4 de setembro de 2008

Não só de pão vive o homem

Imagem de Destaque
Os ensinamentos de Deus expressos em sua Palavra

"Não só de pão vive o homem, mas de toda Palavra que procede da boca de Deus" (Mateus 4,4).

Setembro é o mês que a Igreja dedica à Palavra de Deus, mas isso não quer dizer que ela não dedique os outros onze meses. É que, em setembro, a Igreja faz um grande mutirão para lembrar aos católicos a importância da Palavra de Deus, cujos ensinamentos estão expressos na Bíblia

A Igreja Católica escolheu este mês porque nele se comemora o "dies natalis", a festa de São Jerônimo, "doutor máximo" no ensino das Santas Letras. Na verdade, no século IV, quando a Igreja saia das catacumbas e se multiplicavam os fiéis, a pregação do Evangelho também precisava se multiplicar. São Jerônimo, então, tomou para si a obra imensa de traduzir dos originais escritos nas línguas hebraica, aramaica e grega, para o latim (linguagem popular de então), os Livros que contavam a misericórdia de Deus com a humanidade. A partir daí, para o povo inculto, vindo da barbárie que invadira o Império Romano, a mesma Revelação se traduzia nas esculturas e pinturas das catedrais, que ilustravam para o povo a Palavra e a História da Salvação pregadas nos púlpitos e nas praças. Não havia ainda a imprensa nem mesmo o papel.

Não era fácil a multiplicação dos escritos. Mas, na liturgia e na missão "perseverava a Igreja na doutrina dos Apóstolos, na fração do pão e nas orações"(Cf. At 2,42), como no princípio, no tempo apostólico.

A Bíblia é o Livro dos livros, é a obra mais conhecida em todo o planeta. Ela também conta com o maior número de traduções dentre todas as obras existentes e está presente no maior número de nações. No entanto, nem sempre nos relacionamos com ela do jeito mais ideal.

Estamos no início do mês de setembro, o conhecido e celebrado Mês da Bíblia. É mais uma oportunidade para examinarmos nossa vida e vermos qual é o valor que estamos dando a este livro tão especial e tão importante para todos os que seguem a Jesus, como Caminho, Verdade e Vida.

A Bíblia é um verdadeiro testamento. E o que é um testamento? É uma carta na qual se colocam as coisas mais íntimas, mais sinceras e mais profundas. É onde se fala com o coração e são relatados os "últimos" desejos de alguém. É onde o pai "divide" os bens entre os filhos e amigos. É o meio pelo qual nós fazemos pedidos e recomendações.

Que neste mês de SETEMBRO tenhamos uma amor maior pela PALAVRA de DEUS e todos os seus ensinamentos.

Deus abençoe,

Abraços do irmão e amigo,

0 Comentários

Nenhum comentário: