A Sagrada Escritura não exclui nem desvaloriza a mulher. Ao avançar dos tempos, a dureza do coração do ser humano distorceu e maculou a vontade e o desejo de Deus a respeito da mulher.

Foto ilustrativa: Wesley Almeida/cancaonova.com
A mulher tem força própria porque foi feita à imagem e semelhança de Deus. E por ser a imagem de Deus, tem dignidade de pessoa, é alguém capaz de conhecer-se, de possuir-se e de doar-se livremente e entrar em comunhão com outras pessoas, e é chamada, por graça, a uma aliança com seu Criador, a oferecer-lhe uma resposta de fé e de amor que ninguém mais pode dar em seu lugar. (CIC 357).
A força da mulher provém da própria consciência da sua missão e tarefa de zelar pelo gênero humano. A carta Apostólica do Papa São João Paulo II, Mulieris dignitatem, de 15 de agosto de 1988, a respeito da dignidade da mulher: a mulher deve entender a sua realização, segundo a riqueza da feminilidade que ela recebeu no dia da criação e que herda como expressão, que lhe é peculiar, da imagem e semelhança de Deus.
Restaurar a mulher criada por Deus
Diante da grandeza de Deus ao criar a mulher, não é possível reduzir a figura da mulher a um mero objeto sexual colocando a frente de uma exposição que vende. No mundo secularizante, muitas mulheres perderam a consciência da beleza de sua dignidade, e a força natural da mulher enfraqueceu.
O desafio é restaurar a mulher criada por Deus, que vem perdendo o brilho diante das marcas deixadas por uma competição desenfreada, que saiu da originalidade para cópias malfeitas.
Como responder ao amor de Deus? Na luta diária pela santidade, apresentar o caráter de Deus na vida, através do comportamento, inteligência, atitudes, pensamentos, intenções, sentimentos… Não ter medo nem vergonha de buscar o que está no centro da vontade de Deus, cumprindo a Sua vontade.
Para isso exige-se renúncia, sacrifício, humildade, obediência e sinceridade. São características que somente mulheres fortes vão conseguir, pois as suas forças se renovam em Deus, e Ele próprio as capacita para viver o propósito plasmado em seu coração desde o dia em que as criou.
A mulher forte Deus a criou para fazer a diferença por onde ela passar e nos diversos papéis que assume. Seu sucesso não é o resultado apenas do esforço humano, mas o render-se ao Espírito Santo e deixá-Lo transformar seu coração.
Antonieta Sales
Casada. Membro Definitivo do Núcleo dá Comunidade Canção Nova.