6 de novembro de 2017

Como lido com a realidade do namoro que chegou ao fim?

Nenhuma relação poderá ser mantida por muito tempo apenas por uma das partes

A novidade dos primeiros momentos de namoro traz para a vida um colorido diferente, um estímulo que nem a distância nem as condições atmosféricas, por piores que possam parecer, poderiam fazer com que os enamorados adiassem um encontro.

Para os casais mais românticos, trocas de cartões apaixonados, flores e, ultimamente, as mensagens pelo WhatsApp e outros aplicativos, continuamente "explodem", enchendo os corações dos apaixonados com mensagens de amor.

Foto: Wesley Almeida / cancaonova.com

Após algum tempo, muitas vezes, lentamente, o romantismo, que se esperava durar por toda a vida, vai perdendo o empenho e a força. O desinteresse nos compromissos é justificado por "desculpinhas", entre outras coisas, que originalmente não faziam parte do relacionamento. Há a impressão de que a relação parece estar sendo sustentada apenas por um dos namorados. As evidências apontam para caminhos que talvez o mais apaixonado dos dois não gostaria de assumir. Seja pelo longo tempo de convivência ou seja pela insistência em acreditar que ainda poderá haver o desejo de uma mudança concreta de comportamento do outro.

Cumplicidade é importante

A cumplicidade nos objetivos comuns é a base de todo relacionamento sadio. Cumplicidade esta que, acredito eu, repousa na predisposição às mudanças em razão da felicidade de quem amamos. Por que alguém haveria de insistir no namoro se não existe a mesma cumplicidade e empenho por parte do outro em manter o compromisso?

Acredito que nenhuma relação poderá ser mantida por muito tempo apenas por uma das partes. Por outro lado, o término de um relacionamento, normalmente, acontece somente por um dos namorados. Com isso, aquele(a) que ainda se sente apaixonado(a), como que tomado por uma cegueira, poderá buscar uma reaproximação, mesmo sabendo que estava sendo parcialmente correspondido(a) em seus anseios. Será uma situação de difícil "digestão", a qual apenas ferirá a autoestima de quem foi abandonado.

Assim, será necessário um tempo para recompor suas emoções e até mesmo para avaliar o que foi vivido.


Meu namoro chegou ao fim. E agora?

Em nossas convivências pessoais, aprendemos a acolher e a assimilar situações que antes poderíamos pensar não ser capazes de administrá-las; entretanto, essas experiências nos farão mais maduros e seguros. Mesmo que esse processo possa ser doloroso, tudo será útil e nos servirá de parâmetros de avaliação sobre as qualidades e interesses desejados para um futuro relacionamento, assim como nos ensinará a ponderar sobre o nosso próprio comportamento e expectativas dentro da convivência numa vida a dois.


Ainda que você esteja meio atordoado(a) pelo sentimento ferido devido ao rompimento, a retomada das atividades simples de entretenimento e a convivência com amigos sempre serão importantes, pois, do contrário, o fechamento e o medo do mundo tendem a levá-lo(a) a situações mais delicadas e de desânimo.

O nosso crescimento pessoal se faz com experiências, e nem sempre o mundo nos poupará de viver somente as mais agradáveis.

Deus abençoe.

0 Comentários

Nenhum comentário: