9 de setembro de 2019

O Reino de Deus é exigente

"Quem põe a mão no arado e olha para trás não está apto para o Reino de Deus" (Lc 9,62). Citação bíblica talvez bem conhecida, mas pouco levada em conta. Seguir Jesus exige radicalidade traduzida em disposição para dizer sempre 'sim' à vontade d'Ele, que nos surpreende e, muitas vezes, é contrária a nossa.

Pôr a mão no arado, sem olhar para trás, é questão de coerência, perseverança e fidelidade. Vimos muitos que gostariam de seguir o Mestre, mas, envolvidos pela tentação de "olhar para trás", têm a atitude de um daqueles primeiros servos chamados pelo próprio Jesus para segui-Lo. O Senhor lhes disse: "Segue-me". Este respondeu: "Permite-me primeiro ir enterrar meu pai"; um outro ainda lhe disse: "Eu te seguirei Senhor, mas me deixa, primeiro, despedir-me de minha casa". Jesus, porém, respondeu-lhe: "Quem põe a mão no arado e olha para trás não está apto para o Reino de Deus" (Lc 9,59 ss).

O Reino de Deus é exigente

Foto ilustrativa: Bruno Marques/cancaonova.com

O Reino de Deus é exigente, não nos permite dar um passo para frente e dois para trás. Acredito que seja por isso que os discípulos tiveram tanta dificuldades em responder prontamente ao chamado de Cristo, e continuam tendo até hoje. Ele não promete vida fácil nem riqueza a Seus seguidores nesta Terra: "… o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça" (Lc 9,58), diz falando de si mesmo. Somente uma experiência pessoal com o amor de Deus, renovada a cada dia, faz-nos caminhar alimentados pela esperança, expressa nesta outra passagem: "Quem perseverar até o fim, esse será salvo" (Mt 10,22).

O que é contrário ao Reino de Deus?

Chiara Lubich escreveu em um Artigo da Revista Cidade Nova (junho/04): "Quanto mais nos enamorarmos de Deus e experimentarmos a beleza do mundo novo ao qual Ele deu início, tanto mais aquilo que deixamos para trás perderá a sua atração".

À medida que experimentamos a beleza do Evangelho vivido, vemos, claramente, o quanto é contrário ao Reino de Deus a indecisão, a preguiça espiritual, a pouca generosidade, a covardia, o egoísmo, as meias medidas.


Rompamos com tudo isso e tomemos, agora mesmo, a decisão de seguir o Mestre com a mão firme no arado, mas sem ceder à tentação de olharmos para trás.

Um exercício que tem me ajudado, e partilho com você, é começar o dia declarando: "Quero viver, hoje, melhor do que ontem". Para isso, você tem de  empenhar-se bastante na prática do bem. Se conseguir agir assim, certamente, experimentará a paz ao fim do dia, e o coração pleno de felicidade, pois é o próprio Senhor que declara: "Há mais alegria em dar do que receber".



Dijanira Silva

Missionária da Comunidade Canção Nova, desde 1997, Djanira reside na missão de São Paulo, onde atua nos meios de comunicação. Diariamente, apresenta programas na Rádio América CN. Às sextas-feiras, está à frente do programa "Florescer", que apresenta às 18h30 na TV Canção Nova. É colunista desde 2000 do portal cancaonova.com. Também é autora do livro "Por onde andam seus sonhos? Descubra e volte a sonhar" pela Editora Canção Nova.


Fonte: https://formacao.cancaonova.com/espiritualidade/vida-de-oracao/o-reino-de-deus-e-exigente/

0 Comentários

Nenhum comentário: