28 de março de 2018

Luz da Fé: Onde encontrar a felicidade

Somente em Deus o homem há de encontrar a felicidade, que não cessa de procurar

Neste programa "Luz da Fé", quero refletir com você sobre o número 27 do Catecismo da Igreja Católica, que ensina o seguinte:

Foto ilustrativa: Jorge Ribeiro / cancaonova.com

O desejo de Deus

O desejo de Deus está inscrito no coração do homem, já que, o homem é criado por Deus e para Deus; e Deus não cessa de atrair o homem para si, e somente em Deus o homem há de encontrar a verdade e a felicidade que não cessa de procurar:

«O aspecto mais sublime da dignidade humana está nesta vocação do homem à comunhão com Deus. Este convite que Deus dirige ao homem, de dialogar com ele, começa com a existência humana. Pois se o homem existe, é porque Deus o criou por amor e, por amor, não cessa de dar-lhe o ser, e o homem só vive plenamente, segundo a verdade, se reconhecer livremente este amor e se entregar ao seu Criador»(1).

O GPS para a felicidade

Deixa eu contar algo pra você: certa vez, eu fui com a minha esposa a uma consulta médica numa cidade aqui do Vale do Paraíba. Ao final da consulta, a médica insistiu para que fizéssemos o medicamento num certo laboratório que havia naquela cidade. Ela, então, fez toda uma explicação demorada de como chegar naquele endereço (inclusive desenhou um mapa, numa folha para que eu não me perdesse). Eu tentava explicar, em vão, àquela médica que eu tinha um aparelho GPS no meu carro, ou seja, era só me dar o endereço que o GPS se encarregaria de indicar-me o caminho. Aceitei educadamente o mapa que ela fez, mas não o utilizei, pois usei o GPS mesmo.

Por que estou lhe contando isso? Porque nesse número 27 do Catecismo da Igreja Católica, vemos a indicação de um "GPS" que nos direciona rumo à felicidade. Sim, mais ainda: existe Alguém que nos guia acertadamente para a felicidade: "somente em Deus o homem há de encontrar a verdade e a felicidade que não cessa de procurar".


Hoje, meu irmão, você sente-se infeliz? Então, busque a Deus; procure por Ele. Somente em Deus – nos ensina a Mãe Igreja – o homem há de encontrar a verdade e a felicidade que não cessa de procurar. Então, não procure mais a felicidade no álcool, nos vícios, na prostituição. Não procure a felicidade onde ela não está.

A felicidade só encontramos em Deus. Ele é o "GPS" que nos indica, com segurança, o caminho. Você quer acertar a direção rumo à felicidade? A resposta está em Deus; com Ele você encontrará a felicidade para a sua vida.

Um forte abraço!

Alexandre Oliveira
Missionário da Comunidade Canção Nova

(1) Constituição Pastoral "Gaudium et spes" 19,1

0 Comentários

Nenhum comentário: