4 de abril de 2022

Reze pela cura dos traumas gerados durante a gestação


Orar pela nossa vida intrauterina pode parecer uma coisa sem sentido, mas você não imagina a importância de sermos curados das más lembranças ocorridas no período em que estivemos no ventre materno.

A criança, a partir da sua concepção, absorve tudo o que a mãe lhe transmite e fica inundada de amor ou da sua
falta. Consciente ou inconscientemente, a mãe transfere para a criança todas as suas emoções – amor, medos, raiva, rejeição, tristeza, alegria. Se, durante a gestação, a mãe rejeita a criança, as sequelas desta atitude podem durar até fim de sua vida. Por isso, as raízes mais profundas da nossa história são encontradas precisamente nos primeiros meses de nossa existência.

Se a mãe tentou praticar o aborto, isso pode ter gerado uma mágoa muito grande no coração da criança – é a maior rejeição que uma pessoa pode sentir. Muitas vezes, nas orações de cura interior, percebemos que a raiz de tudo está na atitude que a mãe teve ao tentar realizar o aborto. Essas mágoas precisam de um processo muito longo de cura.

Descubra os traumas do ventre materno

Carregamos muitas marcas da nossa gestação. Neste capítulo, vamos orar por elas e meditá-las. A partir de agora, voltaremos a ser crianças no ventre da mãe. Se hoje não somos felizes e temos muitas travas impedindo nossas realizações, saiba que o projeto de Deus para nós é maravilhoso!

Reze pela cura dos traumas gerados durante a gestação

Foto Ilustrativa: Halfpoint by Getty Images / cancaonova.com

Deus nos diz através do Salmo 139: "Eu te conheço desde antes da fundação do mundo". As nossas deficiências e nossos medos podem estar baseados em uma situação vivida no ventre materno. É importante que nos coloquemos no colo de Deus, meditando a Sua Palavra. Nela seremos curados mês a mês. Nós viemos de Deus! Ele tudo conhece! Somos Suas criaturas.

Oração

Senhor, tu me examinas e me conheces, sabes quando me sento e quando me levanto. Penetras de longe meus pensamentos, distingues meu caminho e meu descanso, sabes todas as minhas trilhas. A palavra ainda não me chegou à língua e tu, Senhor, já a conheces toda. Por trás e pela frente me envolves e pões sobre mim a tua mão. Para mim, tua sabedoria é grandiosa, alta demais, eu não a entendo.

Para onde irei, longe do teu espírito? Para onde fugirei da tua presença? Se subo ao céu, lá estás, se desço ao abismo, aí te encontro. Se utilizo as asas da aurora para ir morar nos confins do mar, também lá tua mão me guia e me segura tua mão direita. Se eu digo: "Que ao menos a escuridão me esconda e que a luz se faça noite ao meu redor"; nem as trevas são escuras para ti e a noite é clara como o dia; para ti as trevas são como luz.

Foste tu que criaste minhas entranhas e me teceste no seio de minha mãe. Eu te louvo porque me fizeste maravilhoso; são admiráveis as tuas obras; tu me conheces por inteiro. Não te eram ocultos os meus ossos quando eu estava sendo formado em segredo, e era tecido nas profundezas da terra. Ainda embrião, teus olhos me viram e tudo estava escrito no teu livro; meus dias estavam marcados antes que chegasse o primeiro. Como são profundos para mim teus pensamentos, como é grande seu número, ó Deus! Se os conto, são mais que a areia, se acho que terminei, ainda estou contigo.

Meu Deus, se matasses o ímpio… assassinos, afastai-vos de mim! Eles falam de ti coisas iníquas, ergueram-se, mas em vão, contra ti. Senhor, não devo odiar os que te odeiam e detestar os que se revoltam contra ti? Eu os odeio com ódio implacável, considero-os como inimigos. Examina-me, ó Deus, e conhece meu coração, prova-me e conhece meus sentimentos; olha se meu caminho se desvia e guia-me pelo caminho eterno (Sl 139,1-24).

Que maravilha, Senhor, sou eu!

Cura pelo primeiro mês de vida

Essa é a oração que brota do coração da pessoa agradecida. Muitas vezes, a nossa falta de fé nos faz pensar que Deus está longe. Deus cuida de nós antes mesmo da nossa fecundação!

Deus me quer por toda a eternidade. Esse alguém sou eu! Não poderia ter sido outro a ser fecundado. Mesmo
que meus pais não me quisessem, mesmo que o mundo inteiro não me quisesse, Deus me quis. Eu sou um vitorioso! Não importa a maneira como minha mãe estava. Deus me quis. Ao final do meu primeiro mês no ventre, eu era uma minúscula sementinha, menor que um grão de arroz, mas o Amor de Deus foi me envolvendo. Após o primeiro mês, já se iniciava minha formação: meu sistema nervoso, o meu centro de comando, meu coração, olhos, aparelho digestivo. Assim como Deus escolheu Maria para ser a Mãe de Jesus, Ele também escolheu a minha mãe. Sou chamado por Ele a ser uma nova criatura para o mundo. Deus me formou, teceu cada parte do meu corpo, com cuidado, ternura e amor.

Um dia para Deus é como mil anos; e mil anos, como um dia. Não existe tempo para Deus. Deixe que Ele venha cortar toda herança negativa que trazemos de nossos antepassados tudo o que foi transmitido para a nossa geração – doenças físicas, psicológicas e espirituais.

A vida é um dom de Deus. Desde o nosso primeiro mês, Ele já tinha um projeto de amor para nós.

Continue rezando:  Estou sob a amável proteção de Deus. Quero sentir a alegria e a gratidão, as primeiras emoções, as primeiras reações no organismo, o manto protetor de Vossa Mãe. Maria, Mãe do Salvador, rogue por nós e por todas as mulheres grávidas, pela nossa vida e pela vida de todas as mães!

Cura pelo segundo mês de vida

No segundo mês de gestação, a partir da quinta semana, já temos um formato oval, parecido com um corpinho. A nossa estrutura corporal e os membros são formados os bracinhos, as mãozinhas, os dedinhos e unhas. Nosso coração começa a bater. Neste tempo, nossa mãe começa a formar um líquido amniótico, que tem a função de envolver o feto e protegê-lo durante toda a gestação. No final desse período, já estamos com aproximadamente três centímetros.

Que maravilha, Senhor!

Reze comigo: Eu quero Te agradecer, Senhor, Deus misericordioso e compassivo, porque me socorres em todas as minhas aflições, em tudo o que passei no ventre materno ameaças, rejeição da minha sexualidade por mil motivos. Se eu era menina, e minha mãe queria que eu fosse um menino; ou se eu era menino, e minha mãe queria menina, isso não foi por maldade. Toda a aflição que surgiu, toda a maldade, todas as dificuldades financeiras, todas as mudanças, a expectativa da minha mãe, sua ansiedade, tudo o que fui herdando no ventre. Ampara-me, Senhor! Imploro por Tua proteção sobre mim, sobre minha mãe, sobre esse segundo mês de gestação! Abençoa meu coração, que agora começa a bater. 

Cura pelo terceiro mês de vida

No terceiro mês de gestação, entre a nona e a décima semana, a cabeça do embrião está delineada, parecendo um tanto desproporcional ao corpo. Nesse período se formam as pálpebras, o globo ocular, e nossos órgãos começam a se desenvolver. Começamos a reconhecer o som da respiração, dos batimentos cardíacos, a voz de nossos pais.
Nesta etapa, se porventura a mãe sofre alguma agressão, até mesmo por gritos, o bebê consegue sentir.

Então, reze: Senhor, cura todo trauma desse terceiro mês, todo trauma já registrado. Cura, Senhor! Se fiquei na
barriga da minha mãe por dois ou três meses sem que ela me percebesse, cura todo sentimento de anulação. Deus, cheio de amor e ternura, peço, confiante, nesse terceiro mês: ilumina minha vida para que eu transmita amor! Cura toda minha afetividade machucada. Cura-me se minha mãe, por excesso de sensibilidade, teve seus sentimentos feridos e os transmitiu para mim.

Cura pelo quarto mês de vida

No quarto mês de gravidez, a partir da décima quarta semana, todos os órgãos internos do feto estão com as estruturas formadas. Entre a décima quinta e a décima sexta semana, o delineamento do rosto fica mais definido, com a formação da boca. A pele vai se formando, os cabelinhos começam a aparecer.

Cura todo trauma, Senhor, que eu possa ter passado neste período. Se minha mãe passou por impaciências, aborrecimentos, cura, Jesus, toda dor! Cura, Senhor, todo sistema nervoso, todos os distúrbios sofridos!

No final desse quarto mês, medimos, aproximadamente, de dez a doze centímetros. Muitas mães erram nessa hora, pois, mesmo não sabendo o sexo da criança, já que ainda não é possível detectá-lo, começam a tratar o bebê como menino ou menina.

Cura, Senhor, todo sentimento de rejeição profunda. Cura todo desvio de personalidade, retira todas as concepções errôneas que tenho de mim mesmo. Eu entrego em Tuas mãos protetoras a minha mãe, o meu quarto mês de gravidez. Acompanha meus passos, assim como acompanhaste os de Maria. Assim como curaste João Batista no ventre materno de Isabel, cura toda a tristeza que me foi transmitida no ventre materno!

Cura pelo quinto mês de vida

No quinto mês, perto da vigésima semana, é possível ver o sexo do bebê por meio do exame de ultrassom.
Nesse mês crescemos bastante, podemos alcançar 25 centímetros.

Agora, cura, Senhor, tudo o que não foi bem formado em mim! Deus, esperança dos pequenos e humildes, confio aos Teus cuidados de Pai a minha vida, a vida da minha família, a vida da minha mãe. Socorre-me nas necessidades, nas minhas aflições. Fortalece minha fé, minha esperança e meu amor durante esse tempo especial da minha formação no ventre materno. Agradeço pela nova criatura que já sou!

Cura pelo sexto mês de vida

No sexto mês, quatro dos cinco sentidos são desenvolvidos: audição, olfato, tato e paladar. A visão será o último. Aqui já carregamos todos os traumas das brigas, gritos, violências, xingamentos, palavras malditas e todo o
barulho do mundo.

Nesta fase, já reagimos a estímulos externos, como a luz, a música, e também percebemos os barulhos físicos de nossa mãe a cada semana. Sentimos também o desejo de nos movimentar. Os músculos e as articulações estão mais firmes, e provavelmente, nessa fase, já assumimos a chamada posição fetal. Como é traumática a posição fetal! Quantas pessoas, quando recebem o repouso no espírito, caem em posição fetal por conta do incômodo da posição no ventre materno.

Agradeço, Senhor, pela vida e pela missão de Maria. Mas agradeço também pela missão da minha mãe, o serviço
de amor e paz, a solidariedade, colaborando para que eu nascesse com saúde. Cura, Jesus, os meus sentimentos.
Enche-me, agora, de ternura, confiança e paz! 

Nesse sexto mês, já sentimos bem-estar e felicidade e já conseguimos perceber as batidas do coração da nossa
mãe. Nesse tempo, já desenvolvemos qualidades para nos tornarmos construtores de um mundo melhor.

Cura pelo sétimo mês de vida

No sétimo mês de gravidez, já estamos bem formados alguns bebês nascem de sete meses. Já conseguimos abrir e fechar os olhos, distinguir gostos – amargo e doce – e responder a certos estímulos com a expressão fácil de choro.

