20 de novembro de 2017

Por que é preciso dedicar um dia à consciência negra?

Dia da Consciência Negra

Vós sois um em Cristo Jesus. Essa frase faz referência a um texto da carta de São Paulo aos Gálatas, dizia ele: "todos vós sois um só, em Cristo Jesus" (Gl 3,28). É nesta perspectiva, não contrário ao contexto, que faremos uma breve reflexão sobre o dia da consciência negra. O ponto de partida é, o fato de que, em Cristo nós somos um e n'Ele não há acepção de pessoas. Embebidos desse pensamento bíblico vamos ao nosso tema.

Por-que-é-preciso-dedicar-um-dia-à-consciência-negra

Foto Ilustrativa: Wesley Almeida/cancaonova.com

Consciência negra

Desde criança, aprendemos que nós humanos somos da espécie Homo sapiens. Somos todos humanos, todos da mesma espécie, alguns com cores e traços diferentes, porém todos humanos. Se fôssemos falar de raça, poderíamos dizer: o que existe é a "raça" humana, e não a "raça negra, branca ou amarela". Somos todos da "raça" humana, mas cada um com suas características próprias.

Aqui no Brasil, o dia da consciência negra é simbólico e expressa que não se pode discriminar pessoas por conta da cor da pele ou por terem ascendência africana. Sabemos que no Brasil tal ato "constitui crime inafiançável e imprescritível, sujeito à pena de reclusão, nos termos da lei", é o que afirma o art. 5, inc. XLII da Constituição Federal de 88.

Por que um dia da consciência negra no Brasil?

O dia da consciência negra existe, porque os vestígios do período da escravidão permanecem ainda hoje. Se olharmos as pesquisas e dados do IBGE, veremos que há uma grande diferença e desvantagem, entre as pessoas que se declaram de "cor preta" em relação àquelas se declaram de "cor branca", principalmente no mercado de trabalho. Por que isso acontece?

Porque encerrou-se o regime escravagista, mas não as consequências do mesmo. Esse dia é uma chamada de atenção para que todos nós entendamos que somos diferentes, contudo, membros da mesma família humana. Cabe recordar que o dia 20 de novembro, foi escolhido como o dia da consciência negra, em homenagem a um líder negro chamado Zumbi. Data essa em que ele foi morto.


Superar os estereótipos

Somos diferentes, entretanto, todos irmãos e merecedores das mesmas oportunidades. Os estereótipos de superioridade e inferioridade precisam ser superados. A ideia de que a cor define o caráter da pessoa é idiotice, coisas do tipo: "todo preto é bandido" ou "todo branco tem boa vida" são estereótipos. Sabemos que não é assim, contudo, esses estereótipos são mais prejudiciais quando pensamos no primeiro exemplo.

É evidente que, estamos longe de vermos as pessoas tendo as mesmas oportunidades. Existem questões históricas que atingem os mencionados, com uma discrepância socioeconômica muito grande, e isso dificulta ainda mais. Tão pouco, se precisaria de políticas de cotas, se não existissem essas diferenças. Mas, infelizmente elas existem.

O objetivo do dia da consciência negra, não é o de reduzir toda a reflexão a um dia determinado. Esse dia tem o intuito de mostrar que: todos devem ser tratados sempre com a mesma dignidade. Seja no dia da consciência negra ou não. Que ninguém seja impedido de se destacar, em determinadas atividades por causa da cor da pele, ou fiquem restritos a apenas algumas e, sempre as mesmas atividades, por conta disso. A cor da pele não pode definir papéis. Isso cabe a competência e o esforço de cada pessoa.

Cada um será capaz de ser o que realmente é, sem se reduzir ao que os outros desejam impor ou pensam, somente se superar os estereótipos e os preconceitos.

Deus abençoe!

0 Comentários

Nenhum comentário: