Tenha a coragem de entregar um pouco sua história
Ao acordar, você já vive um enorme  drama: abrir os olhos ou deixá-los fechados e, assim, curtir mais um  pouco a cama? Tomar um banho ou primeiro escovar os dentes? Ou os dois  ao mesmo tempo? Enquanto você toma banho, já ganha tempo escovando os  dentes! Ir com aquela camisa azul ou com a branca? Escolhas, escolhas e  mais escolhas!
 Toda escolha gera angústia e até mesmo certa  dúvida! Agora, pense escolher alguém para entregar seu coração e sua  alma... Difícil, não? 
Aqui, abro um parênteses: ficar não é um primeiro passo para quem quer um amor maior. Ficar não é a antessala do namoro. Ficar é para quem se contenta em levar uma vida sem compromissos, experimentando e sendo experimentado. Desculpe-me se peguei pesado, mas cabe a mim e a você escolher o estilo de vida que queremos ter!
Cristão não fica,  mas namora! Sobre isso, falei no livro 'Nasci pra dar certo!'. Se  quiser saber o quanto ficar nos descaracteriza, leia-o. Mas se você  está a fim de encarar uma vida autêntica, aventure-se no amor, o qual  tem um tempo maravilhoso de descobertas! Fecho parênteses. Continuemos  nossa busca pelo "Amor Maior".
 Escolher alguém para  entregar nosso coração soa até romântico, não? Mas se levarmos em conta  que, segundo a Palavra de Deus, o "coração" é a sede dos sentimentos,  podemos dizer que namorar é escolher alguém para entregar nossos  sentimentos, aquilo que somos e temos de melhor. Essa não é uma tarefa  fácil, principalmente em um tempo no qual o "descartável" está em alta,  e, infelizmente, as pessoas não só consomem coisas descartáveis como  querem pessoas descartáveis. Usar e depois jogar fora! Não deve ser  assim para quem quer ter uma vida de valer a pena. Precisamos escolher  a quem entregar o presente de nosso coração, nossos segredos, nossos  sonhos!
 Não é um peso, mas uma decisão. Por isso, a  amizade é um primeiro passo para quem quer uma (um) namorada (o) de  valer a pena. Ter a coragem de, antes de entregar seus carinhos,  abraços e beijos, entregar um pouco sua história. Será ela (e) capaz de  receber você com aquilo que, de mais lindo, você traz em si? Também  será capaz de receber o seu "pior" e, mesmo assim, ter a disposição de  construir com você algo de bom?
 A amizade nos  pontualiza frente àquela (e) que apareceu em nosso caminho. Neste  momento, somos provocados a responder algumas perguntas: "É com essa  pessoa que estou disposto a caminhar, lado a lado, na estrada de uma  vida feliz? Será que meu coração bate na sintonia do coração dela? Será  que tenho disposição de ir além do sentimento e decidir-me a amá-la com  seus limites e imperfeições?
 Sei que parece meio estranho a  palavra "escolha", e você deve não concordar comigo, pois eu não mando  no coração. Ele gosta de quem quiser e na hora que quiser! E ainda você  deve dizer: "É algo que vem de dentro e não tenho muito controle sobre  isso!".
 Concordo que vem de dentro, mas descordo do fato de que  não se tem controle sobre ele, pois a grande beleza está em você se  controlar, pois isso nos difere dos animais. Devemos agir além de  nossos sentimentos e instintos. A beleza mais profunda está em nossa  liberdade de assumir a vida e com ela também o coração. Sempre você  poderá escolher. Assim, o caminho de amizade será bem oportuno para  você se decidir, com sentimento e razão, se vale a pena entrar em  determinado relacionamento ou não.
 Se eu disse que para começar  um namoro deve se partir de um coração amigo, quero enfatizar que,  nesta hora, você precisa também ser inteligente o bastante para ir se  percebendo, dando e colhendo sinais de que o amor, ali presente, vai  além de uma mera amizade.
 Sei que nem preciso falar, pois,  quando estamos apaixonados, tudo muda, não é? A cor do nosso rosto, o  brilho dos nossos olhos, nosso corpo vai reagindo também. No momento  certo, não tenha medo de dar o passo. Lógico que nós homens temos, por  excelência, essa missão e precisamos assumir nosso papel. Mulheres, não  tenham medo de serem encontradas! Um coração ancorado em Deus sabe o  momento certo. 
Não curto muito a ideia de as pessoas deixarem a  parte humana, ou seja, a nossa, para Deus executar. Tais como fazer  novena para este santo ou aquele em troca de "favores" para conseguir  um namoro ou fazer da oração um momento de colocar Deus na parede para  que mostre se é ou não aquela a pessoa certa.
 Um coração  ancorado em Deus sabe ler, nos acontecimentos e na oração, o momento e  a hora, mas isso não tira a parte que nos cabe! Afinal de contas, quem  vai namorar somos nós.
 O Pequeno Príncipe nos ensina muito quando diz: "O essencial é invisível aos olhos, só se vê bem com o coração!" Esteja  atento àquilo que você não consegue ver, pois, geralmente, é isso que  permanece. O que vemos, como a beleza ou os bens que o outro tem, podem  passar, mas aquilo que se tem dentro só tende a melhorar!
 E aí, é namoro ou amizade?
(Extraído do livro "Quero um Amor Maior")

 Adriano Gonçalves
adriano@geracaophn.com
