26 de novembro de 2021

Quanto mais a gente agradece, mais coisas boas acontecem


Quando você pensa em gratidão, talvez tenha a ideia que é um sentimento ligado à emoção e que deve ser expresso para fazer bem às pessoas. Ok! Só que vai muito além disso! Ser grato, na verdade, é uma escolha diária que pode trazer diversos benefícios não apenas para quem recebe nosso reconhecimento, mas principalmente para nós que somos gratos.

Jesus sabia disso e, já no início da Sua missão, ensinava Seus discípulos a serem sempre gratos: "Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus a vosso respeito…" (1Timóteo 5,18). Mas a gratidão não é algo que brota naturalmente sem dedicação de nossa parte. Na verdade, creio que ela é, antes, uma construção que cresce e fortalece-se a partir das escolhas que fazemos em cada situação concreta. Quem passou por uma internação hospitalar, por exemplo, pode sentir-se grato ao receber alta, voltar a alimentar-se e fazer suas atividades sozinho. Ou pode escolher apenas reclamar pelos dias que passou enfermo no hospital, sem colher os benefícios que teria se fosse agradecido.

Sentir-se grato só lhe causa coisas boas

Aliás, os benefícios por ser grato são inúmeros! De acordo com estudos do Dr. Robert A. Emmons, a gratidão aumenta efetivamente a felicidade e ajuda a lidar com a depressão. Com isso, reduz diversas emoções tóxicas, como a inveja, o ressentimento, a frustração e o arrependimento, e ainda proporciona uma visão mais positiva em relação aos fatos ordinários da vida. Segundo o estudo, as pessoas que exercem a gratidão tendem a se comportar de maneira mais social, mesmo quando os outros são menos gentis; e a empatia e sensibilidade pelos outros também aumenta consideravelmente.

Quanto mais a gente agradece, mais coisas boas acontecem

Foto Ilustrativa: Wesley Almeida/cancanova.com


Você agradece a Deus?

Penso que, assim como o amor é contagiante, a gratidão também é. Portanto, neste tempo em que muitos se reúnem para celebrar o dia mundial de ação de Graças, que tal irmos além da festa e realmente darmos graças a Deus por tudo que em Sua infinita bondade Ele nos dá?

Agradecer pelas coisas simples que recebemos, todos os dias, sem nem mesmo perceber. O ar que respiramos é um bom exemplo. Se ele nos falta, como infelizmente faltou para muitas pessoas que foram vítimas da Covid – 19, causa um transtorno insuportável, mas se o temos constantemente, será que lembramos de agradecer a Deus?

Tenho certeza que se pararmos para observar, temos milhões de motivos para agradecer a Deus e às pessoas que, de alguma maneira, têm a vida entrelaçada com a nossa; afinal, é bom lembrar: "Ninguém é tão pobre que não tenha o que dar, e ninguém é tão rico que não tenha nada a receber", (Álvaro Granha).

Por isso, mesmo que tenhamos pedidos a fazer, proponho que, no dia de hoje, façamos uma pausa para agradecer!



Dijanira Silva

Missionária da Comunidade Canção Nova, desde 1997, Djanira reside na missão de São Paulo, onde atua nos meios de comunicação. Diariamente, apresenta programas na Rádio América CN. Às sextas-feiras, está à frente do programa "Florescer", que apresenta às 18h30 na TV Canção Nova. É colunista desde 2000 do portal cancaonova.com. Também é autora de livros publicados pela Editora Canção Nova.


Fonte: https://formacao.cancaonova.com/atualidade/comportamento/quanto-mais-gente-agradece-mais-coisas-boas-acontecem/


0 Comentários

Nenhum comentário: