4 de maio de 2023

Descubra os benefícios da dança para o corpo e a mente


A prática da dança traz inúmeros benefícios tanto para o corpo quanto para a mente, sendo uma atividade física milenar presente em diversas culturas. Além de ser uma forma de diversão, a dança também é considerada uma atividade física que proporciona bem-estar, melhora do condicionamento físico, combate a depressão e outros benefícios.

A cultura da dança é rica em variedade de ritmos e maneiras de dançar, o que torna a prática ainda mais interessante e enriquecedora. Além disso, a dança também tem um forte componente social, permitindo fortalecer a conexão entre as pessoas, trabalhar o respeito, a escuta e a coletividade.

A dança só traz coisas boas

No que se refere aos benefícios físicos, a dança é capaz de ajudar a perder calorias, proteger as articulações, fortalecer os músculos, trabalhar a coordenação motora, melhorar o sistema cardiovascular e aumentar o fluxo sanguíneo. Além disso, também contribui para melhorar a postura, a flexibilidade, a oxigenação no cérebro e o condicionamento físico.

Créditos: Hispanolistic by Getty Images/cancaonova.com

Do ponto de vista mental, a dança libera hormônios do bem-estar, como a serotonina e a ocitocina, que ajudam a combater a depressão, diminuir a ansiedade e elevar a autoestima.


É para todas as idades

A prática da dança também estimula as habilidades psicomotoras e cognitivas, como a atenção, percepção, concentração, lateralidade, ritmo e orientação espacial. Além disso, em algumas coreografias, é necessário decorar passos e sequências, o que contribui para trabalhar a memória.

A dança é uma prática que promove qualidade de vida em todas as idades. Nos idosos, ajuda na reabilitação dos movimentos, no equilíbrio, na agilidade e no bem-estar físico e emocional. Já nas crianças, ajuda a desenvolver a consciência corporal, a criatividade, a expressividade, a musicalização e, principalmente, a socialização. Descubra seu ritmo preferido e divirta-se!

Ana Carolina Duque Valente Oliveira – Instrutora de cursos livres 


Fonte: https://formacao.cancaonova.com/atualidade/saude-atualidade/descubra-os-beneficios-da-danca-para-o-corpo-e-a-mente/


0 Comentários

Nenhum comentário: