10 de dezembro de 2020

A fé nos leva a confiar em Deus em qualquer circunstância


A fé nos leva a conhecer a grandeza e a majestade do Senhor. "Deus é grande demais para que possamos conhecê-lo" (Jó 36,26). É por isso que Ele deve ser o primeiro a ser amado e servido. "Amar a Deus sobre todas as coisas", manda o primeiro mandamento.

A fé nos leva a viver em ação de graças. Se Deus é único, tudo o que somos e possuímos vem d'Ele: "Que é que possuis, que não tenhas recebido?" (1Cor 4,7). "Como retribuirei ao Senhor todo o bem que me fez?" (Sl 116,12).

A fé nos leva a confiar em Deus em qualquer circunstância

Foto ilustrativa: Wesley Almeida/cancaonova.com

A dignidade do homem se revela a partir da fé

A fé nos leva também a conhecer a unidade e a dignidade de todos os homens, pois todos foram criados "à imagem e semelhança de Deus" (Gn 1,27), são filhos do mesmo Deus e irmãos.

A fé nos leva a usar corretamente as coisas criadas, leva-nos a usar de tudo o que nos aproxima do Senhor e a nos desapegarmos das coisas que nos desviam d'Ele.

A confiança em Deus

Dizia São Nicolau de Flue: "Meu Senhor e meu Deus, tirai-me tudo o que me afasta de vós. Meu Senhor e meu Deus, dai-me tudo o que me aproxima de vós. Meu Senhor e meu Deus, desprendei-me de mim mesmo para doar-me por inteiro a vós."


A fé nos leva a confiar em Deus em qualquer circunstância, mesmo na adversidade. Santa Teresa de Jesus exprime-o de maneira admirável nesta oração: "Nada te perturbe, nada te assuste. Tudo passa, Deus não muda. A paciência tudo alcança. Quem a Deus tem nada lhe falta".

Só Deus basta!

(Extraído do livro "Ciência e Fé em harmonia", do Professor Felipe Aquino)



Felipe Aquino

Professor Felipe Aquino é viuvo, pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa "Escola da Fé" e "Pergunte e Responderemos", na Rádio apresenta o programa "No Coração da Igreja". Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova. Página do professor: www.cleofas.com.br Twitter: @pfelipeaquino


Fonte: https://formacao.cancaonova.com/igreja/catequese/a-fe-nos-leva-a-confiar-em-deus-em-qualquer-circunstancia/

0 Comentários

Nenhum comentário: