
Foto Ilustrativa: by Getty Images / Halfpoint
A Transfiguração de Jesus é reveladora
Deus quer nos salvar, para isso mandou Seu Filho ao mundo. Não quer condenar ninguém, mas Ele quer a colaboração da nossa liberdade. Não nos quer autômatos irresponsáveis. Precisamos aprender a percorrer os caminhos que nos aproximam de Deus e nos colocam num serviço generoso aos irmãos. Deus se manifesta totalmente a quem a Ele se doa, e a quem o procura de coração. Quantas vezes buscamos a Deus e nos perguntamos onde Ele está escondido.
São João da Cruz responde com simplicidade: "Deus está escondido no mais íntimo de nós mesmos, e é dentro de nós que devemos procurá-Lo". É dentro do nosso coração que acontece o encontro mais íntimo e profundo com o Mistério Trinitário. É Jesus quem nos convida a fechar a porta, entrar no quarto do nosso coração e lá rezarmos ao Pai, e o Pai que tudo vê nos atenderá.
Num mundo agitado que nos obriga a tanta correria, redescobrir o valor do silêncio e da contemplação é muito necessário. A transfiguração de Jesus nos revela a distância que existe entre a glória à qual todos nós somos destinados e a situação na qual vivemos no presente, porque os nossos pecados são o grande obstáculo para que a glória dos filhos de Deus se manifeste na sua plenitude.
A misericórdia é nosso socorro
A Misericórdia Divina vem em nosso socorro de modo que, pela graça, o pecado é vencido e nós somos transfigurados aos poucos até o dia da ressurreição, quando todos os que foram resgatados na morte com Cristo irão viver com ele para sempre; e como diz o apóstolo São João, seremos semelhantes a Deus, porque o veremos tal qual Ele é.
Sempre que nos vemos diante de uma grande dificuldade ou de um grande problema, a nossa tendência é clamarmos a Deus para que Ele venha em nosso socorro com a Sua graça e nos ajude a superarmos os obstáculos. E, de fato, Deus vem em nosso socorro com Seu amor e com Sua misericórdia. Mas Deus é solidário conosco e não nosso suplente. Jesus manda que os discípulos deem de comer às multidões e multiplica os cinco pães e os dois peixes que eles tinham. Portanto, somente quando fazemos a nossa parte e Deus age conosco é que há a plena saciedade para todos.
Eduardo Rocha Quintella
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui sua mensagem!!!