Aqui já colhemos de nossa mãe a sensibilidade à flor da pele. Absorvemos se nossa mãe chora muito ou se preocupa com a solidão. É justamente aqui que acolhemos tudo de nossa mãe. O espaço do útero começa a ficar estreito para nós. Aqui surgem os medos de chegar ao mundo.

Cura, Senhor, todas as situações que minha mãe teve de enfrentar sozinha, todo o medo da solidão. Todas as minhas ameaças de nascer antes da hora. Todo meu medo de chegar ao mundo. Mãe da confiança, rogue por nós! Mãe do silêncio, rogue por nós! Cura- -me do abandono paterno, da ausência de ouvir a voz do pai.

Cura pelo oitavo mês de vida

O oitavo mês é marcado pelo ritmo acelerado do nosso crescimento. A maioria dos órgãos está funcionando, toda estrutura que compõe os olhos e a audição está perfeitamente desenvolvida. Começamos a nos posicionar de cabeça para baixo – posição em que ficaremos até a hora do nascimento.

Senhor Deus, consolo dos aflitos, nesse oitavo mês, cura minha mãe onde ela estiver, acolhe agora todo o senti-
mento de amor, de afeto, de sintonia e também a sua falta. Cura todo trauma, toda ameaça de morte para mim e para minha mãe. Todos os esbarrões, a violência sofrida nesse tempo! Todo abandono no ventre materno. Mãe das crianças abandonadas, rogue por nós!

Cura pelo nono mês de vida

No último mês de gestação, estamos praticamente prontos para nascer. Tudo está funcionando perfeitamente. O nosso corpinho já adquiriu a camada de gordura e agora já está bem fortinho. Podemos estar emocionalmente abalados, mas estamos preparados para nascer!

Cura, Senhor, todo trauma do momento em que nasci. Se nasci de parto natural, fórceps, cesariana. Se nasci
na roça, se passei da hora de nascer, se nasci prematuro. Cura-me dos traumas causados no momento em que o
médico me arranca, me vira de cabeça para baixo e me dá uma chacoalhada para que eu chore! Agora, Senhor, eu nasci. Peço, Senhor, pelas minhas necessidades vitais, por todos os traumas dos meus primeiros dias de vida.

Se minha mãe não tinha leite, se aconteceu a separação de meus pais, se eu fui para a incubadora, se minha mãe passou por momentos complicados no meu nascimento: cirurgias, sustos ou correu risco de morte. Cura todos os traumas! Lava com Teu sangue minha história, a minha mente, a minha formação! Se houve um desmame repentino, cura todo vazio que isso causou na minha vida! Eu sou uma maravilha em Tuas mãos, toca em mim agora! Senhor, eu sei que Tu me sondas, me conheces, me esquadrinhas! 

O perdão é a chave para a cura

É maravilhoso o momento do nascimento. Muitos de nós fomos esperados com alegria; porém, outros, em clima de apreensão e tristeza. Isso acarreta um sentimento de rejeição muito grande, é um golpe doloroso para a criança e causa uma ferida profunda. Se porventura isso aconteceu, a ferida pode ser curada pelo perdão concedido à mãe e ao pai. Esta atitude será a chave para a cura das nossas dores. Só assim todas as nossas crises estarão resolvidas.

Várias situações podem ter motivado a origem dessas feridas. Em qualquer situação podemos receber mágoas.
Nenhum de nós nasceu em uma situação ideal. Todos nós trazemos dores e alegrias. É preciso dar o perdão,
viver a reconciliação com os pais. É crucial conhecer a própria história.

Busque saber como foi a sua gestação, o que aconteceu, quais foram os fatos marcantes. Peça ao Espírito Santo
que ilumine sua memória.

(Trecho extraído do livro "Jesus o amor que cura", da Irmã Maria Eunice)


Fonte: https://formacao.cancaonova.com/espiritualidade/cura-interior/reze-pela-cura-dos-traumas-gerados-durante-a-gestacao/


0 Comentários

Nenhum comentário: