saiba e aceite descansar

Engana-se quem acha que dormir é sinônimo de descansar. Já aconteceu de você dormir e acordar ainda cansado? Pois é, um sono tranquilo e restaurador nem sempre chega para todos. Dados do Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (IBOPE) mostram que 65% da população do país têm baixa qualidade de sono. Além disso, apenas 7% procuram ajuda médica.


Alterar a rotina do trabalho para obter descanso

Realizar caminhadas, estar em contato com a natureza, deixar as telas e as luzes alivia a mente e o estresse. Estar próximo de pessoas positivas, que emanam coisas boas e evitam reclamar também auxilia no descanso mental e emocional.

É uma questão de começar buscando uma disciplina para o descanso. No início, pode haver estranhamento, culpa, vazio e não conseguir logo de primeira, no entanto, é necessário persistir. Aos poucos, se acostuma e a prática se torna um hábito.

Uma mente calma ajuda na produtividade e a buscar soluções criativas para problemas que, antes, estavam complicados de solucionar. Lembre-se de que cada pessoa é única e pode precisar de estratégias diferentes para manter-se relaxada e disposta.



Ioná Piva

Atualmente é professora da Faculdade Canção Nova (Jornalismo e Rádio e Televisão). Mestre  em Comunicação Social pela  linha de pesquisa  Inovações Tecnológicas na Comunicação Contemporânea


Fonte: https://formacao.cancaonova.com/atualidade/comportamento/trabalhe-para-viver-nao-viva-para-isso-como-nao-ser-escravo-do-trabalho/


0 Comentários

Nenhum comentário: