12 de março de 2018

A influência da televisão na vida das crianças

A TV tem uma influência muito negativa, principalmente, na vida das crianças

Muitos problemas que vivemos são decorrentes de imagens televisivas que ficaram gravadas em nosso subconsciente e inconsciente. É claro que, a televisão amplia nossa visão de mundo, mas também sabemos o quanto desperta nossa curiosidade.

Foto ilustrativa: Daniel Mafra/cancaonova.com

Pesquisas realizadas, inclusive pelo Ministério da Justiça, concluem que, de fato, a TV tem uma influência muito negativa na vida das pessoas, especialmente na das crianças e adolescentes. Uma criança que fica vendo programas que mostram cadáveres, assaltos e outras formas de violência acaba perdendo a capacidade de ficar perplexa. A criança passa a achar que o mundo é assim mesmo. Não adianta afirmar que a TV mostra aquilo que o povo quer assistir. Sabemos que, os meios de comunicação, especialmente a televisão, são grandes formadores de opinião. Do contrário, não se investiria tanto em propaganda e marketing.

Quando às cenas de sexo, homossexualismo, troca de casais, etc., alguns poderiam dizer que é normal já que, a grande maioria das pessoas praticam sexo. Ora, esse é um argumento bem inconsequente, afinal de contas, todos nós precisamos ir ao banheiro algumas vezes por dia, mas nem por isso gostaríamos de nos ver filmados ou fotografados quando fazemos nossas necessidades naturais. Não é o fato de se fazer que autoriza a publicação.

Todas as coisas são boas e bonitas feitas na hora certa, do jeito certo e no lugar certo. Sexo tem a ver com intimidade, é um momento de profunda oração na vida de um casal. A sexualidade está ligada ao mistério do amor, tem relação com Deus e com a coparticipação na obra da criação. Mas do modo como é apresentada, passa a ser vulgar, pecaminosa, imoral e profundamente destruidora das consciências. A criança acostuma-se e começa a achar tudo isso normal. É até mesmo um crime despertar a criança para o genitalismo quando nem mesmo a sexualidade foi despertada. É crime maior ainda despertar e incentivar o genitalismo barato, pecaminoso e imoral.


Esse tipo de programação acaba reduzindo a infância, antecipando para a criança problemas que, só conheceria mais tarde como drogas, prostituição, traição e aborto.

Por que será que quando a televisão quer aumentar a audiência só pensa em violência, sexo e baixaria? Porque o povo gosta de ver essas coisas, poderiam responder alguns, no entanto, sabemos que isso não é verdade. Antes de apresentar esses fatos, a própria TV se encarrega de fazer chamadas sensacionalistas e dar grande ênfase às matérias que serão apresentadas. Primeiro, a TV desperta a curiosidade, depois vem com as imagens terríveis, que vão sendo gravadas no coração de todos nós, especialmente no das crianças. Por isso, além do uso racional da televisão, precisamos orar a partir dessas imagens distorcidas que ela provocou em nós.

Livro: "Seja feliz todos os dias"
Pe Léo

0 Comentários

Nenhum comentário: